Biblioteca
Filtrar os artigos
Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e QuímicaA Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.
O uso da corrida de orientação como atividade prática de Cartografia no ensino de Geografia
GeografiaA Cartografia, como representação do espaço, sempre fez parte da história da humanidade. Mas a compreensão de um mapa costuma ser problemática para muitas pessoas, inclusive para aquelas que chegam ao Ensino Superior e têm dificuldade nessa disciplina. Uma atividade prática – a corrida de orientação – pode ajudar a conhecer a teoria dessa representação.
Multiculturalismo e suas implicações na educação
Formação de ProfessoresOs novos paradigmas socioeducacionais são permeados por práticas que retratam o contexto histórico. Os desafios, os encontros e desencontros da educação da atualidade são pontos de partida de uma práxis pedagógica em que professores e alunos sentem a necessidade de um eixo de interseção no qual a aprendizagem afetiva e efetiva aconteçam no espaço educacional e transmutem essa dimensão, sendo incorporadas ao cotidiano de cada indivíduo.
O xadrez como alternativa pedagógica no âmbito escolar
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho visa investigar as potencialidades do jogo de xadrez no âmbito escolar; foi desenvolvido em uma revisão narrativa dividida em três tópicos: cognitivo, pedagógico e a inserção do xadrez na escola. Foi possível constatar que o xadrez é uma boa ferramenta pedagógica para o professor utilizar, pois é capaz de estimular o raciocínio lógico, a abstração, a socialização e autoestima dos alunos. Para implementá-la no ambiente escolar, é necessário planejamento mais detalhado, pois o professor deve saber a parte técnica para utilizar o jogo pedagogicamente; as turmas precisam estar divididas por nível de habilidade e não por idade.
Práticas de leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das práticas de leitura, os desafios na formação de cidadãos leitores, desde as crianças bem pequeninas, no ambiente escolar ou no âmbito familiar, e enfatizar a necessidade dos professores em saber como conduzir, mediar o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até os hábitos da leitura e da escrita tornarem-se naturais na sua vida. Mesmo vivendo na era digital com as tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, mesmo diante de inumeros fatores para não ler, o gosto pela leitura deve ser cultivado para formar um cidadão critico e consciente do seu papel na sociedade.
Uma nova preocupação com a água que bebemos
Este artigo foi elaborado de forma colaborativa; trata dos contaminantes emergentes na água. Esse tema foi alvo de estudo e discussão em um curso para professores da rede pública, oferecido pela equipe de Química da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. Os cursistas tiveram o desafio de produzir o artigo utilizando fontes bibliográficas citadas ao final.
O abastecimento de água em Angra dos Reis; educação científica numa visão multidisciplinar
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma problematização sobre um fato do dia a dia – disponibilidade de água potável para a população – objetiva estimular o professor de Ciências a refletir; para isso, precisa decodificar a linguagem científica. O letramento científico trabalha as relações entre causas e consequências desses fatos cotidianos, permitindo a tomada de decisão consciente e a integração de conhecimentos.
Situações-problema nos anos iniciais: adaptação de pequeno porte e implicações na aprendizagem
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho consiste num relato de experiência sobre prática pedagógica em Matemática com alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem numa escola pública periférica da cidade do Rio de Janeiro, em turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A área temática envolve a ludicidade no ensino da Matemática, em que se busca refletir sobre a necessidade e importância do trabalho com jogos durante a resolução de situações-problema, tendo como objetivo levantar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da resolução de situações-problema contextualizadas na escola e observar a metodologia lúdica enquanto disparadora de situações motivadoras e inclusivas para a aprendizagem significativa em Matemática.
Tropa de Elite: realidade ou narcisismo às avessas?
(Huxley, 1963, p. 10)
Invisibilidade pública: que legado deixaremos às novas gerações uma vez que, em pleno século XXI, adotamos uma postura antissocial?
Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento – mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante, lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a "greve do pão dormido". De resto, não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que, obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido, conseguirão não sei bem o que do governo.