Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
O Construtivismo e Jean Piaget
Formação de Professores

A obra de Jean Piaget sobre a linguagem especifica os fatores essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança, como experiências e interações sociais, e a importância do alfabetizador nesse processo.

A Mãe Terra

De 20 a 22 de junho deste ano, no Rio, será realizada a Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, vinte anos após a ECO-92. Sou dos céticos em relação à vontade e à capacidade de nossos governantes – atolados em crises e compromissos com os grandes conglomerados econômico-financeiros que dominam a economia globalizada – chegarem a acordos à altura dos desafios que a humanidade tem pela frente. Cabe à cidadania fazer a sua parte, do local ao mundial. É uma necessidade inadiável indignar-se e agir contra um modo de produzir e consumir que serve para poucos e, ao mesmo tempo, destrói as bases da vida. Com esta crônica, no contexto que antecede a Conferência da ONU, inicio uma série de pequenas reflexões sobre a necessária revisão dos fundamentos em torno dos quais nos organizamos como sociedades humanas.

Hermes, a metáfora do mensageiro na interpretação

O termo hermenêutica tem por etimologia a palavra grega hermeneutike, com o significado de “a arte de interpretar”. No uso diário, passou a ter seu sentido ligado à interpretação de textos. A composição do termo está ligada ao deus Hermes, da mitologia grega. Protetor dos rebanhos em sua função primordial, Hermes também é considerado emissário dos deuses e condutor das almas. É notável que estas duas últimas funções estejam ligadas ao mesmo deus: se Hermes é considerado um intérprete dos desejos olímpicos, e serve assim como intermediário entre deuses e mortais, ele também é um condutor das almas humanas para o Hades ou para o Olimpo – ou seja, cabe ao deus conduzir o homem em sua moral e em seu destino, mesmo que ainda caiba a esse homem o arbítrio de seus atos.

Funções dos Poderes

Montesquieu

Ditadura, medo e política

Lembrar e, mais até, descobrir a verdade são uma necessidade da vida humana. Afinal, somos sujeitos de história; queiramos ou não, é nossa sina como humanos. Trata-se de agir e no agir significar, seja pelo objetivo que buscamos, seja pelas convicções que nos movem ao agir. Conscientemente, nada escapa ao crivo ético que carregamos dentro de nós, ao menos quando sabemos que somos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Ou, ainda pior, pelo que aceitamos fazer o que outros nos impõem de algum modo.

Dos elétrons aos confins do Universo

Nos últimos dias, foram divulgadas duas fantásticas conquistas da Ciência, que simbolizam os extremos do fascínio humano em querer enxergar cada vez mais longe e mais profundamente.

O quarto elemento

Conta Jean Pierre Vernant que as meninas da Ática, região da velha Grécia, não podiam se casar, ou seja coabitar sexualmente com um homem, caso não tivessem, entre os cinco e os dez anos, imitado a ursa.

Física desde a infância

Será que já se foi o tempo em que o magistério era uma das grandes profissões a serem escolhidas? Ou será que o sucesso profissional depende de sorte, isto é, um misto de oportunidades e capacidade de cada um? Numa época em que o magistério é visto por muitos com discriminação, é ótimo conhecer casos de professores bem-sucedidos, e é dever de cidadão divulgá-los. Conheça a trajetória de Adriana Oliveira Bernardes, colaboradora da revista Educação Pública que desenvolveu ao longo dos seus quinze anos de profissão uma série de projetos que motivaram muitos alunos a seguir carreira na área de exatas.

Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

A poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.

As perguntas nos museus: um mundo de possibilidades
Educação Artística

Alguns guardam objetos que preservam histórias passadas de geração a geração ao longo dos séculos e que são apresentadas como um testemunho dos nossos ancestrais; outros parecem contar uma história mais recente sobre os avanços da Ciência e Tecnologia; por vezes, nem sabemos que podem ser considerados museus, mas eles estão lá, abertos ao público e querendo nos contar algo.