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Filtrando a responsabilidade ambiental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Biologia e Biociências, Geologia, Química, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosO filtro de óleo lubrificante é uma peça necessária para manter o bom funcionamento do motor de veículo. Existe legislação que preconiza a logística reversa; os fabricantes devem realizar coleta e tratamento desse tipo de resíduo, mas a maioria das oficinas mecânicas e postos de gasolina desconhece essas normas e o filtro é descartado juntamente com o lixo comum, causando poluição no solo, na água e doenças graves. Este projeto incentiva o trabalho, crescimento econômico inclusivo e sustentável, incentivando fabricantes, comerciantes e clientes a usar a fitorremediação, uma técnica que pode ser utilizada para reverter esse quadro e reduzir o surgimento de doenças oriundas do consumo de alimento e água contaminados por metais presentes no óleo lubrificante.
Dilemas da educação e do trabalho
Dentro da História e principalmente após o advento do capitalismo, o trabalho perde a ideia fundamental de relação social com o mundo que o cerca, com o modo humano de existência, e assume dimensão de força, poder, violência, em que a característica essencial é desenvolver forças produtivas, aperfeiçoando a técnica e a tecnologia em função do lucro e do mercado.
Tradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e ComportamentoOs conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.
Em defesa das faculdades de Educação e da Pedagogia
Os precários resultados sistematicamente divulgados acerca do desempenho dos alunos da escola básica brasileira evidenciam uma situação de tal gravidade que exige de todos os agentes e instâncias responsáveis pela educação um exame rigoroso de suas causas. Para esse exame, a análise radical e a crítica consistente são instrumentos indispensáveis à busca de um diagnóstico preciso.
A educação brasileira destrói a consciência democrática
Dizer que a confusão brasileira começou em 1930 é manifestar partidarismo ou má vontade (o que não é de forma alguma nossa intenção); na realidade, a confusão já estava estabelecida, e de tal forma que, não devemos esquecer, o sr. Getúlio Vargas foi lançado no panorama nacional como “promessa” de salvação. Na verdade, o que ele fez foi apenas piorar a situação, na razão direta do tempo em que se conservou no governo. Não fez nada para corrigir os males passados e aplicou todos os métodos para destruir o pouco que havia de bom; procurou estabelecer o nivelamento da população, mas, em vez de nivelá-la por cima, elevando-a à altura das elites, fez exatamente o contrário: nivelou por baixo, estabelecendo um padrão inferior para todos.
As leis do meio ambiente
A legislação brasileira sobre meio ambiente é bastante extensa, começando na Constituição Federal de 1988, passando pelos documentos legais da Política Nacional do Meio Ambiente – que aborda questões que envolvem flora, águas e fauna, unidades de conservação, povos e comunidades tradicionais e crimes e infrações ambientais, chegando a patrimônio genético nacional e organismos geneticamente modificados. Aqui estão destacados dois documentos legais: a Lei nº 9.795/99 e o Decreto nº 4.281/02. São os textos que tratam de educação ambiental, um dos temas transversais dos Parâmetros e Curriculares Nacionais, elaborados pelo MEC.
Irmã Linda na Era dos Dinossauros
Educação InfantilEste projeto nasceu da curiosidade dos estudantes pelo universo dos dinossauros e a possibilidade de vivenciar essa temática em todos os eixos de experiência propostos pela Base Curricular Municipal do Paulista para a Educação Infantil, que é sedimentada pela BNCC. Ele foi realizado no Cemedi Maria Anunciada de Arruda, no Paulista/PE, em outubro de 2019.
O lugar onde estamos vivendo X O lugar que queremos
Vivências de Sala de AulaEste estudo, cujo tema é meio ambiente, objetiva sensibilizar estudantes quanto à importância da sua preservação. Com a problemática de como podemos mudar a realidade da nossa localidade, o artigo apresenta uma sequência de atividades realizadas para o Programa de Saneamento na Escola – Consórcio Pró-Sinos, que destaca a Educação Ambiental nas escolas. Com um estudo/pesquisa de natureza qualitativa, os dados coletados envolveram os estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em saídas de campo. As atividades contribuíram para o entendimento e a conscientização do processo de reaproveitamento.
Avanços legislativos na perspectiva da Educação Inclusiva e Especial
Educação Especial e InclusivaA Educação Especial, juntamente com discussões realizadas sob a perspectiva da Educação Inclusiva, vem ganhando cada vez mais destaque nos ambientes acadêmicos e das políticas públicas brasileiras. Nesse sentido, instituições de formação continuada estão investindo em cursos na área da Educação Especial e Inclusiva, mas para isso os profissionais e demais cidadãos devem se atentar às mudanças e paradigmas que as leis brasileiras sofrem e possuem, respectivamente, para assim posteriormente poderem cobrar e compreender como as leis que comandam a Educação Especial e os direitos das pessoas com deficiência funcionam. Nesse sentido, este trabalho possui como questão norteadora: como os avanços nas legislações podem colaborar para o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência? Para isso, objetiva-se discutir como os avanços legislativos podem colaborar com o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência, possuindo como etapas, descrever mudanças e adaptações sofridas nas legislaturas; comparar recomendações consideradas antigas com as atuais e evidenciar como essas mudanças podem interferir positivamente nos avanços educacionais de pessoas com deficiência.
Análise crítica da proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o Currículo Mínimo do 6º ano utilizado nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, trazendo aspectos referentes à sua elaboração e sobre como ele afeta os docentes e a parte principal de todo o sistema educacional: os alunos. O trabalho está dividido em tópicos que abordam diferentes aspectos sobre nosso objeto central de estudo, usando como fonte, além de alguns autores, as observações realizadas por mim durante o período de estágio.