Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Ciência Móvel

No próximo dia seis será lançado, em Nova Iguaçu, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto "Ciência Móvel", uma carreta que vai circular por cidades do interior da Região Sudeste, resultado de uma parceria entre o Consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ e o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

Ciência moderna e mudança paradigmática: um diálogo com Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos

Por muito tempo, as insuficiências estruturais limitadoras do paradigma científico moderno tentaram reduzir a realidade ao que existe, além de não conseguir cumprir algumas de suas principais promessas: justiça, igualdade, liberdade e paz, entre tantas outras. Por sua objetividade e formalidade, criou no imaginário das pessoas a ideia de progresso e de certezas, ignorando a tradição ao se distanciar do passado com suas promessas de um futuro sempre melhor.

O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Neste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola" em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.

Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica
Formação de Professores

A educação no Brasil vem passando por mudanças naturais. Este trabalho discute como o uso das tecnologias pode auxiliar o professor no processo de implantação de métodos ativos na Educação Básica. O objetivo geral é discutir como as tecnologias podem auxiliar os professores no processo de implantação de métodos ativos. Utilizou-se a revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de estudo analítico das informações e dos resultados. As hipóteses foram confirmadas, pois a implantação de tecnologias no processo de ensino foi significativa para a produção de conhecimento e para o engajamento dos estudantes.

O artista e a modelo: representações e transfigurações da natureza
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

O artista e a modelo” é um filme que fala do processo de criação da arte e da vida, a importância da natureza na elaboração de uma obra, e as duas personas descobrem que, para se chegar ao conceito desejado, é preciso ultrapassar o ver. Torna-se quase uma outra visão do Gênesis

A flacidez das notícias: um trabalho sobre a ética e seriedade do jornalismo

Hoje em dia, ao abrirmos o jornal ou darmos uma navegada por determinados sites de notícias na internet, é difícil identificar o que pode realmente ser considerado notícia e o que é encheção de lingüiça. Boa parte dos cadernos dedicados à cultura foi transformada em publicação de mexericos sobre a vida de celebridades, em que discussões acerca dos rumos da arte contemporânea têm importância secundária diante de acontecimentos relevantes como o fato de a apresentadora A não estar mais com o cantor B, de a modelo C ter ficado de pileque na festa da promoter D e de a atriz E ter escolhido o homem-aranha como tema da festa de aniversário de seu filho, F. O problema não são as fofocas em si, mas sim o espaço que elas vêm ganhando na mídia, tomando lugar das notícias que podem fazer alguma diferença, provocar uma reflexão, uma atitude, uma mudança em nossas vidas.

Formação docente quanto ao conceito de tecnologia assistiva e sua utilização na prática do atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva

Este trabalho visa refletir sobre os objetivos do atendimento educacional especializado e como a tecnologia assistiva pode subsidiar as estratégias pedagógicas e oportunizar autonomia aos estudantes com deficiência; para isso, traz uma análise dos conhecimentos que os professores do atendimento educacional especializado têm sobre a tecnologia assistiva e sua utilização no cotidiano da sala de recursos multifuncionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa/qualitativa com um questionário disponibilizado por meio da ferramenta Google Formulários, direcionado aos professores da sala de recursos do município de São Paulo.

Hayao Miyazaki, o mestre oriental

Não é de hoje que os desenhos animados japoneses fazem sucesso no Brasil. Desde a década de 1960, séries como Astroboy, Speedy Racer e A princesa e o cavaleiro abriram caminho para essa invasão oriental, que se espalhou pelos principais canais de televisão do mundo.

Da integração à inclusão, novo paradigma
Educação Especial e Inclusiva

A preocupação em oferecer, no Brasil, atendimento a pessoas com deficiência iniciou-se no século XIX, surgindo o interesse na criação de instituições educacionais direcionadas a essas pessoas.

Atuação de profissionais do AEE em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores de atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Foram realizadas entrevistas com oito profissionais do AEE de duas escolas públicas situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Após as análises, constatou-se que os profissionais da Educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para ensinar, demonstrando grande preocupação em relação à rotina de estudos dos estudantes e às atividades propostas.