Biblioteca
Filtrar os artigos
O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos
Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge um novo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou alteração nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas possibilidades de cunho metodológico para o ensino de Língua e da leitura. De acordo com Santos (2002, p. 30-31), a partir da década de 80, deslocou-se o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos.
A metafísica do aborto
Tem muita metafísica no debate sobre a interrupção da gravidez de fetos anencefálicos. E a metafísica, no dizer de alguns colegas filósofos (geralmente pós-modernos), é como uma doença contagiosa; você a espalha por todo canto antes de saber com o que está infectado.
Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta relato de experiências vivenciadas por professora alfabetizadora no município de Colorado do Oeste/RO, evidenciando angústias, desafios provocados pela suspensão das aulas em decorrência da pandemia da covid-19 em 2020. Apresenta constantes mudanças e expectativas ao longo do ano de 2020 até 17 de março de 2021, período no qual foi realizada a presente pesquisa. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica e de campo evidenciando que a educação brasileira foi marcada por mudanças radicais, as pesquisadoras entendem esse período como divisor de água no cenário educacional.
Cursos de atualização da Fundação Cecierj têm nova estrutura
Os cursos de atualização da Extensão passaram por um processo de reestruturação. A nova forma de certificação passará a valer para os candidatos que iniciarem as disciplinas a partir do segundo semestre de 2014. Os professores que cursaram disciplinas anteriormente poderão continuar se inscrevendo nas disciplinas das áreas em que estão matriculados e receberão os certificados relativos aos cursos de Atualização existentes anteriormente. Outra novidade é o curso de qualificação profissional em Tutoria, com carga horária de 150 horas. Para explicar um pouco mais sobre essas mudanças, conversamos com Glauca Aragon, coordenadora dos cursos de Atualização na área de Ciências Humanas.
Os olhos ainda comentam o que não conseguem enxergar
Etnocentrismo é uma palavra que já não cabe nem em si mesma. Quanto mais no julgamento das pessoas. Quando fiz o curso de Formação de Professores, no início da década de oitenta, já se falava sobre isso, mesmo que muito vagamente.
Jejum consumista
Comida, roupa, calçado, transporte, lazer... Necessidades legítimas do ser humano que servem de pretexto para dar vazão à sede de consumo cada vez mais voraz dos dias de hoje.
Os conceitos de competências de ensino no século XXI: transformação da educação contemporânea
História da EducaçãoÉ perceptível a responsabilidade do docente na preparação do ensino em espaço escolar e profissionalizante, em áreas interdisciplinares e na educação do sujeito para atuar no campo de trabalho de diversos tipos de ação individual ou autônoma; deve-se favorecer a educação ativa construtiva, como exigência do século XXI, abrangendo a formação profissional no uso da tecnologia, que pode facilitar os estudos e pesquisas, na busca de absorção de conhecimentos, para a transformação do sujeito dentro da ética profissional e da educacional.
Tecnologia no ensino-aprendizagem
História, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaPara estudar com as tecnologias é preciso ter cuidados no âmbito da Educação, como não pesquisar em qualquer site, pois alguns contêm informações falsas que podem atrapalhar as aulas dos professores, pois se trata de trazer uma ilusão de noção errada dos temas abordadas na sala de aula. Esse é um dos problemas que sempre encontramos todos os dias nas escolas, o que gera a necessidade de os educadores alertarem seus alunos para que não usem qualquer fonte de informação.
Estimulando funções executivas em atividades de revisão de conteúdos
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaAs atividades propostas pelo professor possuem forte repercussão no processo de desenvolvimento do educando, por meio dos estímulos que culminam na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento. Aprendizagem caracteriza-se por modificações do sistema nervoso central quando o indivíduo é submetido a estímulos e/ou experiências de vida. O desenvolvimento da aprendizagem, para tanto, é relacionado a aquisições de competências fundamentais da vida acadêmica, como linguagem e matemática, que demandam processos cognitivos específicos como atenção, memória de trabalho e funções executivas.
Ler on e off life
Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.