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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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Desafios na comunicação da criança ouvinte filha de pais surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A linguagem permite que as pessoas se comuniquem e mantenham suas relações sociais; no caso de crianças ouvintes filhas de pais surdos, surgem dificuldades de desenvolvimento da linguagem, muitas vezes em função desse bilingüismo forçado. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre esse assunto realizados no Brasil.

Atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética
Vivências de Sala de Aula

Em Biologia, os conceitos de Genética são geralmente de difícil entendimento, sendo necessária a utilização de métodos diferenciados de ensino, como o uso de atividades lúdicas, para possibilitar melhor aprendizado e boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. O professor de Biologia pode inserir práticas com ludicidade em suas aulas, o que gerará resultados positivos; ao investir nesse tipo de abordagem, será válido o esforço de planejar, elencar objetivos e direcionar a execução da atividade em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns resultados referentes à aplicação de uma atividade de palavras cruzadas envolvendo conceitos básicos de Genética para 105 discentes do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que a atividade possibilitou maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e serve como atividade de reforço e fixação de conteúdos de Genética previamente desenvolvidos nas aulas e avaliação do aprendizado.

Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações
Instituição Escola

A gestão democrática é o foco principal deste artigo, que busca fazer um levantamento da legislação para que esse tipo de gestão seja garantido e eficientemente cumprido. O texto é pautado por uma pesquisa bibliográfica e legislativa, dando ênfase às leis que regem a gestão escolar pública do Estado do Rio de Janeiro. Após a leitura completa, identifica-se a importância da gestão democrática para a eficácia da educação pública, que resulta numa completa formação do indivíduo, tanto na questão acadêmica quanto social. Toda esfera desse tipo de gestão será abordada, seja ela técnica, pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos ou de infraestrutura, baseado nas legislações vigentes e na experiência profissional dos autores deste texto, uma vez que são gestores educacionais.

Subcidadania e modernidade periférica

Podemos dizer, sem muita extravagância, que o livro de Jessé Souza A construção social da subcidadania constitui leitura proveitosa no campo do que se poderia chamar de marxismo com gravitação militante entre nós. Um campo que, salvo alguns ensaios em áreas pecebistas, constituiu-se não apenas sem interpelar os grandes nomes políticos da sua tradição (Lenin, Gramsci, Togliatti-Berlinguer), como também se apresentou extrínseco ao melhor do nosso pensamento social. Lembramo-nos deste tipo de estilo quando vemos nesse seu novo livro Jessé Souza expor, em outro registro, uma instigante leitura da contemporaneidade e das nossas classes subalternas, realizando justamente um criativo diálogo com as tradições intelectuais - primeiro, com Weber, Charles Taylor e Bourdieu e, depois, com os clássicos da modernização brasileira.

Ruína e utopia no ensino de cinema

Manuel de Barros. Poesia Falada. (Vol. 08). Poema 10.

Schopenhauer visto por Nietzsche

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, oriundo de uma família de classe média, cujo pai era muito culto e apaixonado pelas artes. Em 1869, foi convidado para ser professor de Filologia na Faculdade de Basileia, Suíça, onde fez estudos sobre a tragédia grega e teve sua aproximação com a filosofia através da leitura de O mundo como vontade e representação, obra principal de Schopenhauer, publicada em 1819. Em 1871 escreveu seu primeiro texto, O nascimento da tragédia, que é escrito totalmente em prosa.

Pibid e processo iniciático: aproximações entre iniciação cultural e iniciação à docência
Filosofia, Formação de Professores e História da Educação

O objetivo deste artigo é mostrar a possível inspiração que o processo de “iniciação cultural e religiosa” teve na iniciação à docência, tendo como exemplo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na E. E. Benedita de Castro Lima. Para tanto, será retomada a noção de iniciação, a partir do livro Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep. Além disso, será verificado como a vida acadêmica se organiza de modo ritual e processual, possibilitando aos estudantes se submeterem a ritos de passagem sob a guia de um professor, cuja função é ajudar o estudante a adentrar a comunidade acadêmica.

Anseios para uma Escola do/no século XXI a partir de uma proposta pedagógica libertadora
Formação de Professores e Instituição Escola

O currículo deve se adequar aos pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora, mais do que ser uma listagem de conteúdos inseridos em disciplinas, dando significado aos eventos que fazem parte da escola, a fim de formar cidadãos criteriosos, críticos e não subalternos.

Do conceitual à prática: Pibid de Educação Física
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O presente estudo diz respeito a experiências de aula de ginástica aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) no ano de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar uma das experiências vivenciadas pelos acadêmicos participantes do projeto e expor como o Pibid pode auxiliar na formação profissional. É possível concluir que o Pibid influencia de forma direta a formação acadêmica dos bolsistas, pois foi possível lidar com turmas de estudantes, retirando o receio de lecionar.

A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura
Formação de Professores

Este artigo tem por objetivo reunir discussões sobre o andamento da formação específica de professores para a EJA, no âmbito das universidades e em demais contextos formativos. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica construída através de artigos científicos sobre o tema, publicados nos bancos de dados da Capes e do Google Acadêmico de 2010 a 2020. Os resultados apontam que, embora assegurada pela LDBEN nº 9.394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB n° 11/00), a formação inicial e continuada de professores para a EJA ainda é negligenciada.