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Desenvolvimento, sustentabilidade e Educação Ambiental: uma análise contributiva de Paulo Freire
Ecologia e Meio Ambiente

A relação sociedade-natureza está presente na obra de Paulo Freire, cuja proposta de Educação propõe realizar transformações e rupturas com o atual modelo social, econômico e ambiental.

Noel Rosa - ironia no retrato popular

Entre o povo e a música popular, no Brasil, existe uma relação de simpatia quase gratuita quando essa música é feita em forma de crônica, seja como uma pequena história do cotidiano, seja como crítica social, política ou de costumes. Caetano Veloso, por exemplo, em seu livro Verdade Tropical, já chegou a comparar sua Alegria, Alegria à composição de Chico Buarque A Banda, contrastando a letra nostálgica desta com o apontamento moderno de sua composição. O baiano reconhecia, no entanto, que se inspirara na música de Chico para fazer uma marcha, ainda que contemporânea. Ao tratar de temas conhecidos da população, a descrição do personagem que anda com “nada nos bolsos ou nas mãos”, cansado de “tanta notícia” e com o “peito cheio de amores” causa uma empatia com o cidadão comum tão forte quanto a nostalgia de uma ingênua banda que tenta fazer a “gente sofrida despedir-se da dor”. A crônica em forma de marcha – em forma de música, no geral – atinge os sentimentos do homem popular de forma tão direta que, por vezes, passa pela crítica sem despertá-la.

Análise do uso das metodologias ativas em contexto pandêmico numa escola pública do Ensino Fundamental em Guaraí/TO
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O processo de ensino-aprendizagem passou por diversas mudanças no decorrer do tempo e, nos últimos anos, o aluno deixou de ser figura secundária e tomou a posição de personagem central. O uso de metodologias ativas permite que o aluno, o professor e a escola sejam desafiados e traz ao educando a oportunidade de pensar, participar e refletir criticamente sobre suas ações e sobre seu aprendizado. Este estudo tem como tema a utilização de metodologias ativas no Ensino Fundamental I, objetivando entender os benefícios que trazem, avaliar como se dá seu uso e identificar os principais desafios enfrentados em sua aplicação.

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

O autista com dificuldade de leitura e escrita - métodos de aprendizagem
Psicologia, Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este estudo surge da necessidade de informações sobre quais metodologias devem ser aplicadas por profissionais da Educação em consonância com a família, no caso de crianças portadoras de autismo, definido como transtorno global do desenvolvimento, comprometendo o indivíduo na sua comunicação, interação social e na elaboração de atividades, das mais simples às mais complexas. Os autistas criam formas próprias de relacionamento com o mundo exterior, isolando-se de tudo. Alguns aspectos e comportamentos autísticos são abordados para que seja feito um prévio diagnóstico e trabalhar de forma a amenizar o problema.

Nem tudo o que reluz é ouro

Vamos tratar aqui da responsabilidade que recai sobre o educador que resolve incorporar, em sua prática, novos meios como as linguagens audiovisual e multimídia e a informática com programas, Internet, hipertextos e linguagens de programação. Que critérios seguir? De que forma separar o joio do trigo, o que é útil do que não é?

O ensino de congruência na Educação Básica
Matemática

Neste trabalho, descrevemos nossa experiência no projeto de intervenção Congruência no Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de 8º ano, em uma escola municipal da cidade de Campos Belos/GO. Destacamos que o estudo da Aritmética dos restos despertou o interesse dos discentes acerca do conteúdo com a aplicação de “adivinhações” e “truques”. Ao apresentarmos problemas envolvendo a Aritmética dos restos (provenientes das provas e do banco de questões da Obmep como “desafios”), o interesse dos estudantes aumentou, pois os incentivamos a elaborar, a “pensar” e a encontrar uma solução.

Reflexões sobre a construção de materiais didáticos adaptados para aulas de Matemática de estudantes com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Apresentamos reflexões de professoras que atuam no ensino de estudantes com deficiência visual na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. Objetiva-se discorrer a respeito dos procedimentos metodológicos adotados pelas profissionais em seu cotidiano, evidenciando-se as possibilidades e os desafios na produção dos materiais didáticos adaptados e como essas ferramentas podem potencializar o ensino da Matemática. Verifica-se que os materiais adaptados surgem como recursos didáticos promissores, pois possibilitam transportar a abstração de conceitos matemáticos.

Breve reflexão sobre o papel da creche e suas potencialidades para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo é fruto de uma monografia que visou contemplar a importância da creche, levando em consideração o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as práticas pedagógicas inerentes à creche potencializam os aspectos psicomotor, ético-social, interpessoal, psicoafetivo e intelectual e cognitivo. Seguimos uma abordagem qualitativa e bibliográfica, tomando como base os pressupostos teóricos de Dantas, Gonçalves, Bach e Peranzoni, entre outros. A Pedagogia da Infância trabalha de forma integrada os eixos brincar, cuidar e educar e busca a valorização daqueles que atuam na Educação Infantil.

O ceticismo em Último Capítulo, de Machado de Assis

Publicado pela primeira vez em 1883, dois anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o conto Último Capítulo integra a segunda fase de Machado de Assis, período que pode ser interpretado, entre outras leituras possíveis, como de amadurecimento da perspectiva cética. Neste artigo pretende-se demonstrar como o referido conto apresenta uma compreensão cética da realidade.