Biblioteca
Filtrar os artigos
A inteligência emocional e a justiça
Uma condição essencial ao autoconhecimento é o desenvolvimento da inteligência emocional. É preciso conhecer mais a respeito das emoções e das suas possibilidades colaboradoras, principalmente no que diz respeito à sua ação conjunta à justiça. Tomemos contato com as emoções, cuja serventia pode ser identificada pelo estudo realizado por Daniel Goleman:
Recriando a criação
Entro em uma sala com pé-direito alto, iluminada pela luz fria característica das oficinas e laboratórios. A metade inferior de suas paredes é pintada de verde claro, a outra metade, de branco. Ao fundo, algumas prateleiras de concreto. Sobre elas, caixas de madeira, resistências, outras caixas com componentes eletrônicos. Um homem de cerca de 50 anos, baixo, forte, de voz entusiasmada corre para apanhar uma das caixas. Na superfície, dois botões grandes - um verde e outro vermelho. Feliz, o homem diz que aquele equipamento se chama "botoeira", um tipo de interruptor de grandes máquinas elétricas. Ele explica que ao fazer o equipamento no laboratório, com a ajuda dos alunos, a escola fez uma grande economia.
Contribuições da Biologia Molecular para a compreensão e prevenção de problemas genéticos
Ciência e Saúde Coletiva. vol.7, no.1 São Paulo, 2002.
Como você vê?
Clarisse Lispector diz: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”.
Filosofia, poesia e a sabedoria de Benedito Nunes
(...) as coisas que não podemos dizer é melhor calar, pois quando a linguagem filosófica ou poética se cala, ela está mostrando algo que não pode dizer inteiramente
Projeto transforma escolas de Quatis em galerias de arte
Democratizar as artes plásticas reproduzindo obras de artistas brasileiros, tirando suas obras de dentro das galerias e trazendo-as para os corredores das escolas foi o objetivo do grafiteiro Júlio César Morais ao criar o projeto Meu Brasil brasileiro, em Quatis.
O protótipo argentino
Foi em 1949 que Raul Prebish (1901-1986) publicou sua famosa crítica da teoria das “vantagens comparativas” e formulou sua teoria do desenvolvimento econômico “periférico”, baseado na experiência histórica da Argentina. As ideias de Prebish ocuparam um lugar central no “debate do desenvolvimento”, da segunda metade do século XX, mas a Argentina acabou se transformando no protótipo do “modelo primário-exportador” incapaz de se industrializar e que teria ficado à deriva depois da crise de 1930. Sua história econômica, entretanto, não parece confirmar esse pessimismo, porque, apesar de suas grandes crises e depressões cíclicas, no longo prazo o desenvolvimento argentino foi bem-sucedido do ponto de vista dos indicadores clássicos utilizados pelos economistas, mesmo depois dos anos 1930.
A ERA DO SER AMBIENTAL
Glória Cristina Cornélio Nascimento
Guia do Ensino Infantil – Educar para Crescer
O Especial Educação Infantil do portalEducar para Crescer é um bom instrumento para professores, pedagogos, estudantes e pais trabalharem a vida educacional das crianças. O site traz diversas sugestões de atividades relacionadas à educação. É também um espaço para sanar dúvidas a esse respeito. Entre outras coisas, especialistas ressaltam a importância de os pais travarem contato uns com os outros a fim de discutir as melhores formas de educação a ser dada para as crianças; ensinam formas de educar ludicamente, de como transformar sucata em brinquedo e de como estimular as crianças a explorar o ambiente onde vivem, entre outras sugestões.
Levando a vida à toa?
Nos últimos dias, tudo que faço, tudo que vejo me levam a um mesmo pensamento, que faz os outros serem menos importantes ou, de alguma, forma, associados a ele: a perda inesperada de alguém. Comovida com a morte repentina da mãe de uma querida amiga, tenho refletido em como venho levando a vida e sua real importância. Tenho me dividido entre a certeza de que não dominamos nossos passos e a “verdade absoluta” de que somos os únicos responsáveis pelo que acontece em nossa história.