Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política Cultural

As histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.

Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.

Aplicação do Balanced Scorecard na Governança de e-Learning

Resumo: Como podemos manter o e-learning sob controle? Como podemos assegurar que o e-learning entrega os conhecimentos, habilidades e atitudes que o negócio precisa de uma forma eficaz em custo? A governança de e-learning permite que a empresa maximize os benefícios de seus investimentos em e-learning, capitalize sobre as oportunidades e obtenha vantagens competitivas.  Conforme pesquisadores apontam, os esforços em e-learning não estão direcionados aos objetivos fundamentais de negócio, bem como seus resultados não estão sendo medidos de forma rigorosa.  E-learning, freqüentemente, está sendo abordado como uma solução técnica ao invés de uma solução de aprendizado e de negócio.  Para contribuir neste sentido, um Modelo de Referência de Governança de e-Learning – eLGORM – foi elaborado [1] e seus componentes serão sucintamente apresentados. Este artigo mostra a aplicação do método Balanced Scorecard (BSC) para permitir o alinhamento entre os investimentos em e-learning e suas métricas de performance à estratégia organizacional da empresa.  Isto torna o e-learning mais relevante para a organização e permite que sua eficácia seja avaliada.

Filosofia no vestibular

A proposta de incluir a Filosofia no concurso Vestibular significa um reconhecimento do papel da Filosofia? Estamos preparados para o retorno da Filosofia ao Ensino Médio, que virá a reboque de tal decisão? Que formação temos na graduação e que formação poderemos levar para os jovens do Ensino Médio? Superamos a inutilidade da filosofia ou a reduzimos a mais uma matéria de prova?

Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação Física

O artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.

Divulgação de Astronomia na escola: estrelas variáveis
Astronomia, Instituição Escola e Espaços Urbanos

Estrelas variáveis são estrelas cujo brilho varia em determinado espaço de tempo, que pode ou não seguir algum padrão. Sua observação fornece dados importantes que podem ser aplicados às demais estrelas, contribuindo para a compreensão da existência e da origem não somente delas como de todo o universo. Devido à reduzida complexidade de tal tarefa e dos grandes recursos humanos necessários a seu constante acompanhamento, pode ser realizada por qualquer um que tenha interesse e tempo disponíveis. Nesse sentido, decidimos levar essa proposta a alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Canadá, localizado em Nova Friburgo/RJ.

Educação Inclusiva: Interação de professor e mediador
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo tem por objetivo analisar o contexto da Educação Inclusiva e o processo da relação entre professor e mediador no ambiente escolar. A Educação Inclusiva está passando por inúmeras práticas e vivências, às quais o professor e o mediador procuram se adaptar, levando em consideração as leis e normativas vigentes. A mediação escolar se tornou uma ferramenta crucial no acompanhamento do aluno especial e por isso alguns autores já pesquisam sobre o mediador e a sua relação com o professor.

O Palacete do Mimi em simbologia e significado

Refiro-me ao erro de darem ouvidos aos aduladores, que povoam todas as cortes. É que os homens são de tal modo acessíveis à lisonja e tão facilmente se deixam por ela enganar que só com dificuldade se defendem dessa praga; e quando procuram fazê-lo, correm o risco de cair no desprezo. O melhor escudo contra a lisonja consiste em levar os homens a compreender que não nos ofendem quando nos dizem a verdade.