Biblioteca
Filtrar os artigos
Carta a D. História de um amor
Quando André Gorz deu a público sua Carta a D. História de um amor, não deu apenas um livro a seus leitores, mas um ato, uma ação física, um gesto que é percebido como tal por quem lê esse livro sensível e arrebatador.
O lugar da poesia da escola
Emiliana Teixeira é professora de Metodologia de Ensino e pedagoga. Há pouco tempo publicou um texto sobre a importância e as formas de trabalhar poesia em sala de aula, mencionado no Poucas e Boas. Esse foi o ponto de partida para a entrevista que ela gentilmente nos concedeu.
Bem-vindo ao Facebook
A maioria dos amigos de minha filha – e ela, inclusive – não usam mais e-mail. Comunicam-se pelo celular ou pelo Facebook. Isso quer dizer que eu já devo ter passado pela minha terceira ou quarta desatualização em relação à comunicação entre as pessoas. Vamos ver: telefone, e-mail, icq, MSN, celular, SMS... Bem, é melhor parar. Continuo achando incrível poder mandar cartas por meio eletrônico e me comunicar por telefone no meio da rua, sem usar fios.
O hábito que encanta Como adquirir o prazer da leitura desde cedo?
Mexer com o imaginário, embalar o sono, ampliar o conhecimento, aguçar a curiosidade, incentivar a escrita e o senso crítico... São infinitas as possibilidades que a leitura proporciona, e tudo pode começar como uma brincadeira. Por que não?
Virada russa: a resposta da arte em momentos difíceis
Em tempos de guerra, a expressão do vago sentimento diante do horror e do despropósito da violência pode surgir de diversas maneiras. Os artistas russos que viveram os conturbados anos do início do século XX, sob o efeito das destruições causadas pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, apresentam visões díspares daquele período.
Por um mundo melhor
O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela demonstração de afeto?
Referências literárias na MPB – um exemplo
Antes de tudo, peço licença aos leitores (e ao compositor, Milton Nascimento) para publicar a letra da canção Morro Velho, que vai servir como exemplo de uso das referências literárias na Música Popular Brasileira.
Tecnologia em sala de aula divide professores
Os primeiros hominídeos surgiram na África por volta de 3 milhões de anos atrás, e dessa data em diante foram sempre evoluindo. O primeiro foi o Australopitecus, depois o Homo habilis, Homo erectus, Homo de neanderthal e enfim o Homo sapiens sapiens. Destes, o único que conseguiu sobreviver foi o último, pois usou a sua inteligência para encontrar as soluções para os seus problemas.
Descobrindo o Brasil
Quem descobriu o Brasil? Pergunta estúpida, resposta besta.
Qualidade de vida: um paradigma em questão
O tema economia é vasto e complexo. Seu impacto na qualidade de vida dos indivíduos e sociedades é inquestionável. O que podemos e devemos questionar é de que maneira esse impacto se dá nos diferentes grupos e classes sociais. Mesmo não sendo economista, somente um observador atento e inconformado da trajetória da aplicação das teorias econômicas adotadas pela elite política, atrevo-me a afirmar que é diametralmente oposto o resultado para o andar de baixo e o de cima do edifício social.