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Conceito, pedagogia e tecnologia – bases de um bom educador
Para ser um bom profissional de educação, é preciso ter bases sólidas de conhecimento conceitual, pedagógico e tecnológico, não somente construídas separadamente, mas associadas entre si. É nisso que acreditam e pelo que lutam Daniel Fábio Salvador e Roberta Rolando, coordenadores do curso de extensão em Biologia da Fundação Cecierj.
Incrustados de insetos em resina como alternativa para abordagem prática no Ensino de Ciências e Biologia e uso de QR code
Biologia e Biociências e QuímicaA produção de insetos incrustados para coleções didáticas como método para aulas práticas torna-se uma produção científica relevante para a compreensão de conhecimentos específicos sobre a ciência desses animais. O uso do livro didático e apostilas tem sido a ferramenta mais utilizada, resultando em pouca aderência dos alunos às atividades propostas em sala de aula. Uma alternativa foi a criação de reunião de insetos emblocados com resina poliéster aplicando pedagógicas dos QR code por meio de uma proposta de elaboração de QR codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício no Ensino Médio.
English Conversation Club - projeto experimental com estudantes de Ensino Médio
Língua EstrangeiraA comunicação oral em língua inglesa tem sido discutida em várias pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas. Muitos fatores contribuem para a prática reduzida das habilidades speaking e listening nas aulas de língua inglesa. O objetivo geral do projeto é desenvolver habilidades orais em língua inglesa por meio de debates, músicas e de outras atividades propostas para alunos do Ensino Médio de uma escola de São José dos Campos/SP. Já que as aulas do Ensino Médio, na instituição onde o projeto foi criado, são extremamente voltadas ao ensino de leitura e gramática, surgiu o interesse de criar um clube de conversação no contraturno das aulas regulares. Os alunos têm ali a oportunidade de interagir em língua inglesa com convidados (em geral estrangeiros de diversos países e professores de inglês de escolas de idiomas da cidade). Os pressupostos teóricos que norteiam o projeto baseiam-se na concepção de English for Specific Purposes (ESP) pelo viés de Tom Hutchinson e Alan Waters; na reflexão sobre o termo “conscientização” assim como discutida por Michael Scott no contexto de ensino e no documento Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que promove reflexão sobre o predomínio da ênfase estrutural nas escolas, restringindo a visão comunicativa a apenas algumas funções. A integração entre os alunos do Ensino Médio e da comunidade internacional tem trazido novas significações para o ensino da língua inglesa no contexto escolar. Com o projeto, desassociou-se o aprendizado de língua estrangeira das temidas avaliações escritas internas e externas que ainda são recorrentes no ensino. Assim, o clube de conversação tem interferido na cultura dos alunos, pais e equipe gestora, possibilitando outros projetos inovadores, como o intercâmbio anual para países falantes da língua inglesa.
Relações entre ato criativo e arte
(Benjamin, 2000, p. 104).
A arte não existe sem a técnica: relação entre arte e tecnologia
Existe o predomínio de uma determinada visão que coloca arte e cultura de um lado e tecnologia de outra, como se fossem inimigas. Essa visão na arte surge no Romantismo e é acentuada a partir da Revolução Industrial (Hauser, 2003). Os produtos industriais passam a adquirir caráter estético e a competir com a arte. É nesse momento que se fortalece a Estética como teoria que fundamenta a obra do artista separada de outros setores da vida e da cultura.
Tanto mar...
Era uma vez um homem chamado Severino da Cocada. Ele era barbeiro e morava na Zona da Mata pernambucana. Mas ele não era só barbeiro, era também mamulengueiro e cantador de romances daquele lugar. Um dia ele encontrou uma menina que tinha seus vinte e poucos anos, sardas na cara e, era sim, uma menina. Ele contou para ela uma história de um folheto de autoria de um poeta e violeiro da região, chamado Severino Borges da Silva. Essa história ficou na cabeça da menina. Só que antes mesmo de tal encontro, ela já estudava – e se encantava – com a arte do povo daquela região, principalmente no que dizia respeito ao Mamulengo e ao Cavalo Marinho. Quatorze anos se passaram desde que tudo começou. Nesse tempo ela fez mestrado e doutorado. E também formou um grupo de teatro, pois ela sempre fora atriz, desde pequena.
Entrevista com Manoel Ricardo de Lima, que lança seu 55 começos na 10ª Mostra SESC Cariri de Cultura
55 começos é uma coleção de artigos originalmente escritos para o Vida e Arte do jornal O Povo. Conta um pouco sobre a sua colaboração no jornal e o contexto de criação desses artigos.
Muito além do "homem-bomba"
Uma mulher jovem e bonita chega a um lugar miserável e se dirige a uma barreira militar. Um soldado, mais jovem que ela, abre sua bolsa, revira suas roupas como à procura de uma arma. Ele tem uma expressão fria e hostil, os dois não trocam uma palavra sequer, apenas olhares. O outro não é só um estranho, mas uma ameaça.
Cine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços UrbanosA escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.
Manoel de Barros e suas ressonâncias
Teorizar a própria obra por meio de entrevistas é uma das características ou estratégias estéticas do poeta Manoel de Barros. Nessa prática, ele gosta de falar apenas sobre sua poesia, evitando discorrer sobre sua pessoa. Um dos seus assuntos favoritos é, na verdade, falar sobre como faz poesia, suas temáticas, seu estilo, linguagem, leituras e influências. Estas podem ser, resumidamente, as considerações iniciais da primeira leitura do livro Encontros. Manoel de Barros (2010), organizado pelo professor Adalberto Müller sobre as entrevistas do poeta.