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O livreiro

É comum associar o perfil de quem gosta de ler a uma personalidade solitária, tímida ou mesmo desajustada socialmente. Está claro, porém, que essa é uma imagem preconceituosa, gerada por uma associação tola entre o recolhimento e a esquisitice. O site O Livreiro é uma boa demonstração de que o leitor é um ser social, que deseja partilhar sua leitura e sua experiência com outros leitores. O site se define como “uma rede social para quem gosta de livros” e funciona como um lugar de encontro entre pessoas que mantêm esse saudável hábito da leitura.

O que os estudantes pensam das escolas?

Dias desses li uma pesquisa divulgada pela Agência do Estado alertando para o fato de que a maioria dos estudantes do ensino médio dos Estados Unidos se aborrece em sala de aula. O estudo - realizado pela Universidade de Indiana em 26 estados do país - contemplou 81 mil alunos. Constatou-se também que mais de 20% deles já cogitaram abandonar a escola e outros tantos acham que os professores não se importam com eles.

Amores Virtuais

Felice querida, o que dizes de uma vida conjugal na qual o marido, pelo menos alguns meses por ano, sai do escritório às duas e meia ou às três horas, almoça, deita, dorme até as seis ou sete horas, engole rapidamente alguma coisa, vai caminhar por uma hora, depois começa a escrever e continua até uma ou duas da manhã?

O mapa da literatura brasileira atual no contexto da América Latina

Com projeto de pós-doutorado aprovado no último edital do Programa Pós-doutorado Nota 10 da Faperj, Ieda Magri e Beatriz Resende se dedicam ao estudo da literatura brasileira atual e o sistema editorial da América Latina.

O professor na Bienal do Livro

A Bienal do Livro no Rio de Janeiro vai até o dia 20, no Riocentro. São dias de atividades voltadas à literatura, poesia, educação, música e outras áreas que atingem o público infantil, adolescente e adulto. A organização do evento incentiva a visita dos professores, que não precisam pagar a entrada, desde que comprovem sua condição de docentes. Para saber que documentos levar para ingressar gratuitamente na bienal, bem como outras informações, acesse este link.

A cidade como espaço educativo: crônica de uma experiência
Outras Mais Específicas

Temos muito a aprender com visitas a pontos de uma cidade. O museu carrega uma memória, educa, pela possibilidade de relacionar o passado a uma estrutura que perdura até os nossos dias. Cada artefato ensina sobre um mundo possível, sobre práticas e vivências, por isso é fundamental visualizar a cidade de outra forma, andando pelas ruas, frequentando museus, ocupando os espaços e estranhando o cotidiano.

Por práticas pedagógicas motivadoras que despertam o prazer pela construção do conhecimento
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

A narrativa de Como estrelas na Terra desenrola-se na Índia ao redor do protagonista, o menino Ishaan Awasthi. Com apenas nove anos de idade, é visto como uma "criança problema” pelos pais e pelos professores. Ele apresenta dificuldade de concentração, afirmando ver as letras a dançar, por isso é considerado um mau aluno, um desinteressado. Ninguém fazia nada para entender o porquê de suas notas baixas e das dificuldades no aprendizado, mas ele era castigado e excluído das aulas. Por estar correndo risco de reprovação, fica ameaçado de expulsão.

A linguagem da animação na sala de aula

O uso da linguagem audiovisual em sala de aula é uma das mais conhecidas maneiras de ajudar o aluno a aprender um determinado conteúdo: vídeos de experimentos, documentários sobre a vida selvagem, filmes com temas relacionados a cidadania ou valores que servem de referência a formação crítica do aluno, entre outros.

Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Nos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.

Reflexão sobre educação de Ciências e Biologia: da monografia Projeto Corpo Humano a seis anos de prática docente
Saúde, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O trabalho busca a construção didática de uma temática transversal acerca do corpo humano que mobilize licenciados de Ciências Biológicas da UFF. O material didático O Corpo Humano em Caixas é composto de vídeos e roteiros de análises atrelados à saúde, à sociedade e à cultura. Partimos de quatro categorias: o meio ambiente e os animais humanos e não humanos; respostas aos preconceitos; os direitos humanos; o gênero e a sexualidade. Por fim, apresentamos a percepção da autora sobre o tratamento da temática em 2018 (após a sua formatura) até 2024, já com seis anos de prática docente.