Biblioteca
Filtrar os artigos
Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.
O sabor tropical das frutas de cera da pequena notável
Um turbante com diversas frutas na cabeça, balangandãs, badulaques e uma saia comprida cheia de babados com uma fenda generosa na lateral... A quem tais acessórios remetem? Dez entre dez brasileiros responderão: Carmen Miranda. Certo. Mas tudo isso ainda é pouco. Diversas outras coisas podem ser ditas sobre ela: seus gestos únicos com os braços, seu largo sorriso pintado de vermelho e o enorme sucesso no exterior – fato este que fez com que fosse acusada de ter perdido suas raízes brasileiras (na verdade nasceu em Portugal em 1909 e, com menos de um ano, mudou-se com a família para o Brasil). Tal acusação foi respondida pela cantora com grande humor, por meio de uma música de encomenda chamada Disseram que eu voltei americanizada.
A ameaça aos consensos do Cairo
Dez anos após a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, ocorrida no Cairo, controvérsias à esquerda e à direita têm provocado debates acirrados, principalmente no que diz respeito a temas como direitos reprodutivos e sexualidade. Em aliança com o Vaticano e os países islâmicos, os Estados Unidos pressionam fortemente os governos que apoiam as deliberações da conferência. Essa atitude, no entanto, vem encontrando resistência, de modo especial em países da América Latina, que lutam contra o fundamentalismo (uma primeira versão deste texto está incluída em Dez anos do Cairo: tendências da fecundidade e direitos reprodutivos no Brasil, publicação organizada por André Caetano, Sonia Corrêa e José Eustáquio Diniz Alves. O Observatório da Cidadania agradece à Abep e à Unfpa, responsáveis pela publicação, e aos editores a cessão do texto).
Comunidade conta sua história
Inaugurado no dia 8 de maio de 2006, o Museu da Maré foi aberto tirando primeiro lugar em pelo menos dois quesitos: é o primeiro museu brasileiro a ser organizado e montado por favelados e ex-favelados; e depois, até que se prove o contrário, é o primeiro especificamente sobre uma favela.
As contribuições do planejamento e dos planos de ensino no processo didático-pedagógico da socialização dos campos de experiência na Educação Infantil
Educação InfantilA presente pesquisa investiga, por meio de levantamento bibliográfico, as contribuições do planejamento e dos planos de ensino na socialização dos saberes na Educação Infantil quanto à construção emanada das situações cotidianas entrelaçadas ao contexto do patrimônio cultural, por meio da distribuição temática a ser experienciada pelas crianças na primeira etapa da educação básica, apresentadas nos campos de experiência definidos na Base Nacional Comum Curricular. Imprime-se uma dinâmica arguitiva, que mensura e condensa as feituras desenvolvidas pelo profissional docente.
Ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio como instrumento facilitador para a tomada de decisões
MatemáticaO ensino da Matemática Financeira tem sido abordado basicamente sob três aspectos: a tomada de decisão, os investimentos e a cidadania. O foco do presente trabalho está na abordagem da tomada de decisão. O objetivo do artigo é abordar as concepções da Matemática Financeira com a finalidade de ensinar os alunos a analisar e interpretar as operações financeiras e comerciais que decorrem do cotidiano. Logo, este trabalho se justifica pela relevância da Matemática Financeira como ferramenta facilitadora que pode propiciar aos alunos a capacidade de tomar decisões frente às diferentes operações que o mercado oferece na vida cotidiana.
Visões da paisagem e da percepção ambiental: contribuições para a educação ambiental
A educação ambiental vem sendo discutida sob diferentes abordagens e contextos (Leonardi, 1997), em que estão inseridas a dimensão cultural, política e econômica da sociedade. Muitas das atividades desenvolvidas dentro das suas duas vertentes principais, a educação ambiental formal e a não-formal, ainda encontram dificuldades de inserção e eficiência, seja pelo emprego de estratégias distanciadas da realidade da população-alvo, seja pelas dificuldades de fomentar trabalhos interdisciplinares nas escolas, ou mesmo de criar mecanismos para a sua estruturação e continuidade.
A literatura no contexto tecnológico do século XXI
Língua Portuguesa e LiteraturaA literatura sofreu transformações significativas no início do século XXI, incluindo seus meios de produção e circulação. É importante discutir a influência da tecnologia na produção literária atual e o futuro do livro impresso.
Habilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento
Vivências de Sala de AulaEste trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.
As Revoluções Industriais, as invenções e a educação
O fenômeno das Revoluções Industriais foi causador e causado por grandes invenções, como a do motor a vapor; posteriormente, a eletrificação, que revolucionou o ’tudo’ no ‘todo’ até os dias recentes, como foi revolucionária a mudança da caça nômade para a agricultura sedentária, que permitiu o aparecimento das civilizações humanas, pois havia bastante tempo para que as pessoas se alimentassem, para aprender a ler e escrever, a desenvolver as artes e construir monumentos etc. Nos intervalos das invenções, as pessoas criavam as tais novas janelas de oportunidades, ou seja, os latecomers. Essas janelas no tempo e ao longo dele sempre foram condições fundamentais para o avanço encadeado. O motor de combustão interna conduziu à maior indústria do mundo, mas não causou uma revolução econômica. Asseveramos que os avanços em conhecimentos básicos e em tecnologias radicalmente novas não aconteceram sempre por acaso; foram exigências do capital, de necessidade do jogo do capital, do capitalismo.