Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de Professores

O processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.

O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e Inclusiva

Com a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.

Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”
Política Educacional

Nesta resenha analítica, o livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024” analisa a formulação da Base Comum, as práticas utilizadas e o contexto em que foi aprovada, a fim de caracterizá-la como uma contrarreforma da Educação, ainda que não identificando o projeto de educação que representa, e não respeitando a diversidade de currículos necessária para respeitar os contextos em que estão inseridas as diferentes escolas.

O ensino de Geografia na Educação Infantil
Geografia

O ensino da Cartografia pode perfeitamente começar na Educação Infantil; com isso, a criança poderá aprender aspectos como lateralidade, representação visual em situações do cotidiano para depois avançar em seus conhecimentos da sociedade e do mundo em que vive.

Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.

Diversidade cultural na escola
Educação Infantil

Este estudo analisa trabalhos acadêmicos que abordam a importância e a necessidade de estabelecer a integralização entre a escola e a diversidade social para que os sujeitos em formação não adquiram ou perpetuem preconceitos e discriminações para com os outros e aprendam a respeitar as diferenças de forma a entender que todos são iguais, independente de cultura. Tornou-se extremamente essencial repensar as práticas escolares com a finalidade de se efetivar o conhecimento das diversidades culturais e que se ensine aos alunos a criticidade, a compreensão, a observação.

A interdisciplinaridade está interligada à Educação e busca construir um novo paradigma escolar
Educação a Distância e Formação de Professores

É possível identificar o sentido da interação entre as diversas disciplinas no processo de reorganização do saber ao observar a importância da tarefa do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, de não se deixar aprisionar pelo medo ou pelo comodismo. Ao buscar subsídios teóricos e metodológicos para ressignificar o aprender, amplia o universo de conhecimentos do seu aluno, estabelecendo pontes entre o objeto do conhecimento e o sujeito da aprendizagem.

A relevância que os grêmios estudantis – quando bem direcionados – podem ter na formação do cidadão
Outras Mais Específicas

Participar do grêmio escolar pode ser experiência fundamental para a aprendizagem de práticas típicas da democracia, como debates e discussões, mas também para o desenvolvimento de atitudes em relação ao grupo e a divergências.

Os símbolos matemáticos como signos e seus diferentes significados

No sentido de buscar o entendimento sobre a causalidade dos fenômenos associados ao não aprendizado de conteúdos de matemática no ensino fundamental, somam-se contribuições das diversas áreas do conhecimento, as quais têm imprescindível relevância nas pesquisas em Ensino de Matemática. Em especial destaca-se a Psicologia, como referencial para o entendimento dos aspectos mentais associados a esses fenômenos.

Por uma educação escolar que valorize o desenvolvimento psicológico do sujeito adolescente
Psicologia

O presente artigo se propõe a abordar o processo de construção e apropriação de forma autônoma do conhecimento científico por parte dos alunos adolescentes, o que pode ser alcançado ao trazê-los para o centro da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento afetivo, psicológico e social destes atores quando há uma modalidade de currículo – formal, real e oculto – que valorize os anseios e os valores da sociedade na qual estão inseridos, mas principalmente que reflita o sujeito adolescente em desenvolvimento.