Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Utilizando jogos para ensinar Matemática
Matemática, Geografia, História, Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este trabalho apresenta jogos matemáticos como forma alternativa para tornar o ensino da Matemática mais prazeroso, aumentando assim a motivação e o interesse pela Matemática. A utilização de jogos promove uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos têm boa aplicabilidade e podem ser utilizados como parâmetro inicial para o emprego de jogos nas aulas.

A observação de aves como estratégia de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio
Biologia e Biociências

A observação de aves pode contribuir para sensibilizar estudantes sobre a importância da conservação da avifauna. Neste trabalho, apresentamos uma atividade de observação de aves realizada com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual localizado em Arraial do Cabo/RJ. Durante o projeto, foram observadas 27 espécies de aves, pertencentes a 10 ordens e 19 famílias diferentes. A avaliação do projeto foi realizada por meio de questionário. Participaram 49 estudantes, dos quais 94% afirmaram ter gostado da atividade; 57% consideraram a atividade como muito boa e 39% como boa.

Professores da EJA em formação ampliam perspectivas a partir da escuta dos alunos
Formação de Professores

Este artigo é fruto da análise de narrativas docentes a partir de um curso de formação continuada realizado em uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro localizada na cidade de Niterói. Tem por objetivo desvelar, com base nas vozes de alguns professores, como eles veem os alunos da Educação de Jovens e Adultos e quais são os objetivos desses estudantes ao buscar a escola. Os relatos foram analisados à luz da metodologia da tematização proposta por Fontoura e discutidos em diálogo com teóricos como Freire, Arroyo e Nóvoa. Foi possível perceber a importância da escuta atenta e a relevância da troca de experiências.

Oralidade e ensino: a concepção de professores em formação inicial no curso de Pedagogia
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto envolve dois eixos temáticos: os professores em formação inicial no curso de Pedagogia e o ensino da oralidade em sala de aula. Trabalhar com as práticas de oralidade não é somente enfatizar a fala cotidiana, mas criar atividades que favoreçam o uso eficaz da língua falada, dos contextos informais aos mais formais. Diante desse pressuposto, a pergunta norteadora deste estudo é: quais as tendências da ação pedagógica desses professores em relação às práticas de oralidade? Nosso objetivo é conhecer e analisar a concepção da ação pedagógica de professores em formação em suas práticas de oralidade em sala.

Capoeira e educação libertária para formação de sujeitos autônomos – as práticas de ensino nas rodas de rua do Rio de Janeiro
Antropologia, Sociologia e Educação Infantil

Apesar de ter sido perseguida por sua origem, a Capoeira passou a ser valorizada nos governos Vargas, sendo consumida até pelo turismo, com uma estética baseada em acrobacias, mas reduzindo seu caráter transgressor. Ao contribuir para desenvolver a autonomia das pessoas, a Capoeira tem muito a ver com Educação, pois pode ser aplicada nos ambientes formais e informais.

Produção de vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino Médio
Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Neste trabalho, analisa-se uma proposta pedagógica que envolveu a produção de vídeos por alunos como estratégia para facilitar o aprendizado da temática proposta em aulas de Biologia do Ensino Médio e a recepção desses vídeos por estudantes espectadores. São quatro vídeos e as respostas dadas a um questionário pelos estudantes produtores e espectadores sobre os vídeos exibidos e sobre o aprendizado decorrente da atividade proposta. Os alunos tiveram seu aprendizado favorecido em relação ao conteúdo proposto e puderam explicitar sua criatividade por meio dos vídeos produzidos.

Educação Inclusiva: na prática, a teoria é outra!
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes docentes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências voltadas a ações que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional. Para tanto, foram compilados breves registros de vivências educacionais de resultância que poderão agregar valor aos docentes.

Educação Física Inclusiva e autismo: uma revisão sistemática de literatura
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Física e Política Educacional

Vivemos atualmente um momento muito intenso pelos direitos de pessoas com autismo incluso em grupos minoritários até então excluídos de nossa sociedade. Esse grupo de pessoas busca por meio de movimentos de inclusão social a garantia de equiparação de oportunidades para pessoas com o espectro autista. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na procura dos descritores e fatos relacionados à Educação Física e seu papel no controle e tratamento do autismo e a segunda em torno dos fatos históricos sobre a Educação Física e o Autismo em periódicos online existentes nas bases de dados da SciELO, Lilacs e o Google Acadêmico, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

O ensino de congruência na Educação Básica
Matemática

Neste trabalho, descrevemos nossa experiência no projeto de intervenção Congruência no Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de 8º ano, em uma escola municipal da cidade de Campos Belos/GO. Destacamos que o estudo da Aritmética dos restos despertou o interesse dos discentes acerca do conteúdo com a aplicação de “adivinhações” e “truques”. Ao apresentarmos problemas envolvendo a Aritmética dos restos (provenientes das provas e do banco de questões da Obmep como “desafios”), o interesse dos estudantes aumentou, pois os incentivamos a elaborar, a “pensar” e a encontrar uma solução.

Saeb: definição, características e perspectivas
Comunicação, Avaliação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Manuel Messias Gomes apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o Saeb, seu histórico e suas características, bem como sua importância como sistema avaliativo que coleta e disponibiliza dados importantes sobre a Educação Básica; esses dados podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da Educação Básica.