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Cultura e consumo

O capital simbólico costuma ser, na sociedade atual, um meio de discriminação social. Entende-se que este dado, por si só, sustente a necessidade de ampliação de públicos nos circuitos de difusão de uma arte não-mercadológica, já que alguns segmentos envolvidos com problemas de ordem social, tais como alimentação, segurança e moradia, não reivindicam de imediato a sua inclusão nas políticas artísticas e culturais.

O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior evitando evasão e exclusão futuras

O tema traz os efeitos possíveis de um debate oriundo da troca de experiências entre alunos e colegas professores, parceiros nos projetos de pesquisa da autora, comprometidos com a responsabilidade social pela excelência do ensino público e privado, de caráter ético e inclusivo.

Educação como prevenção à violência
Antropologia, Vivências de Sala de Aula, Música, Outras Mais Específicas e Política Educacional

É importante convencer os jovens de que aquilo que a escola ensina é essencial, mas também garantir que o conteúdo ensinado seja verdadeiramente relevante para o seu dia a dia. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar as razões que contribuem para o aluno abandonar a escola, a relação entre essa atitude e a violência, além das soluções para diminuir esse índice. O método aqui apresentado está fundamentado em artigos científicos online e livros com temas similares. No entanto, para reverter o índice elevado de evasão escolar, se fazem necessárias parcerias, além de maior investimento em políticas públicas voltadas para a Educação brasileira.

Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.

Os reflexos da ação humana sobre o território do Município de Guamaré/RN: as exigências de uma economia globalizante
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Espaços Urbanos

O estudo, de caráter reflexivo, é fruto de pesquisas no campo da Geografia regional no interior do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente, no município de Guamaré. Devido ao aumento populacional, o território analisado demonstra grandes mudanças em sua natureza espacial e de caráter social. O propósito do estudo é investigar as alterações dos percursos naturais do município, por meio das atividades pecuária, industrial e de subsistência da população. O estudo fundamenta seus aspectos teóricos sob os pontos de vista de diferentes autores e estudiosos, os quais contribuíram significativamente para a consolidação dos resultados desenvolvidos. A metodologia do estudo fundamenta-se nos aspectos qualitativos, sob as orientações da revisão bibliográfica. O estudo apresenta uma discussão favorável à orientação ecológica do espaço geográfico onde as relações humanas se concretizam, o qual carece de atenção redobrada.

Informática na educação: instrucionismo x construcionismo

O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado. Os pesquisadores do NIED e do CED têm atuado segundo uma abordagem de uso do computador na educação onde o termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.

Insólito-Parnasiano em "O Espelho", de Machado de Assis

Como Machado de Assis é um escritor dos entrelugares do fim de século XIX, a investigação ora publicada elucida os componentes fantásticos no universo poético, bem como algumas correlações entre romântico e parnasiano na estética machadiana, tomando O Espelho como microcosmo da obra.

Conceito, pedagogia e tecnologia – bases de um bom educador

Para ser um bom profissional de educação, é preciso ter bases sólidas de conhecimento conceitual, pedagógico e tecnológico, não somente construídas separadamente, mas associadas entre si. É nisso que acreditam e pelo que lutam Daniel Fábio Salvador e Roberta Rolando, coordenadores do curso de extensão em Biologia da Fundação Cecierj.

Situações-problema nos anos iniciais: adaptação de pequeno porte e implicações na aprendizagem
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho consiste num relato de experiência sobre prática pedagógica em Matemática com alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem numa escola pública periférica da cidade do Rio de Janeiro, em turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A área temática envolve a ludicidade no ensino da Matemática, em que se busca refletir sobre a necessidade e importância do trabalho com jogos durante a resolução de situações-problema, tendo como objetivo levantar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da resolução de situações-problema contextualizadas na escola e observar a metodologia lúdica enquanto disparadora de situações motivadoras e inclusivas para a aprendizagem significativa em Matemática.

Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas
Biologia e Biociências

As tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.