Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Estudo tem como objetivo contribuir para a formulação de políticas para jovens no Mercosul; educação de qualidade é a principal demanda de jovens organizados

O que querem e o que pensam os jovens que participam de organizações e movimentos juvenis na América do Sul? A pergunta orientou a pesquisa qualitativa Juventude e Integração Sul-Americana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, que ouviu, ao longo de 2007, 960 jovens e especialistas em juventude em seis países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. No Brasil, o trabalho foi apresentado oficialmente dia 18 de fevereiro, em Brasília, no Palácio do Planalto, durante a posse do novo Conselho Nacional de Juventude (que reúne 60 representantes do poder público e movimentos sociais).

Produção de material didático para alunos com deficiência visual: experiências nos anos iniciais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Professores do Instituto Benjamin Constant buscaram, a partir do registro da construção de materiais didáticos em 3D e da aplicação deles à prática pedagógica, identificar as possibilidades de aprendizado pelo aluno com deficiência visual, registrando as descobertas e aprimorando o material para futuras experiências e outras práticas pedagógicas, auxiliando outros professores em diferentes contextos e cotidianos escolares.

O samba na Educação Física Escolar: na batucada dos nossos tantãs
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Dança e Educação Física

O relato de prática em questão descreve as atividades pedagógicas da Educação Física escolar que aconteceram no segundo semestre do ano de 2019, em uma escola municipal de São Paulo. Ao passo que as aulas iam acontecendo, as atividades eram descritas e compartilhadas nas reuniões do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF), onde os professores e professoras integrantes do grupo iam criticando e sugerindo atividades conjuntamente. Portanto, o presente relato se constituiu em uma escrita coletiva.

Sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência abrange a avaliação da aprendizagem de estudantes do módulo final do curso na modalidade EJA do Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, de Salvador/BA. Durante o ano de 2021, observamos o uso de sala de aula invertida em aplicação na disciplina de Química, por meio do ensino remoto emergencial. Foram utilizadas as ferramentas Google para a aplicação do critério de avaliação específico da EJA para alta, média e baixa aprendizagem. Concluímos que o método é viável para ser implementado como agente transformador do ensino tradicional.

CAFÉ E O SURGIMENTO DO MERCADO DE COMMODITIES NO SÉCULO XIX

O termo inglês commodity provém da língua francesa (commodité), cuja tradução consiste basicamente nas expressões portuguesas mercadoria, produto (De Lucca, 2001, p. 100). Mais do que a própria etimologia da palavra, é o seu léxico que realmente importa para a análise, uma vez que o uso do termo remete a um sentido formulado ao longo de séculos. Quer dizer que a definição apropriada para commodity se estabelece da seguinte forma: produto primário-exportador, com pequeno grau de industrialização e produzido em grandes quantidades, conhecido também por sua dinâmica de comercialização, uma vez que se situa dentre as principais trocas comerciais dos países (Topik; Marichal; Zephyr, 2006). Destacam-se as commodities agrícolas como café, tabaco, açúcar, cacau, além das minerais, como a prata e o ouro. O que se fará adiante é um breve histórico da conjuntura em que a própria palavra fora conformada sob esse significado. A saber, trata-se do surgimento do mercado de commodities durante o século XIX.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.

O estágio pré-operacional: uma breve discussão acerca da aplicação de testes piagetianos
Psicologia e Educação Infantil

O trabalho descreve um relato ocorrido em um município do sudoeste da Bahia e realizado com duas crianças em fase de alfabetização. Ele objetiva expressar a funcionalidade dos testes piagetianos na verificação da aprendizagem segundo os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, de maneira que, por meio das aplicações, sejam averiguadas relações práticas entre o que o autor propõe à realidade vivencial das crianças em estágio pré-operacional e a necessidade de adaptação das atividades escolares com base nas fases que correspondem ao que as crianças estão vivenciando.

Brasil: como criar as condições para a “Grande Transição”?

Há alguns anos foi constituído um grupo de trabalho internacional – “The great transition initiative: visions and pathways for a hopeful future” (www.GTInitiativee.org) – para pensar propostas e práticas de transição para uma civilização planetária enraizada na solidariedade, na sustentabilidade e no bem-estar humano. Tratava-se de definir como, em cada situação, desencadear processos, aqui e agora, que gestem a necessária transformação dos impasses a que nos levou o desenvolvimento capitalista industrial, produtivista e consumista, gerador de exclusões e desigualdades sociais eticamente inaceitáveis e, ao mesmo tempo, da destruição ambiental que ameaça todas as formas de vida e a integridade do planeta Terra. Como definir e criar as condições para isso no Brasil, hoje uma das festejadas potências emergentes?

Dalí: um artista da transgressão

Ao ser convidada para escrever um texto sobre os cem anos de nascimento de Salvador Dalí, perguntei-me o que um filósofo teria a dizer sobre a arte surreal, o onírico e o amor a Gala, sobre um artista tão sui generis quanto foi Dalí. Diante dessa questão, recordei-me de duas reportagens publicadas no fim da década de 80 sobre o pintor. Numa reportagem, publicada pouco antes de sua morte, falava-se de um Dalí velho, excêntrico, enclausurado em sua casa e que rompia com todas as normas vigentes. Na segunda, por ocasião de seu falecimento, contava-se do esplendor de um artista que morria e que deixava um legado maravilhoso em suas pinturas surrealistas.