Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A finalidade do mundo e a noção de substância em Spinoza

Spinoza define substância como aquilo que “existe sem necessidade de outro para existir”, de modo que apenas um elemento se encaixa em tal definição: Deus – uma vez que Ele é causa de si e existe em si mesmo. Em Spinoza, Deus e natureza são idênticos. A natureza e tudo mais que possa existir é apenas modificação dessa substância una: “Deus sive Natura” (Deus, isto é, natureza). Ele está presente em tudo que foi criado. Em Deus, e somente Nele, existência e essência coincidem. Deus é a causa última de tudo e tudo que existe está Nele e foi por Ele concebido. Daí não há sentido falar de perfeição moral divina em Spinoza.

Redes de conhecimento e professores: impacto da tecnologia na escola

Estamos em uma sala de aula do início dos anos 1950, na França. Os alunos, com os ombros levantados, olhar fixo, acompanham a fala da pessoa que lhes veio apresentar um aparelho de TV. A professora, com o corpo tenso, a face virada para os alunos, tenta ver, com os cantos dos olhos e espanto na face, o que fala o expositor, a única pessoa à vontade na sala. É a primeira vez que um aparelho de televisão entra em uma sala de aula no país.

Eliseu Visconti Website

Criado por Tobias Stourdzé Visconti, o site Eliseu Visconti é a homenagem de um neto a seu avô. Em 2003, após a morte de seu pai, Tobias ficou encarregado da guarda do acervo de Visconti. Em e-mail ao portal, ele declarou que, "como primeiro objetivo do projeto, elegi a elaboração de um site sobre o artista, já que o único livro oficial sobre o pintor, intitulado Eliseu Visconti e Seu Tempo, de Frederico Barata, encontrava-se há muito totalmente esgotado".

A filosofia na boca do povo

Esse hermetismo de que tanto acusam a filosofia – pobre dela – por vezes é puro preconceito ou falta de intimidade com essa disciplina cujos textos, na maioria dos casos, exigem mais de duas (três, quatro, cinco, infindáveis) leituras para começar a entendê-los. Mas, se existe mesmo aquela história de inconsciente coletivo de que Jung fala, isso pode explicar o fato de os complexos pensamentos filosóficos caírem de uma hora para outra na boca do povo. Ou são os filósofos que os captam do povo, transformando-os em parte de suas teorias? Como sempre, é a história do ovo e da galinha invadindo o campo filosófico.

O Jesus judeu

Quando minha filha Sarah nasceu eu tive que ir a um cartório. Essa não era a minha primeira peregrinação por cartórios para registrar filhos. Sarah era minha terceira cria, e eu já estava acostumado a repetir o procedimento padrão para dar um nome civil a alguém. Mas, naquele dia, eu notei algo que havia me passado despercebido das outras vezes. Lá, bem no canto do prédio, havia uma porta e sobre ela os dizeres: “Sala de casamento”. Com algum esforço eu pude, mesmo do balcão, direcionar meu olhar curioso para vasculhar o que havia dentro daquela sala tão significativa, espremida entre os bancos e os birôs dos atendentes. Lá dentro havia algumas cadeiras, uma mesa de madeira negra e, sobre ela, fixo na parede, dominando com estranha luminosidade ocre o ambiente, a imagem de um Cristo crucificado.

A dor do impossível

As primeiras impressões sobre o filme 2046 - Os segredos do amor, de Wong Kar-Wai, costumam ser arrebatadoras. É certo que há um grupo de espectadores, mais afeitos às concatenações lógicas, que o renegam por não encontrar muitas ligações inteligíveis. E é nessa dicotomia entre razão e sensibilidade, que giram as discussões sobre a continuação do aclamado Amor à flor da pele.

Aldeia educação

O site Aldeia foi criado pelo professor de Português Paulo Geral com o objetivo de colocar e divulgar os textos que apreciava – grande parte deles relacionados à educação e à adolescência. Aos poucos outras pessoas começaram a colaborar, cada uma delas cedendo parte de seu tempo para atualizar o site. Seguindo tal filosofia participativa, o site abre um espaço para quem quiser colaborar com envio de textos, traduções de artigos do espanhol para o português, donativos ou mesmo colocar “links” da Aldeia em outros lugares da internet. Na página inicial, o primeiro item encontrado é Adolescência. Ao clicar lá encontramos diversos textos sobre tal período, dentre os quais Etapas da Adolescência (que se inicia como uma definição pertinente sobre tal fase: “é uma época de imaturidade em busca de maturidade”); Educar adolescentes (que mostra que a tarefa de educar jovens tem bem mais exigências do que em relação às crianças, porque nessa fase eles querem saber a razão de obedecer a cada regra); Limites (que trata da importância de dar limites aos jovens que, muitas vezes, “pedem” por isso) e outros textos.

Em tempos de Copa do Mundo

O Brasil no primeiro tempo Estava a perder No segundo jogou pra valer E ganhou de 5x2.

Fundação Pierre Verger

O site da Fundação Pierre Verger é uma volta ao mundo em cliques. Antes de apertar os cintos, porém, a biografia desse fotógrafo-viajante-pesquisador-babalaô-e-cético vale a pena ser conhecida.

Professor, pesquisador ou ambos? Apresentação do problema
História, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

O objetivo do texto é refletir sobre a relação entre docência e pesquisa acadêmica, tomando como exemplo o caso da História. Descreve-se o cenário em que se encontram profissionais recém-formados que ocupam um “não lugar” no mercado de trabalho. Não há espaço nas universidades e, em muitos casos, tampouco nas escolas, inclusive públicas. Se o ambiente escolar vem se tornando hostil à intelectualidade, por não estar estruturado para que os docentes possam aplicar e desenvolver com a devida qualidade o pensamento crítico aprendido em anos de formação, é necessário refletir e apresentar algumas propostas a esse respeito.