Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A Organização da Educação Profissional no Brasil

Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), pode-se afirmar que os legisladores reconheceram a importância da relação entre educação e trabalho e da Educação Profissional ao dedicar o Capítulo III do Título V – "Dos níveis e das modalidades de educação e ensino" - à Educação Profissional, tratando-a na sua inteireza, como parte do sistema educacional.

Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.

Avaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal
Zoologia, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma unidade instrucional baseada em um jogo analógico para o ensino-aprendizagem de Sistemática Animal. A unidade instrucional é definida com a adoção de um modelo de design instrucional, podendo ser aplicada no Ensino Fundamental. O jogo é avaliado adotando o método MEEGA+, desenvolvido para a avaliação de jogos educacionais. Seguindo o modelo, a coleta de dados foi realizada após todos os participantes jogarem o Jogo da Memória do Reino Animalia, a partir da aplicação de um questionário. Participaram do estudo de caso seis alunos da UFSM professores da Educação Básica.

Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e Química

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de Professores

As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.

Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de música escolar voltado para turmas mistas (estudantes surdos e ouvintes)
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivos fomentar a discussão acerca do ensino de música na escola, realizado em turmas mistas (compostas por estudantes surdos e ouvintes) e apresentar duas pesquisas que contemplem essa temática. A partir da revisão bibliográfica de autores que versam sobre música e surdez, inclusão e políticas educacionais, as pesquisas apresentadas buscam alcançar resultados que possam contribuir tanto para a formação inicial e continuada de professores de Música como também favorecer a efetivação de um ensino de Música escolar que considere a diversidade existente na sala de aula, seja ela de caráter de gênero, raça, valores, religião, processos de aprendizagem e estruturas familiares, entre outros.

Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TV

Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.

Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica
Física e Matemática

Os aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.

A Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos nas escolas públicas: dificuldades e desafios
Ecologia e Meio Ambiente

A Educação Ambiental pode contribuir para melhorar as condições de vida da população, mas para isso é preciso que professores e alunos tenham consciência de sua importância e desenvolvam projetos focados na realidade da região e da comunidade.

As práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Arte e suas inflexões na contemporaneidade
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este estudo reflete sobre as práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Artes no Ensino Fundamental II na Unidade Escolar Ozildo Albano e como são selecionados os conteúdos do componente curricular de Artes para a prática em sala de aula e procura discutir pontos importantes sobre a seleção adequada desses conteúdos, levando em consideração a flexibilidade e a consonância com o que estabelecem as diretrizes para o ensino de Artes. Atualmente constatam-se grandes mudanças no ensino de Artes na Educação Básica, tanto do ponto de vista teórico como curricular. Para abordar essas transformações, desencadeou-se uma pesquisa documental com abordagem bibliográfica e de campo de como vêm sendo selecionados e ministrados esses conteúdos. A partir da análise dos resultados coletados pretende-se elucidar questões presentes na escola pesquisada para servir de reflexão e que contribuam para que outros professores que ministram a disciplina procurem trabalhar com mais coerência.