Biblioteca
Filtrar os artigos
A escolha da escola
A proporção que o trânsito da cidade do Rio de Janeiro tomou fez com que muitos pais passassem a ver a “proximidade de casa” como pré-requisito na hora da escolher a creche para os filhos. Cabe, nessa primeira experiência escolar dos pequenos, a sentença "escola boa e escola próxima". Claro que a localização, vista isoladamente, não deve ser o único fator, senão bastava acionar o GPS e pronto: já se sabia em qual lugar matricular o pequeno! É razoável que se faça uma pesquisa nas escolas na região para então optar pela que melhor corresponde às demandas da família.
Breve história das mulheres e relação de gênero
História e Política CulturalEste trabalho analisa, reflete, discute a história das mulheres como um campo definível na historiografia, além de buscar compreender o conceito de gênero, temática que está ainda sendo construída nos dias atuais. A problemática principal deste artigo é buscar compreender a relação da história das mulheres com a política. Afinal, é indiscutível que a história das mulheres está totalmente vinculada a uma questão de política.
Pelas linhas das escrevivências: do conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, a uma proposta de sequência básica
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalA proposta de sequência básica apresentada está respaldada nos quatro passos fundamentais da proposta de letramento literário de Rildo Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação; não se configura como artigo e sim como uma atividade que pode ser desenvolvida por outros profissionais da área de Letras. O objetivo deste trabalho é compartilhar a atividade com esse público e contribuir para o processo de letramento dos indivíduos que tiverem acesso a ela. Estima-se utilizar sete aulas de 50 minutos para a realização da proposta, que foi inicialmente direcionada a alunos do Ensino Médio.
Bertrand d'Astorg, a mulher e a literatura
O poeta e escritor francês Jean-Luc Pouliquen, autor de As crianças e as imagens poéticas: um método de escritura de inspiração bachelardiana, costuma apresentar palestras nas universidades brasileiras. Estudioso da obra de Gaston Bachelard, dessa vez ele foi à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fazer uma pequena homenagem ao também escritor francês Bertrand d'Astorg, pelos vinte anos de sua morte. O evento, realizado no Instituto de Letras e organizado pelas professoras Ana Lúcia Oliveira e Marly Bulcão, terminou com a exibição do vídeo Passo a passo, de André Meyer, com poemas de Jean-Luc Pouliquen. Filmado no Rio de Janeiro, nas águas e vegetações da Serra da Mantiqueira, o vídeo é resultado da pesquisa que o professor André Meyer realiza com seus alunos do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os poemas e as imagens constituem uma experiência audiovisual de forte apelo sensório e evidenciam o diálogo entre as obras de Pouliquen, Bertrand d’Astorg e Gaston Bachelard.
Todo o ordenado dos pais para a caixa dos colégios
Desde o curso primário, os uniformes custam uma fortuna — A escola marca a diferença de classes sociais — Exigências supérfluas que arrasam o orçamento dos pais e afastam da escola milhares de crianças.
Os impactos da docência na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica no cenário pós-pandêmico
SaúdeEsta pesquisa objetivou mensurar os impactos da covid-19 na saúde física e mental dos profissionais da Educação Básica. A pesquisa foi realizada no município de Valparaíso/GO. A intenção é perceber quais fatores mais afetaram a saúde do profissional, refletindo-se tanto no físico como no emocional diante do isolamento e do distanciamento social. Para a realização do estudo, foi adotado o método quali-quantitativo, por meio de uma pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário com doze questões a um contingente amostral de 691 profissionais, abordando temas sobre a saúde antes e depois de ingressarem na docência.
Comportamento alimentar de estudantes de colégio público do município de Volta Redonda/RJ
SaúdeO consumo de alimentos fritos é um hábito alimentar dos brasileiros, influenciado por aspectos sociais, econômicos e culturais; predispõe a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O objetivo deste estudo é caracterizar o consumo alimentar de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio público de Volta Redonda/RJ. Foi constatado na confrontação entre os sexos 5,8% das meninas não consomem frituras contra 0% dos meninos.
Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaNa oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.
40 anos de Another brick in the wall: a música de resistência da educação crítica
Formação de Professores, Instituição Escola e MúsicaUma música de 40 anos atrás ainda simboliza a resistência por uma educação livre, com espírito crítico, que respeita a individualidade. Another brick in the wall, do Pink Floyd, é ainda hoje incômoda por defender um sistema educacional inclusivo e lutar contra uma educação que seja mecanismo de repressão.
Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil
O projeto Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil constituiu-se de uma proposta de trabalho que desenvolveu atividades enfatizando o multiculturalismo e a diversidade cultural no âmbito da Educação Infantil e registrou o último ano da década dedicada aos povos indígenas pela Unesco.