Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de ProfessoresO processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.
O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e InclusivaCom a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.
Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”
Política EducacionalNesta resenha analítica, o livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024” analisa a formulação da Base Comum, as práticas utilizadas e o contexto em que foi aprovada, a fim de caracterizá-la como uma contrarreforma da Educação, ainda que não identificando o projeto de educação que representa, e não respeitando a diversidade de currículos necessária para respeitar os contextos em que estão inseridas as diferentes escolas.
O ensino de Geografia na Educação Infantil
GeografiaO ensino da Cartografia pode perfeitamente começar na Educação Infantil; com isso, a criança poderá aprender aspectos como lateralidade, representação visual em situações do cotidiano para depois avançar em seus conhecimentos da sociedade e do mundo em que vive.
Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.
Diversidade cultural na escola
Educação InfantilEste estudo analisa trabalhos acadêmicos que abordam a importância e a necessidade de estabelecer a integralização entre a escola e a diversidade social para que os sujeitos em formação não adquiram ou perpetuem preconceitos e discriminações para com os outros e aprendam a respeitar as diferenças de forma a entender que todos são iguais, independente de cultura. Tornou-se extremamente essencial repensar as práticas escolares com a finalidade de se efetivar o conhecimento das diversidades culturais e que se ensine aos alunos a criticidade, a compreensão, a observação.
A interdisciplinaridade está interligada à Educação e busca construir um novo paradigma escolar
Educação a Distância e Formação de ProfessoresÉ possível identificar o sentido da interação entre as diversas disciplinas no processo de reorganização do saber ao observar a importância da tarefa do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, de não se deixar aprisionar pelo medo ou pelo comodismo. Ao buscar subsídios teóricos e metodológicos para ressignificar o aprender, amplia o universo de conhecimentos do seu aluno, estabelecendo pontes entre o objeto do conhecimento e o sujeito da aprendizagem.
A relevância que os grêmios estudantis – quando bem direcionados – podem ter na formação do cidadão
Outras Mais EspecíficasParticipar do grêmio escolar pode ser experiência fundamental para a aprendizagem de práticas típicas da democracia, como debates e discussões, mas também para o desenvolvimento de atitudes em relação ao grupo e a divergências.
Os símbolos matemáticos como signos e seus diferentes significados
No sentido de buscar o entendimento sobre a causalidade dos fenômenos associados ao não aprendizado de conteúdos de matemática no ensino fundamental, somam-se contribuições das diversas áreas do conhecimento, as quais têm imprescindível relevância nas pesquisas em Ensino de Matemática. Em especial destaca-se a Psicologia, como referencial para o entendimento dos aspectos mentais associados a esses fenômenos.
Por uma educação escolar que valorize o desenvolvimento psicológico do sujeito adolescente
PsicologiaO presente artigo se propõe a abordar o processo de construção e apropriação de forma autônoma do conhecimento científico por parte dos alunos adolescentes, o que pode ser alcançado ao trazê-los para o centro da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento afetivo, psicológico e social destes atores quando há uma modalidade de currículo – formal, real e oculto – que valorize os anseios e os valores da sociedade na qual estão inseridos, mas principalmente que reflita o sujeito adolescente em desenvolvimento.