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Libras na educação: limites e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva

A língua de sinais tem como objetivo promover a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. A legislação propõe alterações nos currículos dos cursos de licenciatura e Fonoaudiologia; com isso a pessoa surda ganha espaço na sociedade como cidadão. É necessário conhecer e analisar a legislação no que tange a formação em Libras e como se dá aplicação dela na educação de surdos, como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações benéficas na legislação.

2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Este é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.

Hípias Maior e o belo-em-si

A despeito de qualquer injúria, a Filosofia da Arte tem data de nascimento: século IV a.C., e filiação: Platão. São cinco os textos platônicos sobre Estética (palavra proveniente do grego aisthésis): Hípias Maior, Banquete, o livro X da República, Fedro e Íon. Interessa-nos, no entanto, a análise de trechos do primeiro diálogo dedicado a definição do belo.

Sobre a origem da universidade moderna

Em 1794, o filósofo Immanuel Kant (1724-1804) publicou uma coletânea de textos escritos ao longo de alguns anos ao qual foi dado o nome de Conflito das Faculdades. Esse texto foi o início da reflexão sobre a universidade moderna e o marco para a mudança na determinação de seu sentido. Ele representa essa mudança por se contrapor ao modelo de universidade medieval, constituída pelas três faculdades superiores (Teologia, Direito e Medicina) e a faculdade inferior (a Filosofia). A hierarquia dessa organização refletia uma ordem decorrente das necessidades empíricas percebidas pelo Estado, pois a universidade lhe servia para formar indivíduos que teriam como tarefa simplesmente cumprir seu papel do modo como foi aprendido.

As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política Educacional

O programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.

O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.

Resenha do artigo “A aquisição da escrita: teoria, reflexão e aplicação”
Educação Infantil, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

No artigo, Vânia Cristina Casseb-Galvão trata da aquisição da linguagem escrita por uma perspectiva que considera a trilogia “teoria, reflexão e aplicação” inerente ao processo ensino-aprendizagem da língua escrita, tanto no que se refere às práticas do alfabetizando quanto no que diz respeito às do alfabetizador. A relevância desse texto reside não somente na consideração sobre o processo que ocorre no aluno para aquisição da escrita, mas também sobre a imprescindível ocorrência desse processo no professor para que leve o estudante à efetivação de tal aquisição.

Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e, quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar que está fundamentado na assimilação de ideias e na memorização.

Resenha do livro "Inclusão na prática: estratégias para uma educação inclusiva"
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta resenha trata da Educação Inclusiva com base no livro de Rossana Ramos. Para tanto, é feita uma análise da obra para compor a ideia de uma Educação Especial verdadeiramente significativa e inclusiva. O trabalho chama a atenção também para as estratégias que a autora traz em seu livro e que servem para exemplificar atitudes concretas e factíveis para efetivar a inclusão de estudantes deficientes no meio escolar. A obra é rica em detalhes e, apesar de a autora trazer exemplos reais numa escola de Cotia/SP, serve para orientar ações inclusivas e possibilita a reflexão e a implementação de tais ações.

Resistência e pandemia: os desafios de uma professora quilombola no enfrentamento à covid-19
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil; tem por objetivo propor reflexões a partir dos resultados obtidos em entrevista realizada com a professora Rosária Costa. Embora inicialmente pensada com o propósito de conhecer dilemas e adversidades enfrentados pela docente durante a pandemia da covid-19, é impossível ignorar sua trajetória e suas experiências como mulher negra e militante da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha.