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Viagem à Toscana – o transporte da ficção
Luiz Fernando M. Carvalho
Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?
Educação Física e Política EducacionalO presente artigo é uma pesquisa descritiva observatória realizada durante um estágio supervisionado em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do trabalho foi analisar a evidência dos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física escolar. Diante disso, foi analisado que os professores atentam apenas a modalidades esportivas, deixando de lado demais conteúdos previstos bem como lutas, ginástica, dança, jogos e brincadeiras. O que foi percebido é que, além de trabalhar apenas esporte, os professores têm se limitado ao quarteto fantástico (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), por afinidade à modalidade ou simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto.
Centro bom é centro longe: interfaces históricas e geográficas numa perspectiva das religiões de matrizes africanas
Geografia, História, Sociologia, Teologia e Política CulturalO presente texto busca compreender as motivações e razões que levaram a mudanças geográficas dos terreiros de Candomblé na cidade do Rio de Janeiro por meio de revisão bibliográfica. Para isso, entendemos que é necessário primeiramente compreender a formação dos Candomblés do país, ver como o mecanismo da religião funciona. Verificar se as reformas comandadas por Pereira Passos no Rio de Janeiro influenciaram essa alteração espacial dos terreiros que aqui chamaremos de centros.
A (des)colonização do corpo surdo - breve histórico dos modelos educacionais e as representações do ser surdo
Educação Especial e Inclusiva e História da EducaçãoNos últimos anos, as pessoas surdas vêm alcançando cada vez mais espaço em nossa sociedade, conquistando autonomia, formação e trabalho tanto garantidos por legislações como pelo esforço próprio de não serem mais vistas como corpos incapazes e limitados por uma deficiência, mas, sim, sujeitos singulares pertencentes a uma comunidade, uma identidade e cultura e, portanto, a uma minoria linguística. Todavia, antes de saber sobre as pessoas surdas hoje e entender como é organizada a comunidade surda na atualidade, precisamos debruçar-nos sobre o histórico desses sujeitos, que têm até início dos anos 2000 sua história narrada pelas pessoas que ouvem – ouvintes – e não por si mesmos.
A origem do conhecimento em Locke
A obra do empirista John Locke representa uma reação ao racionalismo do filósofo francês René Descartes. Por considerar o entendimento a faculdade mais nobre da alma, o filósofo inglês fez uma investigação acerca dos objetos que podemos conhecer. Dessa forma, ele pretendia mostrar as condições que temos de apresentar para conhecer, isto é, descobrir com que nossas faculdades mentais conseguem lidar e com que não conseguem. Tentar ir além do que nosso entendimento é capaz de apreender ou adentrar as veredas que extrapolam a compreensão humana é cair na especulação. Segundo Locke, o entendimento pode ter um papel tanto passivo como ativo. Quando recebe pelos sentidos o que vem de fora, ele é passivo; é ativo quando combina ideias simples e a partir delas consegue formar ideias complexas.
Trajetória do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica: uma vitória contra discursos coloniais e raciais
Geografia, Formação de Professores e História da EducaçãoEste trabalho aborda a importância da Lei nº 10.639, de 2003, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos, relaciona seus benefícios, identifica as necessidades para sua implantação e como pode vir a afetar os estudos de Geografia na Educação Básica.
Avaliação da acessibilidade das escolas municipais de Itabira/MG
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA escola é um dos espaços que deve possibilitar o acesso sem barreiras, tendo em vista que é direito garantido da criança e do adolescente. Entretanto, a existência das leis não garante que elas estejam de fato incluídas nos diversos espaços da sociedade. Ainda existem barreiras e desafios, tanto arquitetônicos quanto ideológicos, a serem enfrentados para efetivação do desenho universal no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é avaliar a acessibilidade em escolas municipais de Itabira. Concluímos que elas possuem barreiras arquitetônicas que impedem a liberdade de ir e vir e prejudicam a inclusão e a rotina escolar dos alunos que possuem dificuldade de mobilidade.
Divulgação de Astronomia na escola: estrelas variáveis
Astronomia, Instituição Escola e Espaços UrbanosEstrelas variáveis são estrelas cujo brilho varia em determinado espaço de tempo, que pode ou não seguir algum padrão. Sua observação fornece dados importantes que podem ser aplicados às demais estrelas, contribuindo para a compreensão da existência e da origem não somente delas como de todo o universo. Devido à reduzida complexidade de tal tarefa e dos grandes recursos humanos necessários a seu constante acompanhamento, pode ser realizada por qualquer um que tenha interesse e tempo disponíveis. Nesse sentido, decidimos levar essa proposta a alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Canadá, localizado em Nova Friburgo/RJ.
História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar
HistóriaEste trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.
Envelhecimento ativo e formação profissional em Educação Física: experiências em Sobral/CE
SaúdeA formação do profissional de Educação Física historicamente é associada à saúde, independentemente de qual seja a visão de saúde. Tal associação vem ocorrendo a despeito dos diferentes tipos de formação no Ensino Superior, da regulamentação da profissão e das mudanças epidemiológicas que tem acompanhado. O objetivo foi analisar o processo formativo dos profissionais de Educação Física e suas experiências com grupos de envelhecimento ativo. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 20 profissionais atuantes em Sobral/CE.