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Psicomotricidade da imagem e esquema corporal em uma sala de recursos multifuncionais: inclusão e desenvolvimento global em questão
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo trata de uma investigação sobre a inserção da Psicomotricidade em uma sala de recursos multifuncionais de uma escola pública do município de Maranguape/CE, enfocando o esquema e a imagem corporal como elementos que favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. O trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de intervenção para a aquisição do esquema e da imagem corporal dos alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado (AEE). É uma pesquisa qualitativa cujo delineamento empregado foi o estudo de caso e direciona seu enfoque para uma instância particular e delimitada do fenômeno.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: relato de um caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A arte e sua relação com o espaço público

O texto a seguir reúne trechos da palestra que Agnaldo Farias proferiu na abertura do V Encontro Técnico dos Pólos da Rede Arte na Escola, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 28 de abril de 1997. Logo na introdução, ele enfatizou que, antes de ser crítico de arte, é professor. "Na verdade, meu trabalho como crítico e curador é um desdobramento da minha atividade como professor", sublinhou, relatando um pouco da experiência de quem já lecionou Filosofia no ensino médio e vem participando ativamente do dia-a-dia do curso de Arquitetura da USP/São Carlos, desde sua criação, em 1985.

Tecnologia digital como linguagem – Robótica Educacional e lógica de programação no processo de aprendizagem
Computação e Tecnologias

Este trabalho tem como tema a Robótica Educacional e a linguagem de programação no processo de aprendizagem; visa focalizar a tecnologia digital no processo de aprendizagem e todas as aplicabilidades na Educação, possibilitando a transdisciplinaridade em produção de várias soluções. Além disso, pretende identificar a tecnologia digital como linguagem de programação para criar soluções para problemas do mundo real; a tecnologia digital como linguagem para o desenvolvimento de habilidades para autores de tecnologias e a tecnologia digital para aprendizagem colaborativa.

Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo discute como se dá o processo da aquisição da linguagem por uma criança surda, trazendo reflexões a respeito da criança surda que estuda em classe regular, sem conhecer a Língua de Sinais e sem contato com nenhum outro surdo ou intérprete. Dessa forma, a não aquisição de uma língua pode trazer sérias consequências para o surdo em sua vida futura. Viabilizar o contato com a comunidade surda, assim como o seu acesso à Língua de Sinais, pode trazer a aceitação da família e o reconhecimento da surdez como uma diferença cultural, não como uma deficiência.

As contribuições da hermenêutica gadameriana para o processo ensino-aprendizagem
Formação de Professores

O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a importância da Hermenêutica Filosófica de Gadamer e suas contribuições para a educação. Destaca os conceitos de diálogo, experiência e compreensão, como conceitos chave que se aplicam à educação. Mostra a importância da experiência e a possibilidade de, por meio dela, haver uma educação para a transformação de sentidos.

Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação Artística

Assim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.

A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
Educação Infantil e Música

Este trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.

Alfabetização e os desafios da escrita: realidades de uma turma de primeiro ano em uma escola na Maré
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo é um trabalho de alfabetização cujo objetivo é estudar os avanços da escrita infantil no contexto escolar de uma turma regular do 1° ano do Ensino Fundamental. Consideramos relevante o processo inicial de interação, que começa nos desenhos e avança em um processo contínuo que culmina em escrita. Com o apoio teórico de Vygotsky, Smolka e Ferreiro, entendemos que essa evolução histórica da escrita não está relacionada à reprodução mecânica do alfabeto, mas abre espaço para o processo criativo que é intrínseco à criança. Trazemos exemplos de escritas infantis e análise de estratégias utilizadas pelas crianças para estabelecer uma comunicação social.

Diálogos acerca do papel da família no processo de aprendizagem das crianças: narrativas de membros de uma unidade escolar
Psicologia, Educação Infantil e Instituição Escola

A relação entre a família e a escola tem sido um tema muito tratado, e os gestores têm buscado a aproximação da família e escola, todavia, ainda seguem existindo muitos impasses, pois é possível notar que pais e escola não compreendem o papel a ser desempenhado por eles; por isso, acabam ocorrendo grandes conflitos, em que ambas as partes depositam a responsabilidade de um no outro. A escola necessita dessa relação de cooperação como a família, pois os professores precisam conhecer as dinâmicas internas e o universo sociocultural vivenciado pelos seus educandos, para que possam respeitá-los e compreendê-los em suas subjetividades e a partir disso tenham condições de intervirem ou providenciarem um desenvolvimento melhor nas expressões de sucesso e não de fracasso diagnosticado.