Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Escrita de autobiografia no 5º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A busca pela excelência na competência leitora deve ser constante na progressão das aprendizagens, em situações significativas caracterizadas pela participação e pela atuação dos alunos como protagonistas de todo o processo de aprendizagem. Um trabalho de envio e recebimento de cartas sobre uma artista despertou o interesse dos alunos por escrever as próprias histórias.

Sobre a chuva e o choro: apontamentos poético-científicos
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Física, Geologia, Química e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem como objetivo, por meio da construção poética, utilizar metáforas e estruturas poéticas para que haja desenvolvimento destacado do letramento e da divulgação científica. Para isso, o autor emprega as palavras de forma a provocar reflexões sobre o fenômeno do ciclo da água e seus processos físico-químicos, bem como suas alegorias e seus simbolismos, relacionando elementos como criação, criatividade, emoção e sentimentos.

Recursos lúdicos para o ensino de Química no Ensino Médio: relato de experiência

Recursos lúdicos são importantes no ensino e aprendizagem, principalmente das disciplinas da área de Ciências, em que as dificuldades dos alunos são maiores. Em pesquisa realizada junto aos alunos do Instituto Educacional de Nova Friburgo (IENF), constatamos que a disciplina figura para eles como afastada de seu cotidiano e é tida como de difícil assimilação. Apresentamos neste trabalho experiência realizada junto aos alunos do curso de formação de professores do IENF, com os quais produzimos recursos didáticos (vídeos educativos) com o tema Polímeros e conceitos gerais de Química servindo como motivador para aprendizagem da disciplina, colaborando para que os alunos apresentassem bons resultados.

O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem
Formação de Professores

Uma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.

Conectados à televisão, ao celular, ao computador

O despertador do celular toca. É hora de ir para a escola.

Texto e contexto: a Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

Este texto analisa as contribuições/implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas.

O meio ambiente, o ser humano e os problemas ambientais
Ecologia e Meio Ambiente

O consumismo está destruindo os recursos do planeta, provocando graves alterações, em benefício de alguns e em detrimento de uma maioria. Os centros urbanos são os responsáveis pelo consumo da maior parte dos recursos naturais.

Estimulando funções executivas em atividades de revisão de conteúdos
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

As atividades propostas pelo professor possuem forte repercussão no processo de desenvolvimento do educando, por meio dos estímulos que culminam na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento. Aprendizagem caracteriza-se por modificações do sistema nervoso central quando o indivíduo é submetido a estímulos e/ou experiências de vida. O desenvolvimento da aprendizagem, para tanto, é relacionado a aquisições de competências fundamentais da vida acadêmica, como linguagem e matemática, que demandam processos cognitivos específicos como atenção, memória de trabalho e funções executivas.

Os objetivos da Educação Física na escola e sua relação com a saúde segundo professores de uma universidade federal no Rio de Janeiro
Educação Física

Ao entrevistar cinco professores de licenciatura em Educação Física, Felipe Lameu dos Santos tentou identificar qual é, na opinião deles, o principal objetivo da disciplina a ser trabalhado nas escolas.