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Intolerância religiosa em cena: experiência com o Teatro do Oprimido em uma escola de Ibirité/MG
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVO presente texto apresenta uma experiência realizada em uma escola pública do município de Ibirité/MG que abordou situações de intolerância religiosa por meio de uma cena teatral. Após um caminho metodológico que passou por estudos de dados oficiais e religiões de matrizes africanas, foi construída, junto aos estudantes, uma cena teatral nomeada As religiões, que foi apresentada para a comunidade escolar durante a Feira de Cultura da escola realizada em 2017. Após a intervenção pedagógica, verificou-se que familiares e estudantes se sentiram tocados pelo teatro, valorizando a importância de aprofundar a temática no ambiente escolar.
Professor saudável é vantajoso para todos
Outras Mais EspecíficasUm professor bem disposto, acessível e com responsabilidade sobre poucas turmas – e turmas com um número razoável de alunos – é vantajoso para todos os demais envolvidos em educação.
Saberes científicos e populares acerca da galinha d'angola: uma conexão afro-brasileira
Biologia e BiociênciasAs abordagens acerca das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras não deveriam se restringir às disciplinas História e Arte. É necessário que as demais disciplinas dialoguem com as propostas da Lei nº 10.639/03 para que a educação possa se tornar um agente na luta pelo respeito às diversidades. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências em uma escola pública, com 106 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi sensibilizar os alunos acerca da formação identitária brasileira e proporcionar acesso às histórias e às memórias dos povos africanos e afro-brasileiros.
Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil
História, Psicologia e Educação InfantilEste artigo trata da importância que têm práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, pois essas práticas, realizadas desde o início da escolarização, faz com que a criança crie o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade; para tanto, é necessária a formação docente inicial e a continuada.
Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana
Rev.Saúde Pública vol.36 no.3 São Paulo Junho 2002
Teoria Especial da Relatividade
A teoria especial da relatividade, formulada por Einstein em 1905, mostra que espaço e tempo não são absolutos, como até então se pensava. Suas equações se basearam na experiência de Michelson-Morley, realizada 25 anos antes, que mostrou ser a velocidade da luz sempre a mesma independente do observador, e também nos trabalhos de James Clerk Maxwell sobre ondas eletromagnéticas.
Resenha de “O livro que não tinha fim”, de Sandra Aymone
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA resenha tem o objetivo de apresentar as potencialidades de O livro que não tinha fim (2015), de Sandra Aymone, como estratégia para aprimorar o ensino de Ciências. De forma lúdica, o livro apresenta conceitos da área científica que são essenciais para o conhecimento dos alunos. Sugere-se o desenvolvimento de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando as temáticas associadas a aquecimento global, reciclagem, poluição, efeito estufa e às contribuições do ser humano para o planeta. A literatura infantil pode ser uma importante aliada para favorecer o processo de aprendizagem.
BioDiversitas
O mapa demográfico do Brasil tem uma faixa escura demarcando a zona litorânea, principalmente do Sudeste e Nordeste. O resto do país está quase todo marcado por cores claras, significando que mais da metade da população dá as costas para o Estado-continente em que vivemos. Acontece que nessa área mais rarefeita de gente se concentra uma diversidade de fauna e flora tão rica que, durante o período de férias, muitos dos moradores das grandes cidades litorâneas se viram para o interior do país, curiosos para conhecer ou nostálgicos de rever florestas, rios e animais que não podem encontrar em suas vidas cotidianas. É justamente nesse período que a falta de consciência ambiental é demonstrada da forma mais comum, a ignorância: superlotação de pousadas, acampamentos mal organizados, uso indevido da água, despejo descontrolado de lixo e a compreensível vontade do visitante de se integrar ao ambiente sem se dar conta de que aquele ambiente não estava preparado para tal integração – são várias as causas e maiores ainda as consequências da devastadora ação humana em ambientes ainda naturalmente preservados, mas a ignorância ainda é uma das principais razões.
Cenas cotidianas de racismo no Brasil
Nós, brasileiros, vivemos dizendo aos quatro cantos que nosso país não é racista, que somos todos descendentes de negros, brancos e índios. São sentenças comuns de escutarmos por aí. O fato de sermos a terra do samba, do futebol e da feijoada reforça ainda mais a ideia de que moramos em um lugar onde, de fato, a democracia racial existe. Tal discurso funciona bem na teoria. Na prática, porém, se tivermos um olhar mais atento para algumas cenas do cotidiano, que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos – seja pelo costume ou por acontecerem em forma de “brincadeira” – é fácil perceber que essa tão aclamada convivência pacífica entre as raças não é tão harmônica assim.
Valsa com Bashir
Desde 3 de abril, está em cartaz no circuito brasileiro Valsa com Bashir, um documentário em longa-metragem sobre o massacre de palestinos durante a guerra entre Israel e Líbano ocorrida em 1982. Produção franco-germano-israelense, dirigido por Ari Folman, o filme tem sido destaque ao redor do mundo não só pelo seu resultado final (como obra cinematográfica e pelo roteiro bem resolvido), mas principalmente pela escolha da linguagem gráfica utilizada. Folman utilizou animação para retratar os horrores da guerra, resgatados a partir de suas próprias lembranças e de depoimentos de sete colegas do exército.