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Uma breve história dos livros ilustrados
Ehon é a palavra japonesa que significa livro de imagem. No inicio do século XVIII, eram impressos ehons artesanais que apresentavam imagens, porém frequentemente apresentavam também, em bela e elegante caligrafia, ensaios, poemas e outros textos escritos, como o Diário do príncipe Genji. Os ehons são universalmente atraentes por sua linguagem visual, que consegue tocar diretamente o coração e a mente. Até o final do século XIX, artistas e artesãos do ehon faziam todo o trabalho a mão; por isso eles tinham muito em comum com o que nós, ocidentais, chamamos de livro do artista, mas seus livros eram direcionados ao público em geral.
Leia Kant!
Início de noite na cidade. O trânsito avança lento. Chego ao cruzamento. Na transversal, dezenas de carros esperam sua vez para cruzar. A minha frente, depois do cruzamento, não há espaço. O sinal passa do verde para o amarelo. Avançar mais seria bloquear o caminho de outras pessoas que em seus carros também querem chegar rápido em suas casas, tirar o dia do corpo debaixo do chuveiro, jantar, ver TV... Paro, então, na barra, antes da faixa de pedestres.
Da pele morena ao branco total
A descoberta da radiação no infravermelho pelo astrofísico alemão Friedrich W.Hershel (1738-1822), em 1800, causou grande impacto na comunidade científica.Entusiasmado com esse feito e convencido da existência de uma simetria no espectro da radiação, Johann Wilhelm Ritter decidiu investigar a possível existência de outra forma de radiação invisível, no lado oposto do espectro da luz visível, além do violeta. Pouco depois, em 1801, ele descobriria a radiação no ultravioleta. Embora esse tipo de radiação possa ser prejudicial aos seres vivos, são muitos os benefícios oriundos de seu emprego. Lâmpadas de luz ultravioleta, por exemplo, são usadas para esterilizar equipamentos hospitalares e desinfetar produtos alimentícios.
Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação InfantilO objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.
O rigor da educação tradicional: a Sociedade dos Poetas Mortos
Numa oportunidade ímpar de releitura do célebre longa-metragem Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, dirigido por Peter Weir, relembro a célebre atuação de Robin Williams, que leva a navegar por essa comédia dramática, que nos remete a um momento da história da educação elitista norte-americana. Nesse recorte temporal, vislumbramos uma sociedade e uma educação não condizentes com a vitalidade da juventude de seus filhos; ao longo do filme, é possível projetar de forma contextualizada para o nosso país e o momento atual, os problemas e entraves que acorrentam e ancoram o pleno desenvolvimento do sistema educacional.
Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
HistóriaEste texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.
Educação e Saúde: situação vacinal dos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento, Teixeira de Freitas/BA
Saúde e Vivências de Sala de AulaAtualmente, um dos maiores desafios da educação é desenvolver um ambiente propício para as práticas de ensino-aprendizagem, tornando a saúde um aspecto de extrema importância para sua consolidação. A escola consiste em um local essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes considerando que passam, por muitas vezes, a maior parte do seu dia dentro desse ambiente. Dessa forma, o educador da rede de ensino tem, além das suas responsabilidades básicas, a preocupação com a saúde de seus estudantes. Essa inquietação dos professores é adequada, pois influencia diretamente no sucesso das suas próprias práticas e, principalmente, no aprendizado dos educandos.
Projeto de construção de um semáforo de trânsito sonoro para deficientes visuais em uma escola pública
Física, Matemática e Vivências de Sala de AulaA mobilidade urbana de pessoas com deficiência visual afasta estudantes da sala de aula. As políticas públicas que deveriam garantir o acesso desses indivíduos ainda precisam ser discutidas dentro e fora do ambiente escolar. Assim, observa-se que o debate do tema é necessário, de modo a promover a efetiva inclusão de alunos. Nesse contexto, apresentamos aqui um relato de uma experiência que foi desenvolvida em uma turma de Física de uma escola pública, em que se pretendeu, com base em um tema chave (a acessibilidade dos estudantes com deficiência visual), observar o desenvolvimento das competências curriculares.
Biologia e Geografia em foco: a interdisciplinaridade como investigação da interface entre teoria e prática além dos muros da escola
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia e Instituição EscolaA fim de identificar as principais dificuldades da efetivação da interdisciplinaridade nas salas de aula brasileiras pela literatura, foi feita revisão integrativa para identificar as causas da resistência dos professores quanto à abordagem interdisciplinar, em função de turmas com excessivo número de alunos e insegurança; o despreparo do professor dificulta a integração das diversas disciplinas devido à fragmentação de sua formação.
Criando possibilidades em tempos de covid-19
Saúde, Psicologia e Instituição EscolaEste é o relato de uma atividade exploratória realizada com professoras de uma escola de Educação Básica no período de isolamento social determinado pela pandemia da covid-19. A partir dos resultados de um questionário respondido por elas sobre os períodos antes e durante a pandemia, foi realizada uma conversa na qual foram compartilhadas as respostas e oferecidas orientações sobre manejo emocional, além de uma técnica para pensar respostas mais adequadas ao momento. As professoras avaliaram que a atividade trouxe contribuições e indicaram outros assuntos a serem trabalhados.