Biblioteca
Filtrar os artigos
A formação do docente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina/MG
Formação de ProfessoresEste estudo visou conhecer o perfil dos docentes de duas escolas da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, especialmente no que se refere à formação acadêmica e à habilitação para ministrar disciplinas dos cursos técnicos. A autora é analista educacional da equipe pedagógica da SRE Leopoldina e analisa a Resolução SEE-MG nº 3.435/17.
Educação Inclusiva: na prática, a teoria é outra!
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaO presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes docentes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências voltadas a ações que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional. Para tanto, foram compilados breves registros de vivências educacionais de resultância que poderão agregar valor aos docentes.
Mídias na Educação: impactos, contribuições e desafios no processo de aprendizagem
Educação a DistânciaA sociedade atual é tecnológica, o que torna impossível pensar em educação sem tecnologia e sem a utilização das mídias. Na nova era da sociedade digital, o processo de ensino-aprendizagem se transforma em online e tempo real. Diariamente somos rodeados de informações. A escola passa a ter um novo contexto além da aprendizagem formal conteudista: a responsabilidade de preparar os alunos para uma nova sociedade aberta às oportunidades, possibilidades, conquistas e mudanças para uma educação midiática do século XXI. Este artigo tem sua pesquisa baseada em leitura de materiais disponibilizados em periódicos, livros e dissertações na internet.
Uma proposta experimental na Biologia: a influência de várias temperaturas na atividade fermentativa das leveduras (Saccharomyces cerevisiae)
Biologia e BiociênciasA Bioquímica e a Biologia Celular são áreas das Ciências Biológicas que despertam grande interesse, mas seus conteúdos complexos podem dificultar o aprendizado. Assim, professores devem buscar metodologias alternativas que facilitem sua compreensão pelos alunos. O presente artigo tem foco no metabolismo energético, abordando a fermentação alcoólica das leveduras, que são fungos unicelulares (Saccharomyces cerevisiae); usando materiais simples e acessíveis, é proposta uma aula experimental, explorando a influência da temperatura no metabolismo fermentativo.
Literatura periférica e produção textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras da IFPA
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho tem por finalidade apresentar ações desenvolvidas no projeto Literatura Periférica e Produção Textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras, que faz parte do projeto Pibid Letras do IFPA – Câmpus Belém. Relatamos as ações desenvolvidas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada em um bairro central da cidade de Belém/PA. Em vista disso, conceituamos características da literatura periférica e solicitamos dos alunos uma produção de contos originais voltados a temas dessa literatura como avaliação final da disciplina.
Reflexões sobre Arte, Museus de Arte e Aprendizagem de Arte
Acabei de ler, com entusiasmo, o trabalho da professora Maria de Lourdes Tura: Escola, Homogeneidade e Diversidade Cultural no livro Educação e Cultura: pensando em cidadania, da coleção Educação e Sociedade recém publicado pela editora Quartet. Lourdes tem se dedicado a investigar o campo da cultura escolar e a escola básica. Ela encerra sua argumentação ressaltando que rompendo-se o isolamento da escola com a comunidade que a cerca "O que se estará adquirindo, então, são ferramentas conceituais necessárias para interpretar a realidade e tomar decisões a partir daí. Uma dessas ferramentas será a capacidade de analisar o mundo em que se vive, dialogar com suas diferenças e inserir-se em um processo de emancipação, que possa acolher diferenças percebidas não apenas como organizadas numa justaposição que mantém suas fronteiras intactas, mas em uma interação que contamina as partes e instaura processos de transmissão/assimilação."
Educação, formação de professores e democracia: primeiras aproximações com Anísio Teixeira
Educação Infantil e Formação de ProfessoresAnísio Teixeira, como educador, considerava alguns temas essenciais: a educação pública, gratuita e de qualidade; outro é a relação entre democracia e educação; e o terceiro é a formação dos professores. Por isso há necessidade de investir em propostas de formação baseadas em padrões de qualidade pensadas com os professores e não apenas para os professores.
O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO intérprete de Libras tem participação muito importante no espaço educacional, como mediador da relação entre professor e aluno surdo. O intérprete deve ser imparcial, ser confiável e manter sigilo, sempre prezando pela fidelidade ao que foi dito ou escrito pelo professor em sala de aula.
O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História
História e Formação de ProfessoresEste artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.
Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: experiências de Educação não formal e mediação museal no projeto Bombeirinhos
História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO presente artigo é um estudo que aborda uma discussão entre Educação não formal em diálogo com a Educação Museal pela mediação museal, contextualizado nas experiências do projeto Bombeirinhos, realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e em seu museu, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e coletivos sociais do estado, levando crianças e adolescentes a vivenciar a rotina desses profissionais, visitar o prédio histórico e o museu da corporação, além de receber conhecimentos básicos da profissão.