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Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de ProfessoresAs práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.
Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de música escolar voltado para turmas mistas (estudantes surdos e ouvintes)
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivos fomentar a discussão acerca do ensino de música na escola, realizado em turmas mistas (compostas por estudantes surdos e ouvintes) e apresentar duas pesquisas que contemplem essa temática. A partir da revisão bibliográfica de autores que versam sobre música e surdez, inclusão e políticas educacionais, as pesquisas apresentadas buscam alcançar resultados que possam contribuir tanto para a formação inicial e continuada de professores de Música como também favorecer a efetivação de um ensino de Música escolar que considere a diversidade existente na sala de aula, seja ela de caráter de gênero, raça, valores, religião, processos de aprendizagem e estruturas familiares, entre outros.
Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TVEste guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.
Relato de experiência: desafios da intervenção pedagógica na Educação Infantil em tempos de pandemia
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaÉ notório, com a chegada da pandemia da covid-19, que a sociedade, em geral, tenha sido marcada emocionalmente. Neste novo processo, os professores tiveram que se reinventar, buscando mecanismos de aprimoramento à prática pedagógica, com foco no desenvolvimento do aluno. Sendo assim, o ensino passou a ser remoto, por meio de apostilas e do aplicativo WhatsApp, com as orientações e as coordenadas das atividades realizadas por estes recursos pedagógicos. A sala de aula passou a ser um espaço em nossa casa e a família, uma parte fundamental do processo educativo.
O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaAs Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.
Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental
SaúdeO presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.
Insólito-Parnasiano em "O Espelho", de Machado de Assis
Como Machado de Assis é um escritor dos entrelugares do fim de século XIX, a investigação ora publicada elucida os componentes fantásticos no universo poético, bem como algumas correlações entre romântico e parnasiano na estética machadiana, tomando O Espelho como microcosmo da obra.
Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.
A Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos nas escolas públicas: dificuldades e desafios
Ecologia e Meio AmbienteA Educação Ambiental pode contribuir para melhorar as condições de vida da população, mas para isso é preciso que professores e alunos tenham consciência de sua importância e desenvolvam projetos focados na realidade da região e da comunidade.
Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
MatemáticaUma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.