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Livros deixados em locais públicos
O mundo está repleto de poesia, basta saber procurá-la. Pode estar em um pôr-do-sol, no voo de uma gaivota ou em uma frase perdida escrita em algum muro. No Rio de Janeiro, há um tempo atrás viveu um poeta-profeta, o Gentileza, que pintava frases enigmáticas nos muros da cinzenta região portuária, presenteando o carioca com pitadas de sabedoria. Quantas pessoas podem ter se poupado de uma inútil discussão ao se lembrar de aforismos como “Gentileza gera gentileza”, do mítico escritor de muros?
A morte de Buzz Cascudo
Logo depois do Natal, uma amiga me chamou para ver o ritual da morte do Boi Cascudo, que fecha o ciclo anual da brincadeira de boi. Coisa linda de se ver. Mulheres, homens e crianças cantando, tocando e dançando em roda, como se todos fossem iguais, sem diferenças de idade e sexo.
Paz: Não à lógica do terror e da guerra!
O atentado terrorista em Madri causou grande impacto. Quase não se encontra um habitante adulto da Espanha que de algum modo não se sinta atingido. Entre os mortos e feridos, cada um e cada uma encontra alguém. Dada a amplitude do ataque, para além dos familiares, sempre você descobre o parente, a cunhada, o amigo, o familiar da amiga, a irmã da sua colega de trabalho, os filhos dela, enfim, alguém que estava lá, mais uma das vítimas inocentes de uma tragédia moderna, assassina, planejada. Até eu tenho conhecidos entre as vítimas. Cheguei em Madri na tarde do dia 11, de passagem para Barcelona, para discutir a reforma do sistema de instituições multilaterais. Encontramo-nos para avaliar nossas propostas e estratégias da campanha que desenvolvemos visando reconstruir as instituições para que atendam aos anseios de uma emergente cidadania planetária, de um mundo de liberdade e dignidade para todos os seres humanos, no centro a segurança humana e a paz. Foi um seminário prenhe de emoções, em meio à tragédia de uma Espanha abatida, sofrendo.
A contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde
Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Instituição EscolaA Educação Científica e a Educação em Saúde são conceituadas como aplicações de distintos saberes relacionados ao desenvolvimento do ser humano. Dessa maneira, a escola é a fonte essencial para o conhecimento comum e para a integração com a comunidade. Por essa razão, é necessário que o educador seja um facilitador do conhecimento, pois deve fazer com que os discentes se apropriem do conhecimento cientifico. Nessa perspectiva, o presente trabalho ressalta a contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde. Para a realização deste trabalho foi realizado um estudo bibliográfico em artigos científicos de 1990 a 2016 encontrados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico e em alguns capítulos de livros.
Reflexões sobre A segunda vida
Escrever sobre a produção de Machado de Assis não parece, num primeiro momento, uma tarefa divertida para as férias. O instante depois da decisão de pensar sobre a engenhosidade desse autor pode ser uma gota de suor frio a escorrer pelas têmporas, ou a confortável certeza de que há outros, mais experientes, capazes de levar adiante tal intento e poupar o leitor dos eventuais deslizes dos principiantes.
O problema da Liberdade da Vontade, segundo Benson Mates
O filósofo norte-americano Benson Mates, em seu livro Skeptical essays, trata de três tradicionais problemas filosóficos que, embora bastante inteligíveis são, de acordo com a tese que defende, insolúveis.
Coisas de mulher e folclore
Publicado em www.usinadeletras.com.br. Recife, setembro/2002
Em cima do cangote de Deus
Um homem atravessava o deserto. Sempre que olhava para trás, percebia que, junto às suas pegadas, aparecia sempre outro par, como se uma presença invisível o acompanhasse. O homem se sentia confortado sempre que via as misteriosas pegadas. Seu medo dos estranhos perigos do deserto, das ameaças do mundo, dos riscos da vida dissolvia-se, porque ele sabia, em seu íntimo, que Deus caminhava com ele. Um belo dia, enquanto atravessava o deserto mais uma vez, o homem caiu em desgraça. Olhou para trás e ficou profundamente abalado ao perceber que só havia, atrás dele, as suas próprias pegadas. Em pânico, cortado pelo estranho desespero e pelo sentimento desconcertante de orfandade, gritou para o céu: “Senhor! Como Você pôde me abandonar em um momento tão difícil!?!”. Repentinamente, uma voz respondeu: “Eu não te abandonei seu idiota, eu estou te carregando!”.
Mais sobre o problema da Liberdade da Vontade
No presente texto vamos continuar a discussão iniciada em O problema da Liberdade da Vontade, segundo Benson Mates. Esse pesquisador analisa a visão de outros filósofos sobre esse problema e tenta ver até que ponto o agente pode ou não ser responsabilizado moralmente pelos seus atos.
Linguagem como identidade
Se o filósofo marxista Leandro Konder, como visto na primeira parte deste artigo, preconiza a necessidade de clareza na linguagem para que se mantenha a identidade de uma comunidade, há que se colocar em dúvida a relação do que é comunitário com o mundo – e até mesmo a determinação do que vem a ser uma comunidade.