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A capacidade nuclear de Bin Laden

No texto "A mulher seminua e o ódio ao Ocidente", expus as ideias de Sayyid Qutb, que radicalizou a herança do fundador da Irmandade Muçulmana, Hassan al-Banna, estabelecendo a necessidade de uma Jihad global para a conversão do mundo ao Islã. Qutb confirmou a noção de Al-Banna de que a Jihad não é apenas defensiva, mas ampliou-a, deixando para trás a noção de que o terror islâmico deixaria o Ocidente em paz se o Ocidente deixasse em paz o mundo muçulmano. Em seu livro Sinalizações na estrada, Qutb diz: "Pode acontecer que os inimigos do Islã considerem conveniente não tomar nenhuma medida contra o Islã, se o Islã os deixar sozinhos em suas fronteiras geográficas para que continuem o domínio de alguns homens sobre outros homens, e se o Islã não estender a eles a sua declaração de liberdade universal. Mas o Islã não pode concordar com isso". E complementa: "De fato, o Islã tem o direito de tomar a iniciativa. Ele não é uma herança de nenhuma raça particular ou país. O Islã é a religião de Deus e é para o mundo inteiro. Ele tem o direito de destruir todos os obstáculos na forma de instituições e tradições que limitem a liberdade de escolha dos homens". Foi o que fez a al-Qaeda ao atacar as Torres Gêmeas e o Pentágono. Os terroristas tomaram a iniciativa.

Sacola de Degustação: arte, educação e saúde com alimentação saudável
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

Compreendemos a arte como algo essencial para a existência humanizada. Parte integrante de nós se compõe de nossa esfera artística, sobretudo a que nos referencia aos encantos da sensibilidade, criatividade e emoção. Assim, a arte se faz necessária no ambiente escolar. Com base nessa compreensão, realizamos uma reflexão sobre a dinâmica degustativa Sacola de Degustação, com pauta nas áreas da Saúde e da Educação, observando a experiência como oportuna no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Perspectivas interprofissionais entre saúde e educação no Projeto Balança Maré
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Educação Física e Política Educacional

Este artigo visa relatar e refletir sobre a experiência ocasionada na interprofissionalidade entre saúde e educação, especificamente nas áreas de Educação Física, Arte, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Além da ação integrada com algumas práticas integrativas e complementares – PICS, como arteterapia, ioga, meditação e fitoterapia. Como relato de experiência interprofissional, juntas, saúde e educação se associam no Projeto Balança Maré, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, e ao longo dos seus sete anos de existência desenvolvem edições que vislumbram a saúde física, a interação, a socialização, o jogo competitivo e a prática de hábitos saudáveis referentes à questão alimentar e de exercícios físicos no combate à obesidade.

Web-rádio na Educação: experiências formativas envolvendo a utilização de mídia radiofônica em escolas de Educação Básica de Minas Gerais
Computação e Tecnologias

Como o rádio é um meio de comunicação de grande importância na sociedade contemporânea, saber usá-lo para práticas educativas traz uma forte razão para ser utilizado nas escolas, até mesmo para a democratização da informação.

AULAS DE (CONS)CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos educadores, principalmente de disciplinas exatas como Ciências, é trazer para o alunado não só os conhecimentos teóricos, mas uma prática funcional aplicável à realidade da escola pública (Núñez et al., 2009). Muitas vezes, porém, os livros didáticos não colaboram para esse fim, pois trazem teorias e conhecimentos dispostos de uma forma frequentemente desvinculada da prática, ou não são contextualizados com a realidade vivenciada em cada região ou localidades (Dias, 1998).

Uma perspectiva sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal
Antropologia, Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo visa ampliar reflexões sobre os desafios educacionais no contexto neoliberal. As políticas neoliberais se enquadram na lógica da estrutura hierárquica capitalista, na qual a sociedade humana se torna estruturada e estruturante aos sujeitos sociais. As políticas em questão pulverizam as possibilidades de conscientização e emancipação dos indivíduos e sociedades de verdades politizadas no âmbito econômico e homogeneízam as perspectivas educacionais.

Experimentação no ensino e aprendizagem de Física
Física

Várias pesquisas avaliam positivamente as atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem de Física. Por isso, os professores dessa disciplina esperam que esse modelo de ensino confirme sua trajetória de ascensão. Os trabalhos apresentados no Simpósio Nacional do Ensino de Física vêm confirmar essa teoria.

A Batalha dos Elementos auxiliando no ensino de Química
Química

Um jogo de cartas pode, aproveitando os benefícios da ludicidade, trabalhar recursos da tabela periódica sem se fixar em aspectos de memorização, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo que é considerado complexo e de grande dificuldade pelos discentes. Os resultados obtidos mostram que os níveis de aprendizagem aumentaram em relação ao momento inicial da atividade.

Tecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.

Educação e inclusão: lendo o mundo para além da sala de aula
Educação Especial e Inclusiva

O trabalho aqui apresentado trata da inclusão dos alunos da classe especial nas atividades da sala de leitura e na escola como um todo, compreendendo que a leitura de mundo vai além da leitura de literaturas. A escolha se deu levando em consideração a atuação e a prática docente na sala de leitura em uma escola municipal da Zona Oeste carioca. Sua relevância está em nos fazer refletir acerca de uma classe especial isolada em “seu espaço” e que se limita a um pseudoprotagonismo em datas comemorativas alusivas à inclusão.