Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de Professores

As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.

Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de música escolar voltado para turmas mistas (estudantes surdos e ouvintes)
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivos fomentar a discussão acerca do ensino de música na escola, realizado em turmas mistas (compostas por estudantes surdos e ouvintes) e apresentar duas pesquisas que contemplem essa temática. A partir da revisão bibliográfica de autores que versam sobre música e surdez, inclusão e políticas educacionais, as pesquisas apresentadas buscam alcançar resultados que possam contribuir tanto para a formação inicial e continuada de professores de Música como também favorecer a efetivação de um ensino de Música escolar que considere a diversidade existente na sala de aula, seja ela de caráter de gênero, raça, valores, religião, processos de aprendizagem e estruturas familiares, entre outros.

Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TV

Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.

Relato de experiência: desafios da intervenção pedagógica na Educação Infantil em tempos de pandemia
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

É notório, com a chegada da pandemia da covid-19, que a sociedade, em geral, tenha sido marcada emocionalmente. Neste novo processo, os professores tiveram que se reinventar, buscando mecanismos de aprimoramento à prática pedagógica, com foco no desenvolvimento do aluno. Sendo assim, o ensino passou a ser remoto, por meio de apostilas e do aplicativo WhatsApp, com as orientações e as coordenadas das atividades realizadas por estes recursos pedagógicos. A sala de aula passou a ser um espaço em nossa casa e a família, uma parte fundamental do processo educativo.

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental
Saúde

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.

Insólito-Parnasiano em "O Espelho", de Machado de Assis

Como Machado de Assis é um escritor dos entrelugares do fim de século XIX, a investigação ora publicada elucida os componentes fantásticos no universo poético, bem como algumas correlações entre romântico e parnasiano na estética machadiana, tomando O Espelho como microcosmo da obra.

Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.

A Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos nas escolas públicas: dificuldades e desafios
Ecologia e Meio Ambiente

A Educação Ambiental pode contribuir para melhorar as condições de vida da população, mas para isso é preciso que professores e alunos tenham consciência de sua importância e desenvolvam projetos focados na realidade da região e da comunidade.

Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
Matemática

Uma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.