Biblioteca
Filtrar os artigos
Uma revolução intelectual
Ilya Prigogine, em Nomes de Deuses, p. 64
Uma dívida (pública) com a Educação (Pública)
Confúcio, em Os colóquios
Em busca de diálogo entre os ensinos superior e o médio
A mesa-redonda "Formas de acesso ao Ensino Superior" promovida pelo programa de Ensino Médio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ensino Médio), no dia 4 de abril, revelou a necessidade de maior diálogo entre as instituições do Ensino Superior e do Ensino Médio com relação aos programas e às datas dos vestibulares. O evento contou com a presença de cerca de 80 professores do Ensino Médio. Participaram da mesa os professores Marieta de Moraes Ferreira (FGV Ensino Médio), Maria Inês Fini (FE/Unicamp), Marcelo Macedo Corrêa e Castro (FE/UFRJ) e Maurício Luz (CAP/UFRJ).
Instituto Arapoty
A maioria das pessoas parece não se dar conta, mas já se passaram mais de cinco séculos da época em que índios trocavam trabalho escravo e pedras preciosas por quinquilharias vindas de Portugal. A ignorância que a população indígena tinha do modus operandi de exploração europeia já não existe mais. Essa ignorância, que a civilização prefere chamar de “inocência”, transformou-se em uma consciência de sua situação em um mundo que foi civilizado e globalizado. Arapoty significa renascimento, e talvez renascer tenha sido uma necessidade para um povo que foi quase exterminado.
Um paralelo curioso: Debussy e Luiz Gonzaga
Na história da música, tanto popular quanto erudita – e até mesmo, no sentido mais geral, na história das artes e das ciências –, encontramos sempre o que podemos chamar de pontos de inflexão. São momentos em que ocorrem guinadas, mudanças de curso, enfim, mudanças. Dessa forma, alguns autores constituem-se como liminares; servem como pontos de passagem para a construção de um novo momento naquela atividade. Em certo sentido, foi isso o que aconteceu com Debussy e Gonzaga.
A viagem é um convite para estética da vida
Outras Mais EspecíficasA experiência de viajar é um exercício para a memória, inclusive a memória sensorial, abrindo espaço para desgarrar-se das verdades anteriores e dando possibilidades de ser no mundo, com criatividade.
As diferenças entre o ensino municipal e estadual do Rio de Janeiro na visão dos alunos
Formação de Professores e Política EducacionalA percepção que alunos têm das características das escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro varia de acordo com condições pessoais, mas sempre pode servir como referência para as melhorias realizadas.
Minha cadelinha e eu
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente texto tem por objetivo trazer ao leitor a narração de um dia chuvoso e comum de uma cadela e seu dono. Pela perspectiva, ora do dono, ora da cadelinha, descreve-se o cansaço do dono frente à demanda do animal e as ações ocorridas de acordo com a insistência do bichinho para sair de casa. O texto detalha com sensibilidade alguns aspectos afetivos da relação de amizade construída por ambos. A fala do narrador busca intensificar a natureza canina como uma natureza sempre disponível ao amor incondicional ao seu humano, percebendo a beleza que existe nas suas atitudes.
Por que as bolhas de sabão são coloridas?
As ondas luminosas sofrem interferência, assim como dois pulsos criados nas extremidades de uma corda se interferem quando atingem simultaneamente o mesmo ponto. Veja a simulação:
Nem alunos condicionados pelo meio, nem formados desde o nascimento
Como é de amplo conhecimento, a Psicologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) abriu novos caminhos para a Pedagogia. As inovações do biólogo suíço nesse campo representaram um contraponto às tradições da pedagogia anglo-saxônica, em que as disciplinas eram ministradas de forma totalmente independente umas das outras. Piaget ressalta a necessidade do caráter interdisciplinar para a iniciação científica e defende que o ensino científico deve estar unido à pesquisa. Assim, o aluno deve desde pequeno tentar buscar por si próprio possíveis soluções para os problemas que surjam; quer dizer, ele deve participar ativamente das atividades propostas.