Biblioteca
Filtrar os artigos
As forças da natureza
O funcionamento harmonioso do universo pode ser explicado através de quatro tipos de forças. Convivemos rotineiramente com pelo menos duas delas, mas dificilmente questionamos sua existência. O simples fato de podermos fazer uma caminhada está relacionado a uma força: a da gravidade. Sem ela, flutuaríamos sem condições de tocarmos compassadamente o solo com nossos pés. É a força gravitacional que determina nosso peso, que orienta o curso dos rios e a forma como as plantas crescem. Ë a força que mantém os planetas em suas órbitas e que possibilita a formação de estrelas através da condensação de poeira cósmica.
A arte do ator
Todo mundo sabia que Paulo Autran estava perto de morrer. A morte sempre anda com a gente, ela é sempre a última possibilidade de cada uma das infinitas vidas que o tempo trouxe à tona. Mas quando se dobra a esquina dos oitenta, então, a morte acaba se encaixando junto da gente e fica por ali, rondando, se apresentando a cada dia de forma cada vez mais clara. Apesar disso, sem nenhuma “funebridade”, a morte de Paulo Autran abre um buraco na arte brasileira que vai demorar muito a ser fechado. Sabe, nasci em uma família de atores amadores; minha mãe, minha madrinha, meu pai e meu padrasto, todos trabalhavam com teatro e eu acabei absorvendo alguma coisa desse universo.
Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e QuímicaA pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.
O mapa da mina: aprendendo a ser aluno de um curso a distância que usa tecnologias de informação e comunicação
Com a Educação a Distância, um aluno acostumado ao ensino presencial vivenciará muitas novidades, porque há muitas características diferentes no processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância.
Cidadania como devir: Estado x escola x criança
Cidadania e ComportamentoA educação é reconhecida pelo Estado como um direito das pessoas, para que sejam cidadãs com direitos e deveres e que possam conviver civilizadamente em sociedade; para isso deve proporcionar espaços, materiais e profissionais que efetuem essa tarefa.
Educação em Direitos Humanos em uma perspectiva de gênero na escola
Formação de ProfessoresÉ urgente refletir sobre a importância de inserir a questão dos Direitos Humanos nos projetos educacionais. A fim de erradicar as desigualdades verificadas nas relações construídas socialmente – especialmente as de gênero.
Leibniz e a forma substancial
Na relação causal entre alma e corpo há uma harmonia prévia organizada por Deus. É assim que Leibniz explica como algo inextenso (alma) causa modificações em algo extenso (corpo). O corpo não é simplesmente uma união de órgãos, ou, indo mais fundo, um aglomerado de células; há algo a mais, que é justamente o que dá unidade a esse corpo – nada mais é que a alma. Um corpo sem essa unidade é como um corpo de um cadáver, isto é, apenas um aglomerado de células organizado de determinado modo. No caso do corpo vivo, pode-se afirmar – contrariando as leis matemáticas – que o todo é maior do que a soma das partes. Não há unidade real em uma cadeira, pois ela é um agregado de peças, de partes; o que dá essa unidade real é a forma substancial.
Projeto pedagógico da Modernidade na perspectiva kantiana
Instituição EscolaEsta resenha tem por objetivo apresentar o projeto pedagógico da Modernidade a partir da perspectiva kantiana. Para isso, utilizamos o livro Sobre a Pedagogia, de Kant. Nele, o autor ressalta que é necessário o uso da disciplina nos indivíduos a partir da primeira infância, pois, se seus instintos não forem freados de forma prematura, no futuro essa tarefa se apresentará extremamente árdua. O autor ressalta que a educação necessita de aperfeiçoamento ao longo do tempo e que devemos ter uma visão otimista acerca dele. Uma educação de qualidade deve se pautar na disciplina e na moral de modo a permitir que as crianças pensem por si mesmas.
O gosto pela ciência - Experimentar, aprender e, aí sim, gostar
Se cada um de nós olhar para trás e lembrar das aulas de Ciências, certamente terá muito mais lembranças dos momentos em laboratório do que das aulas teóricas, em que, muitas vezes, o conteúdo parecia tão abstrato e difícil de ser absorvido. Sem dúvida, o visual associado ao aprendizado teórico é mais bem registrado e fixado na memória. Contudo, seja na teoria ou na prática, o mais importante é a competência do professor em saber passar a informação e estimular os alunos no processo de aprendizagem.
O pesquisador-tecnologista da Educação Básica e Superior do Distrito Federal: caminhos para sua consolidação
Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO argumento central a ser estudado no presente trabalho visa contribuir com as discussões em relação à organização das carreiras pelos órgãos governamentais no âmbito da educação escolar, bem como a imperiosa necessidade de se promover o reconhecimento desses profissionais e contribuir para a consolidação de uma carreira de pesquisador-tecnológico de modo a contemplar as atividades de controle governamental na educação básica e superior das esferas governamentais.