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Desvendando a deficiência intelectual
Quem nunca ouviu, nunca disse ou pelo menos nunca pensou algo como: “as pessoas com deficiência intelectual são doentes; elas são muito dependentes e só têm ‘condições mentais’ de trabalhar em instituições especializadas”; “elas são como crianças e vivem num extremo: ou são agressivas ou são muito ‘grudentas’”? Isso já deve ter lhe ocorrido, ou não?
Educação e Saúde: situação vacinal dos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento, Teixeira de Freitas/BA
Saúde e Vivências de Sala de AulaAtualmente, um dos maiores desafios da educação é desenvolver um ambiente propício para as práticas de ensino-aprendizagem, tornando a saúde um aspecto de extrema importância para sua consolidação. A escola consiste em um local essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes considerando que passam, por muitas vezes, a maior parte do seu dia dentro desse ambiente. Dessa forma, o educador da rede de ensino tem, além das suas responsabilidades básicas, a preocupação com a saúde de seus estudantes. Essa inquietação dos professores é adequada, pois influencia diretamente no sucesso das suas próprias práticas e, principalmente, no aprendizado dos educandos.
A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência
A literatura infantil já está consolidada como um ramo da produção cultural brasileira que tem oferecido um cabedal de textos de valor artístico. Os textos se abrem para as muitas possibilidades de interferência do leitor, que se potencializa, tornando-se mais conhecedor de si, do mundo e mais crítico em suas relações com a palavra escrita e/ou falada. A literatura, como uma das formas de experiência estética, propicia esta expansão: a leitura e a escrita se tornam uma linguagem que comunga, que compartilha experiências de vida e abre espaço para crítica. E também entra em contato com as especulações, e não com as certezas, usando a fantasia como meio de se experimentar a realidade. Possibilita, desta maneira, a discussão das verdades estabelecidas, abordando os conflitos, sem dirimir as divergências. Chega-se ao texto não para resolver questões, mas para ver estampado nas linhas criadas pelo escritor questionamentos que fazem parte da vida do leitor.
Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e LiteraturaEstudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.
Projeto de construção de um semáforo de trânsito sonoro para deficientes visuais em uma escola pública
Física, Matemática e Vivências de Sala de AulaA mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual afasta estudantes da sala de aula. As políticas públicas que deveriam garantir o acesso desses indivíduos ainda precisam ser discutidas dentro e fora do ambiente escolar. Assim, observa-se que o debate do tema é necessário, de modo a promover a efetiva inclusão de alunos. Nesse contexto, apresentamos aqui um relato de uma experiência que foi desenvolvida em uma turma de Física de uma escola pública, em que se pretendeu, com base em um tema chave (a acessibilidade dos estudantes com deficiência visual), observar o desenvolvimento das competências curriculares.
O rigor da educação tradicional: a Sociedade dos Poetas Mortos
Numa oportunidade ímpar de releitura do célebre longa-metragem Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, dirigido por Peter Weir, relembro a célebre atuação de Robin Williams, que leva a navegar por essa comédia dramática, que nos remete a um momento da história da educação elitista norte-americana. Nesse recorte temporal, vislumbramos uma sociedade e uma educação não condizentes com a vitalidade da juventude de seus filhos; ao longo do filme, é possível projetar de forma contextualizada para o nosso país e o momento atual, os problemas e entraves que acorrentam e ancoram o pleno desenvolvimento do sistema educacional.
Conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I: o uso do livro infantil e de jogos como metodologia
Matemática, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência foi realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro onde havia demandas de letramento matemático. Assim, foi proposta aos alunos dos anos iniciais uma sequência didática que integrasse os conceitos matemáticos de forma ativa e lúdica. O livro A Cesta de Dona Maricota foi utilizado como fio condutor para atividades envolvendo contagem de números naturais, cálculo de pesos e medidas e criação de uma trilha numérica. A sequência didática permitiu aos alunos vivenciar os conceitos trabalhados, que se tornaram sistematizados, possibilitando alcançar os objetivos pedagógicos e fomentar novas hipóteses de ensino.
Os desafios do ensino-aprendizagem de um aluno com transtorno do espectro autista no Ensino Técnico de Nível Médio em uma escola pública
Química, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO transtorno do espectro autista faz parte dos transtornos de desenvolvimento e é caracterizado pelo comprometimento de habilidades sociais de comunicação e comportamento estereotipados. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência sobre os enfrentamentos e ações desenvolvidas para acolher e ensinar um aluno com autismo num curso técnico integrado numa escola pública da rede federal. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa separada em duas etapas. O aluno apresentava dificuldades na fala e na escrita e as avaliações foram adaptadas: questões objetivas e com menor necessidade de escrita.
Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
HistóriaEste texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.