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Frederico da Silva Sobrinho

Desafios da ciência contemporânea: nem especialista, nem generalista

O cenário científico da atualidade traz uma figura cada vez mais presente: o especialista, isto é, aquele indivíduo que domina plenamente a teoria e os instrumentos de uma determinada área do saber. Se por um lado tal função se mostra necessária pelo fato de o edifício científico estar ganhando novos andares bem como novas divisões e subdivisões, por outro torna-se cada vez mais raro aquele indivíduo que conhece o prédio por inteiro, uma espécie de síndico. Os habitantes de tal construção têm domínio e conhecimento única e exclusivamente da área que lhes diz respeito. Assim, o que fazer quando ocorre um abalo na estrutura do prédio?

Elaboração e aplicação de jogo didático com temática ambiental: o aquecimento global como tema transversal no ensino de Termodinâmica
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A criação de um jogo de tabuleiro pode contribuir para o estudo de temas de meio ambiente, por motivar os alunos e toda a comunidade escolar, despertando o interesse para assuntos que, de outra forma, não seriam atraentes.

Ciberalfabetização: um projeto pedagógico de Geografia

Este projeto de trabalho foi direcionado para adolescentes do segundo segmento do ensino fundamental, mas nada impede que também seja repassado a qualquer grau de ensino, desde que a clientela seja identificada no perfil de exclusão digital. Desta forma incluo neste grupo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda membros da comunidade, que em horários alternativos queiram participar do curso.

Reformar para mudar o atual paradigma educacional

Segundo Moraes (2010), a educação contemporânea precisa ser repensada numa ótica que atenda às necessidades da sociedade emergente, com vista a desenvolver no educador uma visão sistêmica para que consiga formar um cidadão com competências necessárias ao pleno desenvolvimento social, cultural e científico da humanidade. Da mesma forma, Vasconcelos (2010) transcorre sobre a formação sistêmica do ser humano, para que o mesmo quebre o paradigma cartesiano da ciência, que dicotomiza e fragmenta os saberes para entendimento de suas partes. No entanto, Morin (2010) afirma que, com uma percepção que una os saberes através de suas partes para o entendimento do todo, conseguiremos encontrar uma concepção sistêmica que permita ao ser humano entender a si mesmo, seu papel neste planeta e a mudar sua ótica social e educacional para permitir que a sociedade consiga alcançar patamares superiores de desenvolvimento.

Ensino em tempos pandêmicos: reflexões acerca das competências digitais na formação inicial docente e os desafios no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem por objetivo abordar os enfrentamentos e desafios ocorridos no contexto pandêmico que o Brasil enfrenta em suas diversas vertentes. Escolas enfrentaram inúmeras dificuldades para atender aos alunos, entre elas podemos destacar a falta de experiência docente com as tecnologias e problemas de acesso à internet pelos discentes. Em contrapartida, é notório o empenho de professores e faculdades para aprofundar-se no mundo tecnológico e acompanhar em tempo real seus alunos e suas atividades, efetuando a comunicação em salas de aula virtuais, não obstante haja barreiras impostas pelo distanciamento social.

Percepção ambiental: uma eminência na Educação Ambiental

Perceber o ambiente é uma das atividades constantes do nosso sistema sensorial, que capta informações do ambiente e alimenta o sistema psíquico, contribuindo, desde a tenra idade, para nossa aprendizagem e para nosso cotidiano, situando-nos no mundo. Além disso, permite que nos relacionemos com todos os constituintes físicos, biológicos, sociais, culturais e tantos outros fatores que nos cercam. Estamos a todo momento interagindo intensamente com os da nossa própria espécie – inter-relações – de forma direta ou indireta, com os “nexos entre subjetividade, intersubjetividade e objetividade” (Carvalho; Steil, 2013, p. 61).

Educação na Atmosfera Eletrônica

Tradução e adaptação: Janete Bolite Frant

A epistemologia da Educação Física na formação inicial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Física e Política Educacional

Este artigo resulta das experiências desenvolvidas no projeto Corpo, Cinema e Filosofia, vinculado à disciplina Epistemologia da Educação Física, que integra o projeto pedagógico curricular do curso de licenciatura em Educação Física da UFF. Apresentamos delineamentos teórico-metodológicos e marcos conceituais do referido projeto nos quais o entrelaçar das noções de corpo, ciência e filosofia fixa a problematização do saber como ponto de partida e critério para seleção de material e criação de procedimentos pedagógicos que possibilitem o entendimento dos caminhos que a pesquisa pode assumir dependendo da compreensão do referencial e das escolhas teóricas adotadas.

As políticas públicas de educação de jovens e adultos do Brasil Colônia à LDB nº 9.394/96
Comunicação, História, Sociologia, História da Educação e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas para a Educação de Jovens e adultos que vêm sendo implementadas ao longo do tempo, desde o Brasil Colônia até o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A pesquisa foi feita em livros, artigos e na legislação pertinente ao assunto em questão; ali se percebe que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil tem sido relegada a segundo plano quando se trata de políticas públicas de erradicação do analfabetismo e como direito subjetivo que é garantido pela Constituição, de a população aprender com qualidade e formar cidadãos preparados para resolver os problemas do seu contexto e continuar aprendendo para toda a vida.