Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A economia mundial no século XX, o Direito e Habermas

Sabemos que, por maior que fosse a dissensão entre os estudiosos da história econômica do século XX acerca da caracterização do momento presente sobre o desenvolvimento econômico mundial, existia um certo consenso na consideração de que vivíamos em época posterior ao ciclo de crescimento econômico internacional, que se arranjou em um capitalismo que se reinventava. Inaugurava-se tudo novamente com preocupação da (re)construção no pós-guerra.

A Marchinha Carioca, uma história resumida – parte 2 (final)

Como vimos no artigo anterior, com a popularidade da marchinha já estabelecida, alguns autores e cantores ficaram conhecidos por esse gênero, e algumas marchinhas ficaram consagradas e são cantadas até hoje: Taí, cantada por Carmen Miranda; o triunvirato O teu cabelo não nega, Linda morena e Linda lourinha, que cantavam o preconceito racial contido na nossa sociedade; a belíssima Jardineira, de Benedito Lacerda e Humberto Porto, e talvez a mais famosa delas: Mamãe eu quero, de Jararaca e Vicente Paiva.

Era uma vez...

Somos seres da linguagem. Desde a escuridão das cavernas até os dias de hoje, adoramos contar e ouvir histórias.

Escritório de Histórias

Este é um site comercial, mas com toda qualidade e as melhores intenções de quem se propõe a trabalhar com cultura, difundi-la e, principalmente, contar histórias de vida.

Microscopia: um estudo sobre transposição didática
Biologia e Biociências e Formação de Professores

A transposição didática, conforme proposta por Chevallard, refere-se às transformações que um conteúdo científico sofre ao ser adaptado do saber acadêmico (saber sábio) para o saber ensinado. A microscopia desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Biologia moderna, permitindo a observação de estruturas além das capacidades da visão humana. O presente estudo visou analisar a transposição didática sobre microscopia em quatro livros do Ensino Básico. Foram notadas divergências entre os autores quanto à forma de apresentar o conteúdo nos diferentes níveis de ensino.

Relembrando Beijing

Nunca é demais voltar a discussão para a questão da igualdade de direitos entre homens e mulheres. A IV Conferência Mundial sobre a Mulher, aconteceu em Beijing, na China, em 1995 e trouxe como pauta principal a necessidade de se debater a discriminação de gênero, discutindo a posição que as mulheres têm ocupado no cenário internacional.

Na sociedade do cansaço a literatura se faz respiro
Filosofia, Sociologia e Cidadania e Comportamento

Nesta resenha, debruçamo-nos sobre a obra Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han. O filósofo sul-coreano é um crítico da sociedade do desempenho, em que o indivíduo é explorado e acredita que é realização. Alienação de si mesmo. Imersos nessa lógica do neoliberalismo adoecemos. A máquina-corpo perde sua potência vital e os sinais de esgotamento logo aparecem; secos no deserto dos dias ficamos à espera de resgaste, que vem em forma de medicamentos e/ou suplementos. Vivemos em tempos de produção e sucumbiremos pela autoexploração.

Políticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política Educacional

As políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.

Timor-Leste: reaprendendo a língua portuguesa com a ajuda do Brasil

Hoje, em nossa era democrática, esperamos ter acesso a todo e qualquer tipo de informação, sem restrições de ordem moral ou política. Afinal, já não vivemos mais em uma ditadura, já existe liberdade de imprensa e a globalização promove uma maior integração entre os povos espalhados pelo mundo. Mais ainda: em busca de um fortalecimento cultural e mesmo econômico, os países de língua portuguesa estão se aproximando cada vez mais. Isso tem acontecido de forma constante, talvez o último exemplo seja o recente acordo ortográfico. Entretanto, por muito tempo, não tivemos acesso a informações sobre o Timor, e muitos ainda desconhecem aspectos importantes de sua história.