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O livro eletrônico e o mercado de livros no Brasil: números, projeções e comentários
O sociólogo, historiador e escritor Umberto Eco, na ocasião do lançamento de Não contem com o fim do livro, comentou que os jornalistas sempre o procuravam para perguntar sobre o fim do livro impresso: “o desaparecimento desse suporte de escrita é uma obsessão, pois me fazem essa pergunta há 15 anos. Para mim, o livro é como uma colher, um machado, uma tesoura, esse tipo de objeto que, uma vez inventado, não muda. Continua o mesmo e é difícil de ser substituído. O livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os eletrônicos chegaram, mas percebemos que sua vida útil não passa de dez anos. Quem poderia afirmar, anos atrás, que não teríamos hoje computadores capazes de ler os antigos disquetes? E que, ao contrário, temos livros que sobrevivem há mais de cinco séculos?”.
Revalorizações de Caio Prado Jr.
Desde 1988, quando a UNESP lhe dedicou um simpósio nacional, o reconhecimento a Caio Prado Jr. vem realçando o estilo formulador reformista que o publicista de São Paulo extraía da sua teorização sobre a formação social brasileira. Cada vez mais a interpretação de Brasil caiopradiana aparece como um constructo elaborado por um marxista profundamente ligado ao modo de pensar o país do nosso ensaísmo social, tal como apontou Antonio Candido ao colocá-lo entre os seus nomes mais clássicos, ao lado de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda.
Polifônicos e politônicos: um estudo de caso sobre diálogo tônico
Formação de ProfessoresUma pesquisa realizada na Universidade da Terceira Idade, da UERJ, aplicou questionários junto a idosos participantes de uma aula experimental com práticas respiratórias e roteiros sonoros que proporcionava estímulos de afeto permeando a memória deles.
Entre práticas e teorias: Subprojeto Letras/Português sob o olhar dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPI
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste estudo tem como objetivo retratar como foi concebido, concretizado e desenvolvido o Subprojeto Letras/Português, do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Foi realizada análise documental dos relatórios de residentes de escolas-campo, de modo a conhecer suas avaliações e pontos de vista. Como pressupostos teóricos, utilizamos autores que postulam a importância da articulação entre práticas e teorias para a formação inicial de professores. Verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação da teoria à prática; a articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que fazem o PRP da UFPI e pela receptividade positiva dos que atuam nas escolas-campo.
Bioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaOs transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.
Aplicação do Balanced Scorecard na Governança de e-Learning
Resumo: Como podemos manter o e-learning sob controle? Como podemos assegurar que o e-learning entrega os conhecimentos, habilidades e atitudes que o negócio precisa de uma forma eficaz em custo? A governança de e-learning permite que a empresa maximize os benefícios de seus investimentos em e-learning, capitalize sobre as oportunidades e obtenha vantagens competitivas. Conforme pesquisadores apontam, os esforços em e-learning não estão direcionados aos objetivos fundamentais de negócio, bem como seus resultados não estão sendo medidos de forma rigorosa. E-learning, freqüentemente, está sendo abordado como uma solução técnica ao invés de uma solução de aprendizado e de negócio. Para contribuir neste sentido, um Modelo de Referência de Governança de e-Learning – eLGORM – foi elaborado [1] e seus componentes serão sucintamente apresentados. Este artigo mostra a aplicação do método Balanced Scorecard (BSC) para permitir o alinhamento entre os investimentos em e-learning e suas métricas de performance à estratégia organizacional da empresa. Isto torna o e-learning mais relevante para a organização e permite que sua eficácia seja avaliada.
A educação é o melhor presente que podemos oferecer aos filhos
Avaliação e Educação InfantilO reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos alunos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-los a vencer os obstáculos presentes que impedem seu aprendizado. Assim, os estudantes conseguem aprender e, tão importante quanto, desenvolvem maior autoconfiança. Com isso, eles se sentem mais preparados para os testes e trabalhos, o que faz com que se sintam mais aptos para superar novos desafios.
Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo é um estudo do livro de Boaventura de Sousa Santos e serviu de estímulo para análise conjuntural daqueles que apoiam os pressupostos da inclusão e de uma “educação para todos”. Associada ao distanciamento presenciado na pandemia, encontramos a exclusão perene e histórica que estudantes vulneráveis enfrentam. A atuação docente avançou para o ambiente virtual como uma construção em trânsito e sem manuais. A pandemia foi mais difícil para grupos vulneráveis e a adaptação já tem sido considerada fator inicial de mudança em estudos sobre Educação Inclusiva.
O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação ArtísticaPercebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.
Desafios para a inclusão digital no terceiro setor
Graciela Baroni Selaimen