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Reflexões sobre a qualidade da Educação em todos os âmbitos da escola
Atingir a qualidade de ensino com a aplicação de novas técnicas e experimentando métodos tradicionais ou inovadores não é tarefa exclusiva dos professores. Iniciativas que possibilitem a aplicação prática devem existir em todos os níveis de ensino que compõem a escola.
Pibid de Ciências Biológicas: abordagem do tema solo no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO solo é um importante tema para ser trabalhado, pois por meio dessa temática é possível compreender a sua formação e sua importância no ambiente em que cada um está inserido. O presente trabalho teve como objetivo aprender mais sobre o solo por meio do ensino de Ciências por investigação. De início foi realizada uma atividade prática assíncrona sobre erosão do solo e posteriormente um encontro síncrono sobre formação do solo com os alunos do Pibid. Pode ser observado que os trabalhos foram importantes para entender a formação do solo e a importância da preservação da vegetação.
Filtrando a responsabilidade ambiental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Biologia e Biociências, Geologia, Química, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosO filtro de óleo lubrificante é uma peça necessária para manter o bom funcionamento do motor de veículo. Existe legislação que preconiza a logística reversa; os fabricantes devem realizar coleta e tratamento desse tipo de resíduo, mas a maioria das oficinas mecânicas e postos de gasolina desconhece essas normas e o filtro é descartado juntamente com o lixo comum, causando poluição no solo, na água e doenças graves. Este projeto incentiva o trabalho, crescimento econômico inclusivo e sustentável, incentivando fabricantes, comerciantes e clientes a usar a fitorremediação, uma técnica que pode ser utilizada para reverter esse quadro e reduzir o surgimento de doenças oriundas do consumo de alimento e água contaminados por metais presentes no óleo lubrificante.
Trocando experiências
Daniel Salvador e Esteban Moreno, professores associados da Fundação Cecierj e coordenadores, respectivamente, dos cursos de Extensão de Biologia e Química, estão a caminho dos Estados Unidos, apresentar trabalhos no 5º Simpósio Ibero-Americano de Educação, Cibernética e Informática, que se realizará de 29 de junho a 2 de julho em Orlando, Flórida. Além disso, visitarão o Centro de Tecnologia em Aprendizagem e Ensino, vinculado à Iowa State University.
O Brasil do século XIX através do samba-enredo: levantamento inicial de possibilidades ligadas ao ensino culturalmente relevante
História, Música e Outras Mais EspecíficasDada a importância das práticas culturalmente relevantes para o ensino, propõe-se a utilização e valorização de aspectos e produtos da cultura nacional e local para tais atividades. Neste estudo são elencados 65 sambas-enredo, produtos culturais genuinamente nacionais e ligados diretamente ao carnaval capazes de percorrer a História do Brasil do século XIX, com o intuito de servir como fonte de pesquisa primária para professores interessados na adoção de práticas culturalmente relevantes em sala de aula.
Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasAs imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.
Proust e a escrita: a página dos Campanários
O clássico assombro diante da folha, ou da tela, em branco não é exclusividade dos escritores diletantes. O não saber sobre o que escrever inquieta mesmo aqueles que têm a escrita por ofício. Talvez por isso, paralelamente ao desenvolvimento de suas obras, tantos escritores tenham se dedicado a pensar o ato da escrita. Entre os que teorizaram sobre a criação literária estão sobretudo os poetas. Charles Baudelaire, Paul Valéry, Paul Celan e João Cabral de Melo Neto são apenas alguns de uma vasta lista.
Um panorama sobre a Escola de Atenas: pré-socráticos ou filósofos da natureza
Tales de Mileto, citado por Aristóteles
Quem disse que sonhos não começam em frente à TV?
Sempre que me lançam o clássico desafio de descrever o que a participação na oficina de vídeo Geração Futura representou para mim, sou muito convicto em afirmar que foi um divisor de águas. Indo um pouco adiante, a próxima questão é sempre o que mudou após ter vivido essa experiência. A resposta? Ela é objetiva e paradoxalmente dúbia: tudo mudou e, ao mesmo tempo, nada mudou. Como isso é possível? A velocidade dos acontecimentos me proporcionou um profundo amadurecimento, algumas rupturas, refinamento no olhar uma série de paradigmas nos quais eu acreditava. Por outro lado, posso afirmar que – na essência – continuo o mesmo: um jovem sonhador que acredita nos seus valores e que é insaciável na busca pelo que deseja alcançar.
O primeiro ano do resto da vida deles
E chega tão rápido o dia do fim da licença-maternidade – aquele período em que mãe e filho são apenas um – que a pergunta não para de martelar: como se separar de um bebê tão pequenininho? Mas é hora de ele saber que existe vida longe do colo materno. Normalmente, o primeiro lugar que tem a função de fazer tal cisão é a escola. Muitas famílias conseguem adiar essa separação por um ou dois anos, mas o dia inevitável chega. Os pais, então, achando que nenhum lugar irá substituir o aconchego do lar – e não vai mesmo –, lançam-se à procura da creche perfeita. Muitos locais visitados são legais, mas uma tem muita umidade; a outra tem muitas crianças por turma; a mãe não gostou da professora; o pai achou cara demais; é contramão. Todas têm um “porém”. Até que os pais se tocam de que o papel da escolinha não é ser extensão do lar, e sim uma porta para o mundo externo: um lugar onde o filho irá se relacionar com seus pares, aprender a comer sozinho, pedir para ir ao banheiro e, futuramente, ler, escrever e tornar-se uma pessoinha com seus desejos, gostos, habilidades e dificuldades.