Biblioteca
Filtrar os artigos
Desenvolvimento, meio ambiente e emissões de carbono
Com o processo de globalização, o mundo foi direcionado a novos parâmetros políticos, sociais e econômicos em que nem sempre o meio ambiente e os seus recursos são respeitados no que tange à sua capacidade de exploração, resultando em uma má administração e consequentemente a uma possível falta de recursos além de poder alcançar os limites de suporte prejudicando o bem-estar geral da população (Lopes, A. F. et al, 2008).
Os nomes da criança
Para um habitante de cidade brasileira, todas as árvores de uma floresta são apenas mato, sem distinção entre elas. Os habitantes do deserto, ao contrário, têm nomes diferentes para se referir à areia. Da mesma forma, os esquimós têm diversos nomes para indicar aquilo que, para nós, é apenas neve.
Ruth Rocha fala a pais, crianças e professores na Flipinha 2009
Socióloga, orientadora educacional, editora, redatora e ex-diretora da divisão de produtos infanto-juvenis da Editora Abril, Ruth Rocha dispensa apresentações. Uma das nossas mais importantes escritoras de livros infantis, muito tem ajudado a nós, professores, no ofício de despertar nas crianças o gosto pela leitura. Ganhou os maiores prêmios brasileiros destinados à literatura infantil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, cinco Prêmios Jabuti, prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras, entre outros. Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias. Neste artigo, não pretendo falar de sua biografia, dos 40 anos em que escreve para crianças nem de seus mais de 130 títulos publicados, que serão reeditados e relançados pela Editora Moderna agrupados em coleções. Essas informações estão disponíveis na internet e podem ser encontradas facilmente. Vou tentar, aqui, contar um pouco da experiência que essa escritora dividiu conosco em sua apresentação na Flipinha – a versão para crianças da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) no sábado, dia 4/7, num encontro mediado pela também escritora Bia Hetzel.
Refletindo sobre o sistema de cotas no Rio de Janeiro como acesso à universidade pública
Formação de Professores e Política EducacionalHá defensores e adversários das políticas de cota em vigor no Brasil, ambos os grupos com seus argumentos. Sabe-se, entretanto, que esse sistema não resolve o problema estrutural da Educação no Brasil; procura amenizá-lo, além de reduzir os abismos sociais que nossa sociedade apresenta.
Relato de experiência: trabalhando as emoções na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA pandemia causada pela covid-19 golpeou gravemente todo o sistema educacional, apresentando impactos inimagináveis nas interações, inter-relações e afeto. Diante desse cenário, de uma hora para outra os alunos ficaram impossibilitados de ir à escola. A falta do convívio escolar pode ser devastadora no processo de ensino-aprendizagem, trazendo à tona um mix de emoções. A pandemia possibilitou o hibridismo, isto é a integração humana com a tecnologia. Diante dessa situação desafiadora, trabalhamos a emoção e a afetividade com os nossos educandos no sentido de valorizar os sentimentos relatados.
Folkehøjskole: as escolas populares dinamarquesas
Durante a pesquisa para o artigo sobre as Citizenship Schools, acabei descobrindo o movimento de Folkehøjskole da Dinamarca, que influenciaram a educação de adultos nos EUA na primeira metade do século XX. A Highlander Folk School, onde foram desenvolvidas as Escolas de Cidadania, é um exemplo desse movimento que tentava reproduzir a experiência dinamarquesa em terras americanas.
Competências dos municípios
Entende-se por competência a capacidade, o poder de atuar, fazer leis, promover políticas, administrar recursos dentro do campo de ação que envolve todo o território de cada uma das esferas de poder: município, estado e União.
A docilização do corpo na Educação Infantil
Educação InfantilO presente artigo tem como objetivo principal discutir o domínio exercido sobre as crianças na Educação Infantil. Ele é dividido em duas partes: a primeira tem como enfoque demonstrar o que é a docilização do corpo da criança, como ela acontece na Educação Infantil e mostrar como as práticas podem influenciar diretamente no desenvolvimento das crianças. A segunda parte tem como intuito demonstrar um caminho diferente, um currículo e práticas verdadeiramente pensados visando o desenvolvimento das crianças, uma pedagogia libertadora e adequada, se olhada pela perspectiva do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Fragmentação da evolução histórica no sistema educacional brasileiro – caso da Educação de Jovens e Adultos
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA criação e o desenvolvimento da educação voltada para os mais velhos – notadamente aqueles que não faziam parte da elite econômica do Brasil – simbolizam um processo que nasceu ainda na colonização e chega até nossos dias, o que significa que a valorização dessas pessoas, junto com negros, índios e mulheres, foi conquistada à força de movimentos sociais e políticos.
O mercado de trabalho para profissionais surdos egressos do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo retratar a inserção dos surdos egressos do Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual do IFSC no mercado de trabalho, na perspectiva de formadores da instituição. Pretende-se identificar os fatores que influenciam na baixa empregabilidade dos surdos. Foi realizado questionário com questões pré-elaboradas como instrumento de dados para analisar aspectos qualitativos de pesquisa, que se fundamenta nos conceitos de pessoa surda, mercado de trabalho e legislação, relacionando-os com a realidade do câmpus investigado: quais motivos da baixa empregabilidade dos surdos egressos do curso?