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Dora, a aventureira e o ensino de Geografia na Educação Infantil
Geografia

Um desenho animado apresenta novas formas de utilizar a cartografia e usa a ludicidade para levar às crianças a importância de estudar, conhecer e ler mapas para as atividades do cotidiano.

Férias em casa: uma proposição de encontro com o brincar e a natureza em tempos de pandemia
Educação Infantil

Relatamos a experiência que aconteceu no 2° semestre do ano letivo de 2020, com crianças entre dois e três anos em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Carlos. Insere-se no contexto das atividades remotas realizadas no decorrer de 2020 em função da pandemia. Utilizaremos os trabalhos de pesquisadores como Kishimoto, Brougère, Schilindwein e Peters, pois eles nos ajudam a compreender o brincar como parte estruturante da formação da criança e os brinquedos como brincadeiras que assumem papel significativo no processo do desenvolvimento infantil. Buscamos, assim, elaborar vivências lúdicas que tenham relação direta com brincadeiras infantis.

Gincana como estratégia de ensino-aprendizagem sobre vírus no ensino de Ciências
Saúde e Biologia e Biociências

O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma gincana com vistas à revisão dos assuntos relacionados ao estudo dos vírus, de forma a instigar a participação efetiva dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A gincana foi aplicada em uma turma do 9º ano em que os alunos, divididos em grupos, foram desafiados a cumprir quatro etapas com somatório de pontos e objetivos diferentes. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático, como ferramenta metodológica de ensino, é eficiente para promover uma aprendizagem significativa, podendo se estabelecer como material de apoio durante as aulas de Ciências, intencionando melhor compreensão do assunto proposto.

A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.

Utilizando vídeos educativos para o estudo do tema furacões: uma experiência interdisciplinar envolvendo Física e Geografia
Física e Geografia

Os cursos a distância crescem anualmente e se fortalecem com um número cada vez maior de alunos que optam pela EaD. Nesse contexto, a formação do professor – um grande desafio em qualquer modalidade de ensino – se fortalece no cenário de uma escola pública, e por meio de um estágio não obrigatório. Foi nesse contexto que nasceu este projeto. Vários temas são tratados na disciplina de Geografia e um deles pode ser desenvolvido, de forma interdisciplinar, com a parceria da Física. O projeto, desenvolvido por uma graduanda do curso de Geografia (Polo Cederj Nova Friburgo), trata do tema furacões com o objetivo de ministrar uma aula interdisciplinar para alunos do 2o ano do Ensino Médio. Como recurso foram utilizados vídeos educativos, selecionados no YouTube, em uma oficina diurna ministrada a 28 alunos de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos de idade. Após a oficina, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para a sondagem da percepção dos alunos quanto ao trabalho realizado. De modo geral, a avaliação foi positiva, agregando benefícios para o aprendizado dos alunos participantes. O contato da graduanda com os alunos no contexto da escola pública foi fundamental para que vivenciasse um pouco da realidade com a qual irá trabalhar em um futuro próximo.

Premissas, hipóteses para uma pesquisa sobre o anverso/avesso do corpo sociocultural do Rio de Janeiro

Até hoje, o samba é capaz de mostrar o perfil mais acabado daqueles que vivem vagando sem rumo pela cidade do Rio de Janeiro ou da Salvador atuais de forma malandra, vadia, absolutamente irresponsável. Os espaços do não lido de nossos multiplicados e multifacetados corpos socioculturais autônomos precisam de maior atenção. José do Patrocínio, ainda no Império, estava certo quando chamava a atenção para a importância que a educação deveria merecer, como necessidade formativa/inclusiva do ex-escravo no período republicano. Ele antevia o destino que o ato de viver no mundo de agora poderia reservar para os egressos da escravidão. Ele fazia referência a uma 'educação inclusiva' efetivamente, muito antes de o termo surgir no meio pedagógico.

A importância do saber na construção do ser humano, abordada em “Vidas secas”, de Graciliano Ramos
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho acadêmico é de cunho educacional, filosófico, literário e sociológico. Seu intuito principal é expor como o saber contribui para a evolução do ser humano, tanto como indivíduo quanto como parte de algo maior, o coletivo. Através da análise de um dos mais importantes e conhecidos romances brasileiros que é associado ao exame de fatos históricos, o objetivo é alcançado, alertando para a necessidade da educação e de investimentos contínuos na área.

Imaginário e estratégia ficcional num enfoque iseriano

Entre os conceitos-guia indicados por Wolfgang Iser para fundamentar sua teoria sobre a presença do imaginário em eventos de diversa natureza ele menciona a imaginação enquanto faculdade, exemplificada a partir da análise feita por Coleridge; enquanto ato, segundo Sartre, e na forma de imaginário radical, visão global que privilegia o social, a partir do ponto de vista de Castoriadis.

Estratégias de ensino-aprendizagem em concepção freiriana para o retorno presencial às aulas na transpandemia de covid-19: estudo de caso do município de Belém/PA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é fruto de uma construção coletiva a partir de estudos, vivências e gestão da aprendizagem e formação de professores na Secretaria Municipal de Educação de Belém e, consequentemente, sua rede de ensino. A partir de 2021, a gestão municipal dessa metrópole da Amazônia decide atender aos preceitos propostos por Paulo Freire em suas concepções de Pedagogia Libertadora, neste cenário transpandêmico. Para tal, explicita-se e extrapola-se parte de um dos documentos produzidos na secretaria municipal, com o intuito de proporcionar maior arcabouço de estratégias, metodologias e ferramentas que promovam ensino-aprendizagem de qualidade.

Violência de gênero: percepções de alunos do CIEP Professor Terli Fioravante da Rocha
Vivências de Sala de Aula

O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa-ação desenvolvida em um CIEP da Baixada Fluminense, no que tange às percepções de estudantes acerca da violência de gênero. Foram analisados dados obtidos por meio da realização de questionário aplicado a alunos do 2º ano do ensino médio. O objetivo do estudo foi refletir sobre a violência de gênero, compreendendo a construção das relações de poder existentes em nossa sociedade. Os resultados desta pesquisa apontam para a naturalização da violência de gênero, associada à descrença no poder judiciário. Os dados também indicam que os alunos acreditam que a Lei Maria da Penha tem um papel importante no combate e prevenção à violência de gênero.