Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Festival de pipas: a abordagem cultural da Educação Física contribuindo para a autonomia dos alunos
Educação Física

A atividade pedagógica relatada foi realizada em uma escola municipal do primeiro segmento do Ensino Fundamental localizada em Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atividade, que tematizou a brincadeira popular “pipa”, tinha como objetivo construir as habilidades práticas corporais, reconhecendo-as como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos. Além disso, propôs-se a valorização da experimentação, criando pela brincadeira a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo que incentiva o aluno ao protagonismo e à autonomia.

As contribuições do Ciclo de Kolb na criação da logo do Clube da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O concurso para a criação da logo do Clube da Matemática foi adaptado para incorporar as etapas do Ciclo de Kolb, um modelo de aprendizagem vivencial que inclui quatro fases: sentir, refletir, pensar e agir. Esse ciclo promove uma abordagem prática e criativa para a aprendizagem, combinando conceitos matemáticos ao uso da tecnologia para aprimorar o ensino e a disseminação da Matemática. O objetivo do trabalho foi estimular o interesse dos alunos por Matemática e incentivar a participação deles em atividades que mesclam conceitos matemáticos e criatividade. A logo escolhida foi utilizada para marcar o perfil do Clube no Instagram.

Ser humano, cultura e formação social: etnoconhecimento e correlações para formação do sujeito transformador da sociedade
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Na busca por alcançar a sustentabilidade socioambiental, a sociedade esbarra na sua própria formação, que necessita ser repensada e reestruturada, visando a formação de um ser humano que busque atuar não de forma a continuar os processos de degradação do planeta impostos pelo modelo socioeconômico, mas que traga a sobrevivência da espécie humana.

Lyotard, o conhecimento e a ciência no Brasil

A Condição Pós-Moderna, Jean François Lyotard, é um relatório sobre o conhecimento, feito para o Governo de Quebec; a obra examina o conhecimento, a ciência e a tecnologia em sociedades capitalistas avançadas para o período. Ali, o conceito de sociedade como forma de unicidade, como em identidade nacional, é considerado em processo de perda de credibilidade! Não é novidade tal fenômeno.

A escola e a formação de novos públicos

A atitude de recolhimento do indivíduo cuja disposição para a arte é cultivada inexiste naquele que não a cultiva, seja por falta de acesso ou por falta de desejo de frequentar os espaços de cultura. Em 1936, falando do limiar daquele século, Walter Benjamim escreve: "fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da reprodutibilidade", mas parece que nesse outro século em que vivemos não há mais essa preocupação tão apaixonada para fazer as coisas ficarem próximas. Antes, parece que há uma certa apatia em relação à busca de opções de arte e cultura que não aquelas oferecidas de forma bastante direta pelos meios de comunicação e pelas empresas de marketing.

A situação da escola

Autores como Rui Canário, Pierre Bourdieu, Dumerval Trigueiro, Paulo Freire, Ivan Illich, Dermeval Saviani, Luiz Antonio Cunha, Daniel Thin e Marcio Costa, em algum momento, criticam a educação da maneira como ela é ministrada hoje e questionam a instituição escolar, modelo que está em crise desde o início de sua organização, no século XIX. Essa crise, na verdade, reside no modo de pensar a escola, pois nessa nova configuração social ela é vista como uma nova ordem econômica, uma nova ordem política e uma nova ordem social, segundo Canário.

Magnetismo

Dia desses topei, na Internet, com o texto de um poeta maravilhado com a palavra ímã. Dizia ele:

Melancólicas reflexões sobre a Instrução Pública em Portugal

Eis aqui, com algumas reflexões e algumas cifras, o estado da instrução pública em Portugal:

Presos à liberdade: relato da formação continuada de professores da Diesp/UERJ em agosto de 2011

Anne Patrícia Pimentel Cátia Cirlene Gomes de Oliveira Rosane Azeredo C. Siqueira Silvia Figueiredo