Biblioteca
Filtrar os artigos
Didática e Prática de Ensino: o que dizem os PCN sobre a Prática Docente de Língua Portuguesa?
A didática, consoante Libâneo (2008), consiste em uma atividade de cunho de mediação entre os objetivos de ensino e os conteúdos do ensino, abrangendo, assim, os mais diversos componentes dos processos de ensino e de aprendizagem. Todos esses componentes aparecem nos mais recentes documentos oficiais que norteiam/orientam o processo de escolarização brasileiro (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Orientações Curriculares Nacionais - OCN etc.). Os PCN focam nos objetivos, na organização dos conteúdos, nos processos avaliativos e nas práticas de ensino, ou seja, remetendo à Didática.
Uma abordagem interdisciplinar para o estudo da fotossíntese no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Física e Vivências de Sala de AulaDois experimentos realizados com materiais simples e de fácil aquisição contribuem para estudar de maneira interdisciplinar o fenômeno da fotossíntese. São atividades planejadas para turmas do Ensino Fundamental, a fim de ajudar na construção do conhecimento das Ciências da Natureza e garantir a alfabetização científica dos alunos.
Biologia molecular da doença de Alzheimer: uma luz no fim do túnel?
ALMEIDA, O.P. Biologia molecular da doença de Alzheimer: uma luz no fim do túnel?. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. Jan./Mar. 1997, vol.43, no.1 [cited 14 November 2002], p.77-81.
Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje
O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.
Museu Casa do Pontal
Chegamos, enfim, ao Museu Casa do Pontal, considerado o maior e mais siginificativo acervo de arte popular brasileira. À primeira vista, é uma chácara, com muitas plantas e belos jardins, criados por Burle Marx. Fomos recebidas pela coordenadora do projeto educacional do Museu, a arte-educadora Juliana Prado, que nos entreteve, enquanto esperávamos a chegada de um grupo de alunos de quarta série de uma escola municipal para fazer a visita ao Museu.
A relevância dos saberes linguísticos dos alunos para a aquisição da língua escrita
Língua Portuguesa e LiteraturaO processo de alfabetização na escola deve privilegiar os conhecimentos anteriores dos alunos sobre sua língua materna e suas práticas de comunicação, a fim de construir uma aprendizagem significativa desse sistema essencial para a inserção desse aluno na sociedade.
Relatos de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Faetec/RJ: empregabilidade e inclusão social
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Rede Faetec. Este estudo de caso possui natureza empírica, caráter exploratório e a análise de dados qualitativa. Realizou-se pesquisa documental e observação participante para descrever e analisar os dados. Conclui-se que o curso de Condutor de Turismo Esportivo ajuda a transformar a realidade socioeconômica, na medida em que qualifica pessoas que não consideravam os aspectos da prática esportiva, como viajantes que participam de eventos, torcedores e equipamentos para visitação.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: políticas e práticas
Márcia Ribeiro Gonçalves
Bullying em ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem discente
Instituição EscolaNo ambiente escolar, o bullying é a realidade de inúmeras crianças e adolescentes durante as aulas, as atividades recreativas e trabalhos em grupo. Este estudo trata do bullying na escola e suas implicações na aprendizagem. É notório que os problemas que ocorrem na escola podem trazer fatores que interferem tanto no trabalho pedagógico do professor como na aprendizagem do aluno. O bullying pode fazer com que alunos agredidos apresentem baixo desempenho durante as atividades propostas pelo professor. Muitos deles podem ainda não interagir com colegas e apresentar transtornos psicológicos e alimentares. Isso gerará desgosto pela escola e contribuirá para a evasão escolar.
Educação Inclusiva: dificuldades e intervenções
Educação Especial e InclusivaA inclusão dos alunos com deficiência no ambiente escolar não é um debate novo; tal fenômeno vem sendo abordado há décadas por pesquisadores e sociedades leigas que visam garantir o ingresso e permanência dessas pessoas no processo de ensino-aprendizagem. Um retrato do Brasil ineficiente nessa luta se vê de maneira nítida como um patamar ainda distante de ser alcançado. O trabalho aborda as dificuldades docentes e discentes e as políticas de intervenção para que seja bem-sucedido o processo de inclusão.