Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Minorias linguísticas e Educação Bilíngue: revisitando os contributos de Marilda Cavalcanti após duas décadas
Formação de Professores, Instituição Escola, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Resenhamos o artigo seminal de Marilda Cavalcanti, Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil, publicado em 1999, um contexto em que muitas das discussões propostas pela autora ainda não tinham tanta visibilidade no âmbito da Linguística Aplicada. Por acreditarmos que esse contributo seja de notada relevância, revisitamos as considerações da autora à vista de pensar no panorama até então construído nesse campo. Cavalcanti confirma sua tese de que não há comunidades de fala heterogêneas e que os contextos multilíngues no Brasil devem estar presentes na educação de professores.

A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e Literatura

O personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.

O novo instrumento de avaliação institucional externa da Educação Superior e a Educação Étnico-Racial

Este artigo tem como escopo uma análise do Novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), especialmente aliada às informações contidas em processo judicial e portarias administrativas, eis que a avaliação educacional tem por objetivo a eficácia escolar (COSTA NETO, 2013).

Grupo de estudo on-line apoiado nas TDIC: ações educacionais remotas em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho visa apresentar a importância e as contribuições da integração dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, tendo como foco a utilização de grupo de estudo on-line apoiado pelas TDIC. A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a revisão de periódicos publicados com essa temática. O cenário de pesquisa é o atual momento de pandemia em que se encontra a sociedade. Como resultado da pesquisa, tem-se a utilização dos grupos de estudos como solução para as aulas virtuais, em que os alunos puderam atuar de forma autônoma, mas mediados pelos docentes. Assim, pode-se concluir que as tecnologias não podem mais ser ignoradas no cenário educacional, pois deram o suporte para superar as barreiras encontradas neste momento de pandemia.

Cotidiano escolar: uma questão de criatividade para o discurso pedagógico
Formação de Professores

Uma animação de Charles Schulz leva à discussão sobre as atitudes e o papel dos professores no processo de ensino e aprendizagem e suas consequências na sala de aula.

Reflexões sobre a evolução social da criança
Psicologia

O presente trabalho visa apresentar reflexões sobre a evolução social da criança tomando por base as vertentes tradicionais e interacionistas de análise, destacando a sua importância tanto para a Psicologia como para a Pedagogia. Nossas reflexões se apresentam como tentativa de síntese dos pressupostos teóricos de importantes autores como Piaget, Vygotsky e Wallon para a compreensão da criança como sujeito de sua história, capaz de recriar seu processo de socialização e de interferir na realidade social, na medida em que interage com o meio, modificando-o e modificando-se.

A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.

ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
História

Um projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.

Contexto histórico da avaliação escolar
Avaliação e Formação de Professores

Os exames podem servir para estimular os alunos; ao mesmo tempo, o medo é um excelente fator para manter a atenção; por isso, é necessária uma reestruturação do sistema educacional nesse aspecto.