Biblioteca
Filtrar os artigos
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: novos problemas e novos desafios
O exercício da cidadania no Brasil é muito precário (Vlasman, 1998), se compararmos com os centros mais avançados de nosso planeta. Especialmente nas camadas mais populares de nossa sociedade urbana, que vive hoje o inchaço da explosão demográfica, observamos um total sentido de letargia de nossas escolas, provavelmente alimentadas pelas parcas respostas dos frutos conquistados de seu trabalho. Vivemos em um país que ainda procura sua identidade maior. Pesam de maneira contrária os quase quatro séculos de escravidão emoldurados por uma história longeva de autoritarismo mandonista, simbolizados por um conjunto complexo de famílias nucleares que convivem na mais absoluta diversidade. Não só nossa terra, mas nossa formação social, mesmo a urbana, é de profundos contrastes.
Clarice Lispector e a Poética do Ovo
Tal pergunta pode num primeiro momento parecer ingênua, mas em seu interior carrega todos os pressupostos determinados enquanto realidade do real, pela lógica do pensamento metafísico. Ou seja, ao optarmos por uma das alternativas excluímos a outra, desconsiderando-a. Esta, lançada no esquecimento, não mais é digna de ser efetivamente re-pensada, pois a afirmação de uma implica necessariamente a anulação das possibilidades da outra. Pois, em verdade, o “ou” expresso na pergunta não nos aponta dois caminhos possíveis, mas apenas um previamente estipulado. Resultado? Resposta dada, conceito criado e, por fim, cristalização do movimento natural de todo o pensamento que, incessantemente, convoca-nos a renascer.
Santinha: uma breve biografia de dona Carmela Dutra
Formação de ProfessoresA vida de Carmela Dutra, professora, ativista católica e primeira-dama brasileira, mostra bem as influências que teve sobre a Presidência da República e a sociedade na época da Guerra Fria, tornando-se hoje nome de colégio normal e hospital.
Contos e microcontos cientificamente proibidos
Astronomia, Física, Matemática e QuímicaO mundo é um ambiente misterioso. Em tempos pregressos, quando ainda convivíamos em maior proximidade com a natureza, lugares, pedras ou plantas poderiam simbolizar grande poder. O ser humano impregnava a natureza de poderes fantásticos, como deuses animais, forças telúricas e entes diversos inalcançáveis pelos nossos sentidos ordinários. Ao longo do tempo e, especialmente, após o iluminismo, essas associações caíram em desuso, passamos condicionar o nosso entendimento da natureza àquilo que era factualmente demonstrável, enquanto as crenças antigas foram tachadas de retrógadas e primitivas.
Um excepcional documentário sobre a globalização da educação
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasEscolarizando o mundo – o último fardo do homem branco é um filme que aborda as experiências de ocidentalização de escolas na Índia, que levam os estudantes a considerar que as culturas milenares em que estão inseridos são inferiores.
(Multi)Letramento e ensino de língua portuguesa na era digital
Língua Portuguesa e LiteraturaCom o avanço tecnológico e, consequentemente, o surgimento das redes sociais, a língua ganhou mais um veículo para se exprimir: os suportes digitais. Assim, surge um novo canal de comunicação e de expressão. A partir da proposta de um ensino de Língua Portuguesa baseado nos gêneros discursivos, busca-se compreender e refletir acerca desse ensino na era digital. Para tanto, buscou-se uma definição para o termo língua para então refletir acerca dos currículos e das práticas de (multi)letramento.
O candomblé como forma de resistência escrava à colonização
De todos os traços culturais africanos trazidos para o Brasil, o Candomblé talvez tenha sido o mais estudado pela área acadêmica; descendentes da herança cultural negro-africana como a Umbanda: Nina Rodrigues, Manuel Querino, Artur Ramos, Edison Carneiro, Gonçalves Fernandes e René Ribeiro em Pernambuco. A estrutura religiosa do Candomblé e seu modelo organizacional têm sido foco de análises exaustivas, além de serem estudados também em São Paulo, no Rio Grande do Sul e especialmente na Argentina.
Nada do que é humano me é estranho
Texto produzido para a Série "Debates contemporâneos: escola e violência", veiculada pela TVE-Brasil em setembro de 1999. www.tvebrasil.com.br/salto
Relato de experiência: criação do podcast Som de História
História, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste é o relato de uma professora de História da rede pública do Estado do Rio de Janeiro que também atua como locutora de rádio FM. Durante a pandemia, ela criou o podcast Som de História com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa experiência impulsionou a pesquisa que resultou na dissertação Som de História – uma plataforma interativa de ensino-aprendizagem de História. O artigo descreve as etapas de criação do podcast e seus desdobramentos, além de analisar sua contribuição como ferramenta pedagógica no contexto educacional.
O lúdico como processo inclusivo no ambiente escolar
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo discute questões referentes à importância da ludicidade no processo de inclusão no ambiente escolar. Tem como objetivo mostrar que a inclusão é algo que pode acontecer, basta pensar nas necessidades do portador de deficiência e enxergá-lo como ser humano, como qualquer cidadão, com suas dificuldades, mas também com suas capacidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante o direito desses educandos a atendimento preferencialmente na rede regular de ensino, com respeito a suas habilidades e individualidades. Nesse contexto, cabe à escola proporcionar um ambiente favorável ao aluno com necessidades especiais. Os jogos e atividades lúdicas são grandes aliados dos docentes e dos mediadores que atuam com alunos portadores de necessidades especiais para flexibilizar e dar opções para o aprendizado.