Biblioteca
Filtrar os artigos
Uma breve contextualização da identidade feminina em Americanah
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem como foco a contextualização da identidade feminina em Americanah, fazendo breve explanação ao perpassar o dialogo diante da visão de Hall na construção da identidade. Aborda-se breve explanação da visão de Bhabha em seu livro O local da cultura, realizando uma narrativa em que buscamos apresentar a problemática da desconstrução da identidade feminina no entre-lugar Estados Unidos/Nigéria no contexto pós-colonial na obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, focalizando em especial a protagonista Ifemelu. A escolha da personagem se deu pela diferente condição em que ela foi para os EUA e as diversas formas como sua identidade foi afetada.
Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.
A importância dos fóruns na Educação a Distância: algumas considerações
O último século foi muito rico em mudanças tecnológicas, mas o ensino, de forma geral, não conseguiu acompanhar essas mudanças (Couto, 2004), embora muitos se esforçassem para introduzi-las com sucesso nas escolas (Rodríguez, 2000; Carballo e Fernández, 2005; Orellana et al., 2004; Canales, 2005; Wu et al., 2001; Barnea e Dori, 2000).
Arte, subjetividade e formação sensível: reflexões sobre a educação na contemporaneidade
História da EducaçãoA sensibilidade, a subjetividade e o potencial artístico são expressões do processo de aprendizagem que se materializam na forma do aluno se relacionar com o universo exterior. No transcurso do desenvolvimento da educação tradicional formal, essas expressões foram – em certa medida – desconsideradas e/ou restringidas em nome de um conhecimento objetivo, neutro e independente de qualquer forma de experiência sensorial do sujeito crítico-autônomo.
Uma experiência no processo de ensino-aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos
Física e Vivências de Sala de AulaEste trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Leônidas Monte, em Abaetetuba/PA, relata as experiências adquiridas durante atuação como bolsista do PIBID/Capes, como aluna do Curso de Licenciatura Plena em Física/Parfor promovido pelo IFPA. Enfatizo aspectos que justificam a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos mais prazerosos e significativos para os alunos da EJA.
Análise do uso das metodologias ativas em contexto pandêmico numa escola pública do Ensino Fundamental em Guaraí/TO
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO processo de ensino-aprendizagem passou por diversas mudanças no decorrer do tempo e, nos últimos anos, o aluno deixou de ser figura secundária e tomou a posição de personagem central. O uso de metodologias ativas permite que o aluno, o professor e a escola sejam desafiados e traz ao educando a oportunidade de pensar, participar e refletir criticamente sobre suas ações e sobre seu aprendizado. Este estudo tem como tema a utilização de metodologias ativas no Ensino Fundamental I, objetivando entender os benefícios que trazem, avaliar como se dá seu uso e identificar os principais desafios enfrentados em sua aplicação.
Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas
Antropologia, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Política EducacionalO presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a formação docente ao longo da história. A maioria dos países, como o Brasil, ainda não obteve êxito em alcançar os padrões mínimos para colocar a profissão docente à altura da sua importância social. Percebe-se também a permanência da dissociação entre teoria e prática pedagógica.
Avaliação do nível de satisfação do uso de jogos eletrônicos em sala de aula: um estudo de caso utilizando o software Kahoot!
AvaliaçãoCom os avanços tecnológicos, é cada vez mais comum a utilização de jogos eletrônicos por docentes de diversas áreas, com o intuito de tornar a aula lúdica e em consonância com novas tendências e tecnologias. A pergunta é se realmente o ambiente virtual de aprendizagem é eficaz e eficiente para a utilização em sala de aula. Para propor um caminho de resposta a essa indagação, o presente artigo tem a finalidade de avaliar a utilização do software Kahoot! do ponto de vista de estudantes de Ensino Médio em uma situação específica de sala de aula. Esse aplicativo é amplamente utilizado nas instituições públicas de ensino e é de fundamental importância atestar sua qualidade para continuar o seu emprego. Como metodologia de trabalho, este estudo utilizou a pesquisa de campo, baseada em um questionário de dez perguntas. Como resultado, o jogo digital obteve avaliação satisfatória na concepção dos estudantes, que o qualificaram positivamente em vários aspectos investigados.
Ofensiva neoliberal e as implicações na área educacional
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalA mundialização do capital trouxe novas configurações para a área educacional. No Brasil, desde 1995, aprofundou-se a ideia de desresponsabilização do Estado quanto à oferta dos serviços públicos. O campo educacional se tornou um mercado competitivo para as empresas especialistas em serviços educativos; a vinda dos empresários da Educação para a formulação e avaliação das políticas públicas levou à competição entre as escolas. A lógica mercantil adentrou os espaços educativos no processo de incorporação da competitividade empresarial no setor público; o gerencialismo passou a ser a base de reorganização do trabalho educativo.
Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
HistóriaEste artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.