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Democracia fragilizada no contexto neoliberal
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEsta produção consiste em estudar o conceito de democracia. Visto que ela compõe de forma significativa o cenário político, esse sistema de governo ocorre principalmente em países capitalistas. Diante disso, o objetivo desta produção é analisar como os autores dos textos selecionados articulam entre si e discutem a temática. Além do mais, a democracia participativa é a inserção de novos atores numa democracia de fato, não apenas nas discussões dos teóricos, pois o discurso e a prática são indissociáveis para construir uma democracia além das palavras.
Educação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.
Roteiro: modo de fazer
Todo mundo já deve ter ouvido frases do tipo “aquele filme é muito bom, ganhou o Oscar de melhor roteiro!” ou “que história chata... roteiro pobre!...” Mas, afinal, qual é a importância de um roteiro na construção de uma obra cinematográfica ou de mídia digital? O que o faz ser bom ou ruim? Para que serve?
O ensino da produção de textos escritos na Educação Básica: relato de uma prática com o gênero charge
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO trabalho com a produção de gêneros discursivos – escritos e multimodais – é extremamente relevante para a formação dos alunos, uma vez que contribui para a ampliação dos seus graus de letramento e de multiletramento. Contudo, antes de iniciar um trabalho de produção de textos, é preciso realizar atividades voltadas a familiarizar os alunos com as características sociocomunicativas do gênero que será produzido.
Redes sociais na educação
O conceito de rede social, como podemos ler na Wikipédia, é:
A variação linguística no contexto escolar
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo visa contribuir com a análise da variação linguística existente no contexto escolar, objetivando difundir conhecimento quanto à pluralidade que permeia a língua portuguesa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, levando-se em consideração as contribuições de autores como Bagno, Mattos e Silva e Moraes, entre outros, frisando a necessidade de considerar o vocabulário e as variações linguísticas trazidas pelos alunos como ponto de partida no estudo da norma culta, sem juízo de valor ou discriminações. Nota-se a importância de o professor acolher o conhecimento trazido pelo educando e utilizá-lo no processo de construção de novos saberes.
A teatralização como ferramenta de Educação em Saúde com ênfase em parasitoses intestinais para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
SaúdeA Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta de intervenção importantíssima para o controle e a prevenção de diversas infecções, em especial as parasitoses intestinais. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo conscientizar alunos de uma escola municipal sobre a prevenção de parasitoses intestinais por meio da teatralização. Para isso, foi realizado um relato de experiência por alunos de cursos distintos da área da Saúde e de Ciências Biológicas, utilizando o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental.
O que é Ecopedagogia?
A Ecopedagogia é um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação. No Brasil, o principal centro de estudo sobre a Ecopedagogia é o Instituto Paulo Freire, em cujo site existe uma série de documentos e artigos sobre o tema, entre eles "Pedagogia da Terra - ideias centrais para um debate", de Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do IPF. O artigo foi apresentado no I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, Portugal, em março de 2000.
O ensino de Libras para surdos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalNeste artigo retratamos documentos e legislações relevantes que enfatizam o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na Educação Básica em escolas regulares inclusivas, indicando as condições de ensino e aprendizagem da Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua de estudantes surdos. Dentre outras questões, os resultados indicaram que a falta de um currículo específico para o ensino da Libras para estudantes surdos é um entrave para que tenham um desempenho escolar exitoso e possam serem reconhecidos pela sua cultura viso-espacial.
Professor João Alfredo Medeiros
"Alguma coisa só é lixo ou rejeito se você não souber o que fazer com ela". Essa é a receita que o professor João Alfredo Medeiros, do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dirige aos professores de crianças e jovens. "Os professores têm que transmitir essa ideia. Eles exercem um papel fundamental no combate ao terrível desconhecimento que há em ciência básica, física e química". Desconhecimento esse que tem, a seu ver, uma relação direta com os principais inimigos do meio ambiente: a poluição e o desperdício.