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A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral
Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.

Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
Física, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Propor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por todo futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio possam refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.

Aula de campo como prática pedagógica para o Dia da Consciência Negra
Geografia, História e Vivências de Sala de Aula

Este texto é um relato de experiência de uma aula de campo realizada com o objetivo de cumprir a Lei nº 10.639/03, que institui os estudos da história e cultura afro-brasileira e inclui no currículo oficial das redes de ensino e no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Atualmente, as formas de educar passam por um momento de reflexão e mudanças. Nossos alunos possuem diversos meios tecnológicos a seu favor, o que de certa forma contribui para a sua formação cidadã, porém podendo ser prejudiciais por causar dispersões que refletem na sala de aula. É interessante que os professores, em conjunto com os gestores das escolas, proporcionem condições de aprendizagem favoráveis para os alunos do século XXI. Como professores, percebemos grandes mudanças no comportamento de nossos alunos atuais, pois a metodologia tradicional de ensino não consegue acompanhar o raciocínio e a infinidade de opções de aprendizagem que nossos alunos possuem. Por isso, os novos métodos de ensino-aprendizagem visam acompanhar essas mudanças educacionais que ocorrem no mundo. A atividade de campo pode ser uma das opções a serem exploradas pelo professor como metodologia de ensino, beneficiando diversos conteúdos e tornando-se uma aula interdisciplinar. De forma dinâmica, aproveitar-se de espaços extraescolares tende a atrair a atenção dos alunos e criar relação de afetividade com o espaço, o conteúdo e as atividades escolares.

Diversidade religiosa

Numa dessas noites de sexta-feira em que tudo o que você quer é ligar para alguns amigos e marcar uma “saída” num barzinho para relaxar, beber algo e conversar sobre tudo e sobre nada, marquei uma dessas “saídas” com uma amiga muito querida que eu não encontrava há algum tempo. Cheguei mais cedo ao local; um daqueles bares do Leblon em que a música é boa e o serviço é ótimo. Nem bem cheguei e já comecei a me divertir, pois foi difícil não prestar atenção na conversa da mesa ao lado. O assunto era religião, ou melhor, diversidade religiosa. Aqueles amigos ali sentados, todos por volta dos seus 35 anos, pareciam formar uma cúpula de representantes de diferentes religiões; em alguns, era possível identificá-las por detalhes na aparência, como um escapulário no pescoço de um deles e um colar, ou melhor, uma guia de proteção muito usada por praticantes das religiões afro-brasileiras em outro. Acho que todos já eram amigos há muito tempo, pois brincavam abertamente sobre as curiosidades das crenças religiosas de cada um e se remetiam a acontecimentos engraçados do passado. E foi de um desses que eu não consegui deixar de rir. Um deles era judeu e, numa espécie de ritual de sua religião, ele convidou as pessoas mais chegadas, e todos aqueles que estavam ao redor da mesa estiveram no evento.

O corpo no último filme de Lars von Trier

O cineasta dinamarquês Lars von Trier vem, desde o final da década de 1980, destacando-se internacionalmente ao realizar filmes com propostas experimentais. Um momento decisivo de sua produção tem início com o filme Os Idiotas, de 1998, quando em que realiza sua primeira obra de acordo com as regras do manifesto Dogma95, escrito por ele e pelo cineasta Thomas Vinterberg em 1995. Dentre as regras da proposta do manifesto, destacamos as seguintes: o filme só poderia ser feito com a câmera na mão; em locações, ou seja, não em cenário construído; o som nunca poderia ser captado à parte das imagens; seriam proibidos quaisquer distanciamentos geográficos e temporais, devendo as imagens retratar somente o aqui-e-agora; não deveria haver ações superficiais (acidentes de carros, armas, explosões etc.); o diretor não deveria aparecer nos créditos. Com esse manifesto, havia a proposta de outro caminho para a produção cinematográfica que não estivesse atrelada a grandes orçamentos de filmes de Hollywood, de grandes produtoras europeias e de canais de televisão – os quais muitas vezes têm em suas produções interesses majoritariamente comerciais.

Desafios docentes da segunda fase do Ensino Fundamental na Educação Remota em Cacimba de Dentro/PB
Educação a Distância

Em meio à pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram suspensas para evitar aglomerações, sendo adotado o ensino emergencial (aulas remotas). Utilizando-se a tecnologia (tablets, smartphones e computadores). Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar quais são os principais desafios que os professores da segunda fase do Ensino Fundamental de Cacimba de Dentro/PB estão enfrentando ao ensinar de maneira remota. Objetivos gerais: fazer levantamento bibliográfico sobre os desafios docentes na educação remota; aplicar questionário on-line (usando o Google Forms); analisar artigos e monografias disponíveis na internet sobre desafios docentes na educação remota.

Reflexões sobre a prática educacional no século XXI em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

No contexto da pandemia, professores se viram diante da necessidade repentina de mudanças na instituição escolar e reelaborar suas práticas pedagógicas. Emergiu com força um tema já bastante conhecido na área da Educação: o uso de tecnologias integrado ao processo de ensino-aprendizagem, temática que não é nova, visto que já vem sendo bem trabalhada por autores como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran e Vani Moreira Kenski, entre outros.

O projeto Educação Patrimonial e Artística: um possível processo de preparação de alunos pesquisadores
Filosofia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos e Política Cultural

Um projeto de valorização do patrimônio cultural de uma cidade no interior da Bahia leva os alunos de uma escola da região a conhecer a sua realidade; mais do que isso, os estudantes começam a desenvolver suas habilidades e competências como pesquisadores mergulhados e seu contexto histórico-social.

Educação Sexual: um ensino de referência no desenvolvimento da sexualidade das crianças do Ensino Fundamental
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre Educação Sexual, que se mostra ser um desafio quando se pretende abordar tal temática na escola, ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao que parece, os entraves partem dos preconceitos pelos professores e da falta de formação inicial e continuada que contemple tal temática. Os pressupostos teóricos adotados visam elucidar os aspectos históricos da sexualidade humana, assim como promover orientações cabíveis à escola e refletir acerca de onde viemos e como nos desenvolvemos. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo foi desenvolvido com vistas a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e contou com as contribuições de pesquisadores da área. Foi possível inferir que a Educação Sexual ainda é um tabu e, quando abordada pelos professores, se mostra limitada à temática de DST e gravidez indesejada, carecendo de uma formação inicial e continuada que capacite os professores para uma abordagem sem tabus e limitações.

As iniciativas de inclusão e de desenvolvimento de tecnologias assistivas em instituição federal de ensino no Estado do Rio de Janeiro
Educação Especial e Inclusiva

No Brasil, o conceito de tecnologia assistiva (TA) se apresenta em constante construção, tendo um caráter multidisciplinar de conhecimento. O presente artigo trata da importância das tecnologias assistivas na inclusão e no seu desenvolvimento nas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Serão apresentadas algumas ações referentes ao Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Especiais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Este trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica, junto a uma análise da instituição mencionada, observando-se as TA e sua importância para o processo de inclusão.