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A internet como meio de democratização artística

Desde os tempos antigos, o homem tem necessidade de representar, de uma ou outra forma, seus desejos e inquietudes e comunicar mensagens às pessoas com quem convivia. Exemplos disso são as pinturas rupestres, que datam de mais de 40.000 anos, e que mostram as necessidades e as qualidades artísticas de pessoas que, mesmo separadas por tanto tempo, permanecem unidas por esses vestígios que herdamos.

Educação Financeira: discussões sobre finanças saudáveis com alunos da Educação Básica
Economia

Este texto relata uma atividade extensionista sobre Educação Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio regular. A organização do seminário teve como objetivo fundamental informar, esclarecer, orientar e discutir com os jovens os principais aspectos e impactos do início de uma vida financeira saudável, oferecendo aos estudantes orientações e informações sobre a melhor maneira de gerir seus recursos financeiros, em decorrência das variações dos índices de preços e das taxas de juros praticadas no sistema financeiro nacional e como isso afeta suas condições pessoais ao longo da vida.

Educação, cidadania e formação do sujeito social: um resgate dos PCN
Educação Artística

A sociedade necessita uma mudança de percepção e de formação do ser humano, para que rompa estes grilhões materialistas e individualistas precisam ser estruturados pelo sistema de ensino.

Crioulada: A vida na diferença! A sociedade do outro?!

Este artigo é um olhar sobre a ‘Sociedade Paralela’ e a derivação de suas ‘figuras sociais’ na discussão do modelo e da classificação social das ‘franjas sociais’ para o nosso tempo presente. Como corolários do tempo de governança do único ‘Rei crioulo do Brasil’ para cá.

O que significa avaliar alguém no ensino superior?

Venho colaborando há algumas semanas com artigos para esta revista de educação, mas até então não tinha tratado diretamente de experiências no interior da sala de aula. Quero, com este texto, por meio de uma experiência pessoal de docência em uma universidade pública, suscitar uma reflexão sobre as condições de muitas universidades no Brasil e problematizar o sentido de sua própria denominação como “universidade”.

PRÁTICA ANTIRRACISTA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – A TECITURA DO CONHECIMENTO NO 1º CICLO DE FORMAÇÂO

Vivemos em uma sociedade desigual quanto a condições para o pleno desenvolvimento humano. Nela encontramos evidências para a existência de discriminação dos indivíduos a partir do critério raça/cor, gerando a exclusão de considerável parcela da população brasileira do acesso irrestrito a bens sociais capazes de oportunizar condições dignas para a existência e sobrevivência (Gonçalves, 2003), dentro da dinâmica socioeconômica vigente.

“Espessas nuvens”: uma reflexão analítica sobre os diversos territórios nos discursos adotados na criação do IHGB
Geografia, História e História da Educação

Este trabalho estuda a relação entre a criação do IHGB e a construção do processo de disciplinarização do processo de ensino-aprendizagem da História no Brasil que se deu em territórios que vinculavam a diversidade regional, cultural, social e econômica em um funil domesticador, hierarquizador e socializador que produzia uma homogeneização dos pensamentos nos diversos territórios.

Um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem dos diferentes significados de frações em uma escola de Educação Básica
Matemática

Este trabalho investigou junto a alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Duque de Caxias os significados de frações que esses alunos demonstraram ter maior domínio ou não possuem e os mais presentes entre eles, como relação parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número, razão e probabilidade. Foram analisados os livros didáticos usados por esses alunos, os resultados de tarefas propostas e as respostas verbais dadas em entrevistas sobre essas tarefas.