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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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A formação do profissional da biblioteca, o leitor e o prazer da leitura: o que fazer?
Formação de Professores

É fundamental que as bibliotecas escolares sejam espaços em que profissionais responsáveis tenham formação adequada e capacitação para mediar o processo de aprendizagem realizado nas salas de aula; o que a pesquisa encontrou em Porto Velho/RO são espaços que não oferecem acesso e bons acervos aos estudantes e pessoas que não têm interesse em discutir a questão da leitura.

O homem que caiu em um buraco de minhoca

Leocir era um caipira daqueles que nunca visitou uma cidade. O único artefato tecnológico que conhecia era o radinho de pilha, que trocou por mandioca com o dono da venda, que visitava de vez em quando para fazer compras, ou melhor, escambo.

A questão étnico-racial no método hermenêutico: juridicisação e valor de verdade

O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a Hermenêutica, quando utilizada para interpretação do conceito de juridicisação em relação às questões étnico-raciais, em especial, sob o ponto de vista do valor de verdade inserido na legislação, constitui-se em instrumento científico dotado de capacidade para analisar e determinar o significado do texto.

LUZ 5304 - A urgência de sentido à vida

Trânsito parado nas primeiras horas de uma terça-feira chuvosa na cidade do Rio de Janeiro. No rádio, motoristas dão seus depoimentos pelos celulares, ocupam o tempo informando sobre a cena que se repete em diversos pontos da cidade, e que faz parte da rotina sistemática de muitos de nós.

O homem que caiu em um buraco de minhoca

Leocir era um caipira daqueles que nunca visitou uma cidade. O único artefato tecnológico que conhecia era o radinho de pilha, que trocou por mandioca com o dono da venda, que visitava de vez em quando para fazer compras, ou melhor, escambo.

Gênero e educação escolar: um debate necessário
Geografia e Instituição Escola

Objetivou-se investigar as desigualdades de gênero com os estudantes das 3ª séries do Ensino Médio, por meio de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas realizadas com estudantes, equipe pedagógica e professores das disciplinas afetas às Ciências Humanas e Linguagens do Colégio Estadual Padre Reus, na cidade de Pérola D’Oeste/PR. Para tanto, buscou-se verificar como o conceito de gênero está presente nos documentos que fundamentam a educação escolar brasileira. Verificou-se o conhecimento dos alunos referente às questões de gênero, seus estereótipos e o papel do espaço escolar nessa (des)construção, visto que a escola é fruto do contexto social em que está inserida. Percebeu-se que, apesar de a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) assegurarem a discussão de gênero na escola, o debate acerca do tema é frágil e os profissionais pesquisados apresentam desconhecimento e/ou desinteresse sobre o assunto, enquanto os estudantes apresentam interesse e acreditam que a escola deva ser o espaço de discussão sobre as relações de gênero.

O ensino tradicional e conceitos perpetuados como senso comum: alguns exemplos em Geociências
Geografia

O livro didático é objeto central na vida escolar tradicional; ao trazer conceitos incorretos, perpetua essa informação junto aos estudantes, na forma de senso comum. Além disso, aulas exclusivamente expositivas não favorecem o desenvolvimento do pensamento científico e reflexivo.

Erro de português: pobre tem que calar?!

Quem ainda duvida de que o ato pedagógico é sempre um ato político, como ensinou Paulo Freire, tem uma prova cabal nesse episódio em que a mídia detonou um livro que se valeu de exemplos da variedade popular da nossa língua.

Matemática é tudo de bom

A Matemática tem sido considerada, ao longo do tempo, uma das disciplinas de mais difícil assimilação por parte dos alunos e vista pelos mesmos como verdadeiro "bicho papão dos exames vestibulares". Perguntamo-nos então: até que ponto a escola colabora para isso? Como poderíamos contribuir no sentido de reverter essa condição, a fim de obter senão bons resultados na disciplina, o que ocorreria a longo prazo, aos menos alunos estimulados para o aprendizado da Matemática? Isto já seria um primeiro passo para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina na escola.

Experiência de ensino em tempo de pandemia: desafios na orientação de alunos para o Enem
Matemática e Educação a Distância

Este texto reflete sobre o desenvolvimento de uma atividade de ensino-aprendizagem no formato remoto, voltada para orientações da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem, com alunos da rede pública do Estado da Bahia, com o intuito de minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Pretende-se compartilhar a experiência sobre o desenvolvimento de atividades remotas, de modo que ela possa ser útil na construção e idealização de ações pedagógicas, haja vista que novas práticas de aprendizagem possibilitam o acesso do indivíduo ao conhecimento.