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“E seu nome é Jonas” à luz da Educação e da Linguística
Educação Especial e Inclusiva e Cinema, Teatro e TV

Esta é a resenha do filme E seu nome é Jonas, dirigido por Richard Michaels, de 1979. À luz da Educação e da Linguística, percebe-se que o filme é atual por abordar os desafios enfrentados por uma criança surda diante de uma comunidade linguística majoritária que tenta impor a ela a língua oral, quando a sua língua natural é a de sinais. Passando por isolamento social, desconhecimento por parte da família, abandono paterno e frustradas tentativas de oralização, somente quando a mãe percebe que existe uma forma diferente de se comunicar é que Jonas se desenvolve linguística, social e culturalmente no contato com seus pares surdos.

CIÊNCIA, ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO

No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica quase sempre é vista por alunos e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade de disciplinas especializadas de cada curso. Trata-se, porém, de um engano. O ensino/aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o aluno ao longo de sua formação acadêmica.

Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização
Formação de Professores

A racionalidade técnica, segundo Daise Diniz, pode tornar-nos incapazes de manter uma convivência pacífica, autônoma e solidária, levando-nos à impossibilidade de vivermos bem em sociedade.

Proposta de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Português e Inglês para os discentes do Ensino Médio das escolas públicas e para a comunidade
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino, pesquisa e extensão em favor dos discentes do Ensino Médio das escolas públicas e da comunidade. O intuito principal é contribuir para que os alunos obtenham bom desempenho na área de Linguagens, que possui alto peso no Enem. Espera-se que esta proposta auxilie os professores quanto a uma prática pedagógica que contribua com as necessidades educacionais dos discentes para ingressar numa instituição superior pública de qualidade.

A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.

ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
História

Um projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.

Filosofia para crianças, jovens e adultos em Caxias, no Rio de Janeiro

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! A escola pública aposta no pensamento! é o curioso nome dado ao projeto de extensão de filosofia com crianças, jovens e adultos no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo dessa iniciativa é redimensionar o papel da Filosofia na prática escolar e trazer novo sentido para seu ensino, dentro de um projeto político-pedagógico mais amplo, de uma escola interessada na formação de pessoas críticas, criativas e comprometidas com a transformação de si próprias e de sua realidade social. As influências passam por diversos nomes da Filosofia, como Foucault, Sócrates, Platão, Marx, Lipman, Paulo Freire e os teóricos de Frankfurt, entre outros.

Cotidiano escolar: uma questão de criatividade para o discurso pedagógico
Formação de Professores

Uma animação de Charles Schulz leva à discussão sobre as atitudes e o papel dos professores no processo de ensino e aprendizagem e suas consequências na sala de aula.

Atividade experimental no ensino e aprendizagem de Botânica: relato de experiência no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Botânica

Em Biologia, a Botânica é conhecida por ser conteudista, enfadonha, de difícil compreensão, geralmente deixada como último conteúdo a ser tratado na ementa escolar, sendo observado distanciamento até mesmo dos professores em relação à temática. Isso resulta em pouca apreciação pelos alunos, que só recorrem ao conteúdo de forma específica quando necessitam se preparar para provas e exames. Ao mesmo tempo, diversos estudos apontam que as atividades ou práticas experimentais contribuem significativamente na apreensão de conceitos e sua aplicação na resolução de problemas.

Tempo de esperança no Sul global: retrato de uma liderança falha
Comunicação, Economia, História, Sociologia e Cidadania e Comportamento

As relações internacionais na atualidade vêm contrapondo os Estados Unidos a diversos países, como Rússia (e antes na Guerra Fria com a União Soviética), China, Coreia do Norte e do Médio Oriente. O comércio entre os países foi afetado pela crise de 2008, e provocou novas ações dos EUA em África e Ásia – inclusive com a justificativa de combate ao terrorismo.