Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e Química

Diante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.

Aspectos pedagógicos presentes na atuação do secretário escolar
Formação de Professores e Instituição Escola

Apresentamos como questão norteadora a análise do conflito inerente à atuação do secretário escolar, tendo como objetivo identificar aspectos pedagógicos presentes na sua prática. Metodologicamente, apoiamo-nos nas contribuições da revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, articulando-a à pesquisa documental. Como fonte de dados, recorremos a legislações que se correlacionam à temática, buscando analisar o plano de ação de uma secretaria escolar. O referencial teórico estrutura-se a partir de importantes estudiosos. Consideramos que, embora o secretário apresente formação técnica, manifesta atributos de caráter pedagógico construídos nas relações estabelecidas com os atores presentes no cenário educacional.

Comentando o Flâneur, de Walter Benjamin

Walter Benjamin nasceu em 15 de julho de 1892, em Berlim, Alemanha. Em 1912 iniciou seus estudos em Filosofia, primeiramente em Freiburg e, mais tarde, em Berlim (onde, durante alguns meses, em 1914, assumiu a presidência da União Livre dos Estudantes) e Munique. Concluiu seu doutorado em 1919 na Universidade de Berna, Suíça, com um trabalho intitulado O conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. Em 1923 obteve apoio financeiro do pai para redigir sua tese de livre-docência, Origem do drama barroco alemão (1925), que foi recusada pela Universidade de Frankfurt. Nessa época seus principais interlocutores eram Gershom Scholem e Ernst Bloch.

Violência de gênero: percepções de alunos do CIEP Professor Terli Fioravante da Rocha
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa-ação desenvolvida em um CIEP da Baixada Fluminense, no que tange às percepções de estudantes acerca da violência de gênero. Foram analisados dados obtidos por meio da realização de questionário aplicado a alunos do 2º ano do ensino médio. O objetivo do estudo foi refletir sobre a violência de gênero, compreendendo a construção das relações de poder existentes em nossa sociedade. Os resultados desta pesquisa apontam para a naturalização da violência de gênero, associada à descrença no poder judiciário. Os dados também indicam que os alunos acreditam que a Lei Maria da Penha tem um papel importante no combate e prevenção à violência de gênero.

Premissas, hipóteses para uma pesquisa sobre o anverso/avesso do corpo sociocultural do Rio de Janeiro

Até hoje, o samba é capaz de mostrar o perfil mais acabado daqueles que vivem vagando sem rumo pela cidade do Rio de Janeiro ou da Salvador atuais de forma malandra, vadia, absolutamente irresponsável. Os espaços do não lido de nossos multiplicados e multifacetados corpos socioculturais autônomos precisam de maior atenção. José do Patrocínio, ainda no Império, estava certo quando chamava a atenção para a importância que a educação deveria merecer, como necessidade formativa/inclusiva do ex-escravo no período republicano. Ele antevia o destino que o ato de viver no mundo de agora poderia reservar para os egressos da escravidão. Ele fazia referência a uma 'educação inclusiva' efetivamente, muito antes de o termo surgir no meio pedagógico.

A questão social no Brasil: Programa Bolsa Família e desempenho escolar estudantil
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O Programa Bolsa Família (PBF) persistiu por duas décadas como importante política de combate à pobreza no Brasil. A consideração da complexidade dessa problemática, em razão das múltiplas determinações presentes em nossa sociedade, implica a investigação da particularidade da “questão social” brasileira mediante o exame do PBF como programa de transferência de renda e seus impactos no desempenho escolar por meio do balanço comparativo entre os estudantes bolsistas e os não bolsistas. A pesquisa valeu-se da perspectiva histórico-crítica na análise empírica dos dados colhidos na Escola Municipal Elpídio Reis, de Campo Grande/MS.

Sentido para a vida: a escola também é lugar do brincar
Educação Infantil

A finalidade deste relato foi descrever uma experiência vivida com o primeiro ano B da Escola Dinalmir Ferreira Barros de Lisboa, de Ji-Paraná/RO, com o objetivo principal de desenvolver uma sequência de brincadeiras e brinquedos que, de maneira lúdica, despertasse nas crianças a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta e proporcionar momentos de lazer e interação no espaço da escola, com crianças na faixa de seis a sete anos de idade. Para a realização da sequência de brincadeiras, utilizamos os espaços da escola durante uma semana de abril de 2023, 1h30min por dia. Realizamos brincadeiras diversas, com o intuito de brincar para divertir.

Resoluções de problemas matemáticos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Matemática, Avaliação e Formação de Professores

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que examina as orientações do uso da resolução de problemas no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Foram adotados como referencial Soares e Pinto, Romanatto, Vale, Pimentel e Barbosa e Pontes, que trabalham com a abordagem de resolução de problemas e seus principais aspectos no ensino da Matemática. O delineamento metodológico se constitui de pesquisa qualitativa sob referencial bibliográfico, com caráter documental, tendo por base a BNCC.

Intervenção pedagógica de primeiros socorros no curso Técnico em Farmácia
Farmácia e Formação de Professores

Este trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica sobre o conteúdo de primeiros socorros em uma turma do 4º semestre do curso Técnico em Farmácia, com a finalidade de identificar e intervir em situações menores de resgate. A metodologia, de abordagem qualitativa, realizou intervenção por meio de oficinas e visitas técnicas. Espera-se que a intervenção pedagógica contribua no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando que identifiquem e executem adequadamente as práticas de primeiros socorros. O papel do professor é considerado fundamental aqui.

Uso de algeplacas no ensino da Matemática: explorando equações do 1º grau
Matemática

Este trabalho visa analisar as contribuições metodológicas que o material concreto algeplacas, possibilita no ensino de equação do 1° grau, sendo este conteúdo obrigatório no Ensino Fundamental conforme a BNCC, que resolve e elabora problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, envolvendo equações lineares através de técnicas algébricas. Para a nossa fundamentação teórica adotamos autores como Van de Walle e Farias, Azeredo e Rêgo, bem como os PCN de Matemática, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. A metodologia adotada foi uma abordagem exploratória do tipo pesquisa em sala de aula.