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A escola e a interculturalidade nas favelas do Rio de Janeiro
Antropologia, Geografia, História, Sociologia, Instituição Escola e Espaços UrbanosEste estudo parte da necessidade de abordar a história do surgimento das favelas cariocas e a relação desse movimento com a escola, repensando as práticas utilizadas e seu contexto para a sociedade, abordando o fazer educacional nesses locais e os impactos das violências que atingem essas pessoas cotidianamente. Nesse sentido, o texto pretende apresentar experiências exitosas em escolas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, na busca pela valorização das relações interculturais nas favelas cariocas que vão além do noticiário de violência, pobreza e ausência de serviços, amplamente veiculado sobre esses locais.
Educação e História da Educação no Brasil
HistóriaA educação acompanha a transformação da sociedade e, ao mesmo tempo, transforma a sociedade. A educação no Brasil, nascida com a vinda dos jesuítas após o Descobrimento, passou por várias mudanças em função de contextos políticos e sociais, mas chega à atualidade sem atender aos anseios de ser universal e de qualidade para todos
Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e LiteraturaCom o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.
Conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I: o uso do livro infantil e de jogos como metodologia
Matemática, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência foi realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro onde havia demandas de letramento matemático. Assim, foi proposta aos alunos dos anos iniciais uma sequência didática que integrasse os conceitos matemáticos de forma ativa e lúdica. O livro A Cesta de Dona Maricota foi utilizado como fio condutor para atividades envolvendo contagem de números naturais, cálculo de pesos e medidas e criação de uma trilha numérica. A sequência didática permitiu aos alunos vivenciar os conceitos trabalhados, que se tornaram sistematizados, possibilitando alcançar os objetivos pedagógicos e fomentar novas hipóteses de ensino.
Lyotard, o conhecimento e a ciência no Brasil
A Condição Pós-Moderna, Jean François Lyotard, é um relatório sobre o conhecimento, feito para o Governo de Quebec; a obra examina o conhecimento, a ciência e a tecnologia em sociedades capitalistas avançadas para o período. Ali, o conceito de sociedade como forma de unicidade, como em identidade nacional, é considerado em processo de perda de credibilidade! Não é novidade tal fenômeno.
A escola e a formação de novos públicos
A atitude de recolhimento do indivíduo cuja disposição para a arte é cultivada inexiste naquele que não a cultiva, seja por falta de acesso ou por falta de desejo de frequentar os espaços de cultura. Em 1936, falando do limiar daquele século, Walter Benjamim escreve: "fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da reprodutibilidade", mas parece que nesse outro século em que vivemos não há mais essa preocupação tão apaixonada para fazer as coisas ficarem próximas. Antes, parece que há uma certa apatia em relação à busca de opções de arte e cultura que não aquelas oferecidas de forma bastante direta pelos meios de comunicação e pelas empresas de marketing.
A situação da escola
Autores como Rui Canário, Pierre Bourdieu, Dumerval Trigueiro, Paulo Freire, Ivan Illich, Dermeval Saviani, Luiz Antonio Cunha, Daniel Thin e Marcio Costa, em algum momento, criticam a educação da maneira como ela é ministrada hoje e questionam a instituição escolar, modelo que está em crise desde o início de sua organização, no século XIX. Essa crise, na verdade, reside no modo de pensar a escola, pois nessa nova configuração social ela é vista como uma nova ordem econômica, uma nova ordem política e uma nova ordem social, segundo Canário.
Magnetismo
Dia desses topei, na Internet, com o texto de um poeta maravilhado com a palavra ímã. Dizia ele:
A criança e a literatura: travessias de criação pelo saber da experiência
A literatura infantil já está consolidada como um ramo da produção cultural brasileira que tem oferecido um cabedal de textos de valor artístico. Os textos se abrem para as muitas possibilidades de interferência do leitor, que se potencializa, tornando-se mais conhecedor de si, do mundo e mais crítico em suas relações com a palavra escrita e/ou falada. A literatura, como uma das formas de experiência estética, propicia esta expansão: a leitura e a escrita se tornam uma linguagem que comunga, que compartilha experiências de vida e abre espaço para crítica. E também entra em contato com as especulações, e não com as certezas, usando a fantasia como meio de se experimentar a realidade. Possibilita, desta maneira, a discussão das verdades estabelecidas, abordando os conflitos, sem dirimir as divergências. Chega-se ao texto não para resolver questões, mas para ver estampado nas linhas criadas pelo escritor questionamentos que fazem parte da vida do leitor.
Educação em Saúde sobre parasitoses intestinais com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Saúde e Biologia e BiociênciasEste estudo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão com ênfase em parasitoses intestinais, com escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações abordaram a vivência do projeto intitulado Parasitologia em Foco e ocorreram em duas escolas municipais de Pernambuco, por meio da encenação da peça “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. O projeto possibilitou a interação com essas crianças, que muitas vezes não têm a oportunidade de obter informações, haja vista que os professores têm sobrecarga de demandas. Ações como estas precisam ser permanentes para o conhecimento das informações propagadas.