Biblioteca
Filtrar os artigos
O menino cósmico
É festa junina! O garoto acende a bombinha e, apreciando sua pequena explosão, expressa sua alegria com sorrisos e um grito de satisfação. Enquanto ainda se vê o clarão e se ouve o estampido, algo de inacreditável ocorre por entre as fagulhas que cintilam na noite escura e que extasiam o olhar do garoto.
Discurso de José Saramago, na Academia Sueca, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura
O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher. Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia. Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo.
eTandem
O desejo de conhecer outro idioma, aliado aos novos meios de comunicação via internet, pode ser o passaporte para viagens nunca antes imaginadas.
Sobre: As primeiras palavras foram de amor
Confesso que por três vezes na minha vida senti inveja.
Professoras e guerreiras
Encontrei com minhas amigas esta semana para comemorarmos os 40 anos de uma delas. Somos quarentonas, mas pude constatar que ainda estamos cheias de sonhos, esperanças, e aspirações, com aquele gostinho dos deliciosos 17 anos! Parece incrível, mas somos as mesmas meninas; mais maduras, mais, digamos, cascudas, mas as mesmas meninas...
Análise crítica da proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o Currículo Mínimo do 6º ano utilizado nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, trazendo aspectos referentes à sua elaboração e sobre como ele afeta os docentes e a parte principal de todo o sistema educacional: os alunos. O trabalho está dividido em tópicos que abordam diferentes aspectos sobre nosso objeto central de estudo, usando como fonte, além de alguns autores, as observações realizadas por mim durante o período de estágio.
Criando e recriando a história da educação
A primeira coisa que esquecemos quando nos tornamos “adultos” é a arte de sonhar; a criatividade esvai e somos acorrentados pelos fantasmas da realidade.
O ensino primário obrigatório em terras mineiras: os debates educacionais no século XIX
O presente trabalho visa compreender melhor os debates em torno da obrigatoriedade do ensino primário em Minas Gerais, buscando analisar os discursos dos presidentes da Província a partir dos relatórios dirigidos à Assembleia Legislativa. Este estudo foi publicado nos Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd, em 2011.
Os sonhos de antes, agora
Às vezes, os jornais ou alguma campanha publicitária anuncia que os anos 1960 estão de volta. Acontece que os anos 60 estão no DNA de todo mundo, mesmo já tendo nascido no século XXI. Se a mudança de hábitos, códigos morais e costumes já vinha ocorrendo desde a Primeira Guerra Mundial, a explosão de conceitos dos anos 60 foi como um segundo big bang na formação da cultura mundial: a gênese vinha sendo elaborada, mas a força das manifestações daquela década se faz presente até hoje, em cores, sons, pensamentos e sentimentos.
Democracia em cifras na internet
Desde março, qualquer pessoa pode saber o que a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro está fazendo com o dinheiro público, acessando a página do Ibase na internet. O projeto Cidade Transparente está encurtando o caminho entre contribuintes e o orçamento. São relatórios que indicam quem é responsável pelos gastos e seus fins, como serão realizados e até em que parte da cidade vai acontecer. A ideia é que esse seja um bom exemplo para estimular populações de outros municípios a reivindicar o benefício. A seguir, uma análise detalhada sobre o orçamento carioca, baseada nos dados divulgados pelo projeto.