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Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.

Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de Professores

O processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.

Think Pair Share por meio de Ensino Remoto: práticas científicas sobre higienização das mãos no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo facilitar a aprendizagem de alunos da Educação Básica sobre os cuidados com a higienização das mãos, por meio da metodologia Think Pair Share (TPS) adaptada ao ensino remoto. Este estudo traz abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em seis etapas organizadas com foco no processo de aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a utilização adaptada da metodologia TPS, no ensino não presencial, demonstrou ser efetiva no que diz respeito à aprendizagem sobre a lavagem das mãos como forma de interrupção da cadeia de doenças.

Profissão ensinar: identidade e saúde do “Eu educador”
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo reflexivo lança um olhar à questão crucial, já sistematizada, ignorada pelas administrações públicas: a precarização da qualidade de saúde mental e emocional dos professores brasileiros. Em face à realidade salarial da categoria, muitos são levados a ministrar elevado número de horas-aula semanais em condições de trabalho por vezes insatisfatórias, em função da falta de material didático e da violência nas escolas (refletida em agressões verbais, morais e até mesmo físicas contra alunos e professores), além de fatores antagônicos de outras ordens, como o difícil acesso ao local de trabalho e as fragilidades na formação acadêmica.

Aprendizagem com dispositivos eletrônicos

Neste artigo, vou tentar descrever algumas possibilidades do uso de três dispositivos tecnológicos na educação: o celular – mais especificamente os smartphones –, os tablets e os e-readers (ou leitores de livros). A aprendizagem mediada por esses aparatos já está sendo chamada de m-learning. Também abordarei algumas questões sobre seu presente e futuro.

Tecnologia e o “ensino aprendizagem”
História, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este trabalho visa levar aos professores de História a possibilidade de uso da tecnologia disponível na escola, buscando mais interação por parte dos alunos, pois o mundo digital é uma ferramenta poderosa para estimular a curiosidade. Trazer os meios tecnológicos para dentro da sala de aula é de suma importância; percebemos que os discentes atuais estão voltados à imagem e não muito ao método tradicional. As transformações tecnológicas fazem aparecer novas necessidades sociais que se refletem na educação, estabelecendo indagações sobre a função da escola perante a tecnologia.

Memórias do Cerrado

A cada ano, o fogo devora um bocado de Brasil. Milhares de quilômetros quadrados de vegetação nativa, muitas vezes protegidos em Unidades de Conservação do Ibama, viram cinza nos meses de inverno. Ecossistemas inteiros são sacrificados pelas queimadas, algumas acidentais outras intencionalmente provocadas por fazendeiros. O prejuízo ecológico é assustador, e a repetição anual do fenômeno nos faz temer o pior: a completa extinção de espécies animais e vegetais, o desaparecimento de boa parte dos ricos biomas brasileiros.

A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir das concepções de alfabetização instrumental e formação humana integral
História da Educação e Política Educacional

Este trabalho visa apresentar um breve contexto sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil desde o período da colônia até os dias atuais a partir da perspectiva de duas concepções de alfabetização: a instrumental e a formação humana integral. Com isso, buscamos compreender como se efetivaram as políticas educacionais para essa modalidade e se os diversos programas e projetos referentes à EJA alteram a estrutura das relações sociais. Para tanto, consultamos documentos oficiais referentes à EJA e reflexões de autores relevantes que tratam do tema.

A institucionalização do patrimônio histórico e cultural
Antropologia, Direito, Geografia, História, Sociologia, Educação Artística e Política Cultural

Este artigo tem como objetivo levantar uma reflexão acerca do desenvolvimento histórico dos processos que culminaram na consolidação da área do Patrimônio em suas vertentes históricas e culturais. Tal reflexão se mostra necessária na medida em que tal tema – o dos bens passíveis de patrimonialização – é constantemente abordado, sob diferentes prismas, nas aulas de História e de Geografia na educação básica. O objetivo então é o de ressaltar a importância de tal tema nas aulas de educação básica, procurando, através desta breve revisão histórica, colocar a historicidade da temática, de modo que os professores possam encontrar orientação e justificativa nas obras selecionadas como referências neste artigo. A partir da leitura crítica e comentada dos autores citados, concluímos que o campo do Patrimônio é um campo em permanente processo de construção e de disputa, que gravita entre o esforço de esquecimento e a exaltação da memória.

Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.