Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Ciências Biológicas e Educação Especial e Inclusiva: proposições práticas
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Objetiva-se com este artigo apresentar propostas didáticas para o trabalho com alunos da Educação Especial e Inclusiva, especialmente com transtorno do espectro autista. Os trabalhos estudados são oriundos da Revista Educação Pública, especificamente das seções Biologia e Biociências e Ciências Ambientais, em articulação direta com a Educação Especial e Inclusiva. Foram apresentadas três propostas didáticas, porém apenas uma delas se referia ao aluno com TEA, o que pode sugerir caminhos de pesquisa e investigação sobre Educação Especial e Inclusiva nas Ciências Biológicas.

Essa Nega Fulô: um olhar sobre a produção literária de Jorge de Lima

Durante muito tempo, a construção do texto literário concedeu primazia a modelos fixos, que deveriam ser seguidos incondicionalmente. Com isso, o ato da construção literária devia seguir à risca padrões composicionais, estilísticos e, sobretudo, temáticos. Essa postura persistiu durante décadas no campo literário, alçando a produção literária a uma perspectiva de reprodução de modelos postos anteriormente.

Contexto histórico da avaliação escolar
Avaliação e Formação de Professores

Os exames podem servir para estimular os alunos; ao mesmo tempo, o medo é um excelente fator para manter a atenção; por isso, é necessária uma reestruturação do sistema educacional nesse aspecto.

Resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O ato de ensinar abarca vários conceitos, a fim de haver sucesso em sua feição tanto para o professor quanto para os alunos, pois eles dependem um do outro para que a escola exista. O professor possui papéis fundamentais no ensino, tendo principalmente a ética; é através dela que os bons resultados dos educandos são extraídos, pois é através da ética que o professor tem bom diálogo, respeito, é a favor da democracia em sala de aula, entre outros fatores que auxiliam em classe. Mas, além dos educadores, pais e responsáveis também devem ajudar na vida acadêmica.

Professor, pesquisador ou ambos? Apresentação do problema
História, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

O objetivo do texto é refletir sobre a relação entre docência e pesquisa acadêmica, tomando como exemplo o caso da História. Descreve-se o cenário em que se encontram profissionais recém-formados que ocupam um “não lugar” no mercado de trabalho. Não há espaço nas universidades e, em muitos casos, tampouco nas escolas, inclusive públicas. Se o ambiente escolar vem se tornando hostil à intelectualidade, por não estar estruturado para que os docentes possam aplicar e desenvolver com a devida qualidade o pensamento crítico aprendido em anos de formação, é necessário refletir e apresentar algumas propostas a esse respeito.

Intolerância religiosa em cena: experiência com o Teatro do Oprimido em uma escola de Ibirité/MG
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

O presente texto apresenta uma experiência realizada em uma escola pública do município de Ibirité/MG que abordou situações de intolerância religiosa por meio de uma cena teatral. Após um caminho metodológico que passou por estudos de dados oficiais e religiões de matrizes africanas, foi construída, junto aos estudantes, uma cena teatral nomeada As religiões, que foi apresentada para a comunidade escolar durante a Feira de Cultura da escola realizada em 2017. Após a intervenção pedagógica, verificou-se que familiares e estudantes se sentiram tocados pelo teatro, valorizando a importância de aprofundar a temática no ambiente escolar.

Professor saudável é vantajoso para todos
Outras Mais Específicas

Um professor bem disposto, acessível e com responsabilidade sobre poucas turmas – e turmas com um número razoável de alunos – é vantajoso para todos os demais envolvidos em educação.

Saberes científicos e populares acerca da galinha d'angola: uma conexão afro-brasileira
Biologia e Biociências

As abordagens acerca das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras não deveriam se restringir às disciplinas História e Arte. É necessário que as demais disciplinas dialoguem com as propostas da Lei nº 10.639/03 para que a educação possa se tornar um agente na luta pelo respeito às diversidades. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências em uma escola pública, com 106 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi sensibilizar os alunos acerca da formação identitária brasileira e proporcionar acesso às histórias e às memórias dos povos africanos e afro-brasileiros.

Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil
História, Psicologia e Educação Infantil

Este artigo trata da importância que têm práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, pois essas práticas, realizadas desde o início da escolarização, faz com que a criança crie o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade; para tanto, é necessária a formação docente inicial e a continuada.

Águas que movem moinhos

Todos nós desejamos viver num mundo melhor, mais pacífico, fraterno e ecológico. O problema é que as pessoas sempre esperam que esse mundo melhor comece com o outro. É comum ouvirmos pessoas falando que têm boa vontade para ajudar, mas como ninguém as convida para nada, não se organizam, então, não podem contribuir como gostariam para um mutirão de limpeza da rua, por exemplo, ou para plantio de árvores. Pessoas assim acabam achando mais fácil reclamar que ninguém faz nada, ou que a culpa é do "sistema", dos governantes ou empresas, mas não se perguntam se estão fazendo a parte que lhes cabe.