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Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de Professores

Uma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.

Ensinando e aprendendo com ioga

O início das aulas é, para professores, como o início do ano para outras pessoas. Geralmente, é um período em que são feitas inúmeras promessas a serem seguidas durante o ano letivo: ter obstinação para iniciar aquela tão sonhada pós-graduação, ter concentração para estudar mais, não se estressar tanto em sala de aula, manter o equilíbrio diante de situações desagradáveis com e entre os alunos, optar pela compreensão e serenidade em vez da autoridade - enfim, são muitas as promessas feitas pelos mestres, ainda relaxados depois das férias de verão.

Violência nas escolas: o desrespeito é inaceitável; a compreensão, fundamental

Para entender e identificar as razões da violência nas escolas, é preciso entender primeiro a sociedade em que ela se encontra. Todos os aspectos, sejam eles históricos, econômicos e culturais, tudo deve ser considerado para que se compreenda um comportamento violento. A miséria, a falta de instrução, a desestrutura familiar, a falta de limites, o excesso de consumo, manifestações de agressividade e injustiça dentro e fora de casa... Essas e outras situações motivam a violência em muitos indivíduos. Por outro lado, há quem use as dificuldades como motivação para uma vida melhor.

Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento
Educação Infantil, Educação Física e Folclore e Datas Importantes

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.

Quatro gerações de biotecnologias em reprodução animal
Biologia e Biociências

A Biotecnologia afeta diversos setores da sociedade e cada vez mais consegue criar soluções na área de saúde e produção de alimentos, dando suporte e melhorando a lucratividade do setor agropecuário. As Biotecnologias aplicadas à reprodução animal são um exemplo do exponencial crescimento e evolução do conhecimento científico, que pode gerar grandes benefícios e impactos para a sociedade. Neste texto traremos algumas atualizações importantes sobre as atuais técnicas de reprodução assistida animal desenvolvidas nos últimos 70 anos, que podem ser divididas em quatro gerações de biotecnologias, e discutir alguns de seus impactos. Técnicas como inseminação artificial, de estimulação ovariana para superovulação, separação de espermatozoides com cromossomo X e Y, aspiração folicular, transferência de embriões, fecundação in vitro, clonagem e transgenia animal já estão em uso comercial para diversas espécies de animais de interesse zootécnico. Como esse é um conhecimento em constante evolução, torna-se fundamental haver revisões atualizadas sobre a área, tanto para profissionais e produtores do meio agropecuário que fazem uso dessas tecnologias como para educadores de ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica, visando uma aprendizagem mais situada e contextualizada da ciência e seus impactos para sociedade moderna.

A comunicação entre crianças surdas filhas de pais ouvintes
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Ausência de sucesso na escola: um problema apenas do aluno ou do sistema escolar de reprodução de conceitos?
Formação de Professores

No Brasil, as porcentagens de reprovação escolar e o número de estudantes com atraso escolar alcançaram valores significativos; pensar a escola tem a ver com a estimulação dos discentes, dos docentes e do ambiente escolar. A abordagem desse assunto envolve também muitas saídas, tais como a mudança de um plano pedagógico coerente e a colocação do aluno no centro do processo de aprendizagem.

A importância da Fonoaudiologia na escola
Educação Especial e Inclusiva

Considerando que a escola é a principal ponte entre o aprendizado da linguagem formal, especialmente em se tratando da alfabetização, objetivamos neste artigo identificar se existem casos de distúrbios de fala com crianças de quatro a dez anos da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e apresentar como o trabalho da fonoaudióloga presente contribui para o desenvolvimento da comunicação oral delas. A metodologia usada é qualitativa, com coleta de dados realizados por levantamento bibliográfico e diálogos informais com a fonoaudióloga que atende crianças, dentre as quais as que são objeto deste estudo.

Verdade ou mentira? O papel do conhecimento científico em um contexto interdisciplinar
Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência apresenta trabalho junto a educandos do 8° ano de uma escola pública de Minas Gerais para tratar dos conhecimentos básicos para o reconhecimento de informações divulgadas nos meios midiáticos. A atividade interdisciplinar foi desenvolvida em quatro aulas, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências com foco na pandemia da covid-19. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de cultura digital e promoveram uma reflexão acerca das causas e consequências na propagação de fake news.

L'après-midi d'un faune Baudelaire e Mallarmé

Homenagem à Maria Lúcia Galvão