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Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e Literatura

Uma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.

Nem alunos condicionados pelo meio, nem formados desde o nascimento

Como é de amplo conhecimento, a Psicologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) abriu novos caminhos para a Pedagogia. As inovações do biólogo suíço nesse campo representaram um contraponto às tradições da pedagogia anglo-saxônica, em que as disciplinas eram ministradas de forma totalmente independente umas das outras. Piaget ressalta a necessidade do caráter interdisciplinar para a iniciação científica e defende que o ensino científico deve estar unido à pesquisa. Assim, o aluno deve desde pequeno tentar buscar por si próprio possíveis soluções para os problemas que surjam; quer dizer, ele deve participar ativamente das atividades propostas.

Educação Inclusiva: fatores e aspectos que impactam na formação do professor
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência aborda questões vivenciadas pelos autores antes e durante sua participação em um curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Fundação Cecierj. A temática desse curso coincide com o objeto deste relato e também é o ponto de partida para a reflexão que ele promove, sobre fatores e aspectos que impactam a formação do professor, a transformação do saber e as práticas tradicionais da educação inclusiva. Com este trabalho, os autores se propõem a elaborar um relato sobre sua trajetória como cursistas, com foco na formação de professores, ressaltando as contribuições do curso como um todo.

História passando na sua timeline: possibilidade de uso do Facebook nas aulas
Computação e Tecnologias, História e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um relato de experiência resultante da prática docente em uma escola em Uruará, no oeste do Pará. O projeto tinha como objetivo integrar o estudo da disciplina de História ao acesso ao Facebook, na época a rede social de maior acesso dos alunos daquela unidade escolar. O uso previa que os alunos desenvolvessem o hábito de estudar além dos horários na sala de aula, aprimorando ainda outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como a argumentação, a produção textual e a confrontação com textos diversos. O projeto foi aplicado na escola durante todo o ano de 2017 e metade do ano de 2018, com alunos das três séries do Ensino Médio.

Ler on e off life

Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.

Inclusão da cultura afro-brasileira na educação
Comunicação, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Folclore e Datas Importantes, Política Cultural e Política Educacional

A presente resenha traz a relevância da inclusão da cultura afro-brasileira no contexto educacional brasileiro, a fim de desmistificar os preconceitos e a exclusão que a etnia negra sofre em nosso país, onde a escravização que o povo negro sofreu precisa ser desconstruída no ambiente escolar. É necessário ressaltar o fato de que o Brasil se destaca pela sua singularidade, é percebido mundialmente como uma sociedade plurirracial e, historicamente, como o destino de milhares de indivíduos livres que, trazidos para o país, tornaram-se mão de obra escrava.

A importância dos recursos didáticos educacionais

A fim de contribuir para o aprimoramento das aulas, o Portal da Educação Pública está colocando à disposição vários objetos didáticos (animações, ilustrações, figuras) para uso livre dos professores – desde que seja mencionada a fonte. São arquivos digitais em formatos comumente usados nos computadores, sem cobrança de direitos autorais, que abordam diversos conteúdos programáticos da Educação Básica. Você pode utilizá-los direto do link a seguir ou baixá-los para o seu computador.

A importância dos recursos didáticos educacionais

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A importância dos recursos didáticos educacionais

A fim de contribuir para o aprimoramento das aulas, o Portal da Educação Pública está colocando à disposição vários objetos didáticos (animações, ilustrações, figuras) para uso livre dos professores – desde que seja mencionada a fonte. São arquivos digitais em formatos comumente usados nos computadores, sem cobrança de direitos autorais, que abordam diversos conteúdos programáticos da Educação Básica. Você pode utilizá-los direto do link a seguir ou baixá-los para o seu computador.

“Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas
Química

Um jogo de cartas apresenta características dos elementos químicos e possui recursos que aumentam a ludicidade, equilibrando as funções de entretenimento e de aprendizagem. Essa combinação aumenta o interesse do aluno pela disciplina e conteúdos de tabela periódica.