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Educação profissional no Brasil: da industrialização ao século XXI
Diversos estudos privilegiam o ano de 1942 como o marco da história do ensino industrial no país. No entanto, estes estudos não resgatam o sentido de continuidade do processo histórico. A imagem que fica é a de que a partir de 1942, o ensino industrial e a sociedade, tomaram o rumo que leva à igualdade social. Neste texto, nosso objetivo é o de mostrar o que muda e o que permanece, ainda nos dias de hoje, ressaltando como o ensino profissional foi criando uma identidade voltada para as necessidades estritas do mercado. Veremos, com isto, que por trás das ideias existe a premência de manter as desigualdades, apesar de o trabalho tornar-se imprescindível para a organização da sociedade.
Estilos de aprendizagem: análise de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública em Nilópolis/RJ
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO presente artigo trata da ligação existente entre o ensino e os estilos de aprendizagem, buscando compreender como eles se relacionam. Para tanto, apresenta-se a pesquisa de verificação e análise dos estilos de aprendizagem de alunos do 6º ano de uma escola pública na Baixada Fluminense. Os problemas que motivaram este trabalho referem-se à heterogeneidade intrínseca à sala de aula e ao fato de que o ensino frequentemente não contempla os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que as dimensões mais equilibradas foram a visual/verbal e ativo/reflexivo.
A produção escrita discente sob uma perspectiva fonético-fonológica
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo versa sobre a necessidade de buscar ampliação e aprimoramento da formação docente em relação aos conhecimentos fonético-fonológicos, entendidos como de grande relevância para análise, identificação, entendimento e intervenção nos desvios em produções escritas de alunos da Educação Básica, a fim de que a aquisição da norma padrão pelos discentes se torne uma realidade possível e concreta. Afinal, são recorrentes os registros da sensação de impotência, por parte de professores, ante o baixo índice de proficiência dos alunos em produção de textos.
Pressupostos pedagógicos da teoria walloniana: interfaces com a proposta pedagógica de um centro de Educação Infantil
Educação InfantilEste artigo tem como objetivo construir um paralelo analítico entre os pressupostos pedagógicos da teoria de Henri Wallon e a proposta de ensino e aprendizagem de um centro de Educação Infantil. Para isso, buscou-se analisar se os pressupostos pedagógicos contidos na teoria de Wallon se expressam no cotidiano de um centro de Educação Infantil em Acaraú/CE. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e a coordenadora pedagógica. Frente aos resultados da pesquisa, foi possível concluir que as pressuposições feitas por Wallon são válidas e estão presentes no dia a dia da instituição pesquisada.
A avaliação como ferramenta pedagógica: perspectivas do processo avaliativo nos dias atuais a partir do cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Formiga/MG
AvaliaçãoO processo de avaliação nas escolas de Ensino Fundamental torna-se elemento de exclusão pedagógica dos alunos por meio do reducionismo da categorização entre aptos e inaptos para prosseguir nos estudos. É uma realidade que causa prejuízos para os alunos. Este manuscrito apresenta uma investigação, seguida de discussão e análise sobre como os professores concebem o processo avaliativo numa escola do Ensino Fundamental em Formiga/MG. A metodologia do estudo baseia-se em rigoroso levantamento bibliográfico e em entrevistas estruturadas em questionário, realizadas com 15 professores da escola.
"O Brasil não é para principiantes" (Tom Jobim)
A Revolução Industrial de 1760 surgira com o advento do capitalismo industrial, expandindo o desenvolvimento material e a destruição maior, mais acelerada da natureza. O colapso das economias asiáticas, o fenômeno da globalização do comércio, a redução dos comerciantes de bens e dos intermediários, o sucesso da nova tecnologia extrativa têm se multiplicado de maneira assustadora. O novidadeiro capital natural, fruto de uma melhor ambiencia do homem com a mãe natureza, permitiu que se mudassem os conceitos sobre a vida humana. Tudo agora passou a depender da economia da civilização. Descobriu-se então, o alerta: o meio ambiente estava ficando adoentado.
O desafio da comunicação nas aulas de Ciências e Biologia, a partir da prática docente na rede pública de ensino de Formiga/MG
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaParte-se do pressuposto de que a comunicação é um fenômeno central da Educação e interfere objetivamente no processo de ensino e aprendizagem das Ciências e da Biologia. Pretende-se investigar quais os métodos de comunicação mais utilizados pelos professores nas aulas de Ciências e Biologia e analisar a sua relevância na construção do conhecimento. Optou-se pela metodologia qualitativa e aplicou-se a Análise Textual Discursiva para a construção de metatextos a partir dos resultados e coletaram-se dados através de questionário estruturado com a participação de sete professores de Ciências e Biologia do município de Formiga/MG. Analisados os dados, prosseguimos na elaboração de discussões em torno da importância da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, quais os meios de comunicação mais utilizados em sala de aula para otimizar a comunicação com os alunos, como os professores fazem uso dos termos científicos na sala de aula, em quais séries e conteúdos os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, como os professores buscam facilitar a comunicação em suas aulas e se utilizam algum recurso tecnológico como forma de comunicação. Alcançaram-se ótimos resultados em torno da identificação da importância da comunicação no cotidiano da sala de aula centrada no uso tradicional de recursos digitais e a demonstração da relevância do paralelismo entre o vocabulário científico e o popular.
Por uma educação que proporcione boa vida na cidade ou emancipação?
Cidadania e ComportamentoAs manifestações dos profissionais da Educação são reflexos de uma cidadania abstrata, visto que os direitos e deveres estabelecidos na Constituição Cidadã e demais conjunto de leis dela decorrentes garantem mecanismos de cumprimento de deveres, porém a contrapartida, o direito dos cidadãos, é negligenciado.
O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Língua Portuguesa e LiteraturaDe que forma o uso de tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para o ensino de Literatura? Por meio de pesquisa bibliográfica, são discutidos aspectos das tecnologias aplicadas à educação, o papel da Literatura no Ensino Médio e formas de utilização da tecnologia nas aulas, com sugestões de processos e ferramentas.